Visite o novo Portal do CPA!

Caros Associados e Visitantes do fórum CPA,

Informamos que este fórum, por razões técnicas que se prendem com a sua incompatibilidade com os avanços tecnológicos, teve de ser bloqueado definitivamente, mantendo ativa toda a informação que foi sendo guardada desde a sua fundação e que pode ser consultada a todo o momento.

A Direção

Campanha de Angariação de Associados

A direção deliberou promover uma campanha de angariação de associados nas seguintes condições:

  1. A campanha inicia-se a 1 de janeiro e termina a 31 de dezembro de cada ano, renovando-se automaticamente até informação em contrário;

  2. Os associados proponentes devem ter a quotização de cada ano paga à data em que propuserem o primeiro novo associado do respetivo ano;

  3. No âmbito e para os efeitos desta campanha os associados proponentes, por cada novo associado efetivamente inscrito anualmente, têm um desconto de 25% do valor da quotização do ano seguinte ao da inscrição dos novos associados, com o limite de 100%.


Páginas: 1 2 3 4 [5] 6   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: GPS: vamos falar de GPS's?  (Lida 107648 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Mário Caxias
Sócio do CPA
Membro de Mérito
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 321

: fev, 2006


Sócio Nº 26


« Responder #27 em: 19 Out 2006, 11:03 »

Caro Manuel Couto:
É um perito em TI's (TI = Tecnologias da Informação)!
Uma sugestão:  num próximo Encontro CPA que lhe dê geito ir, poderia fazer uma exemplificação destas alargadas utilizações do computador portáril, aproveitando um dos serões ou outro período do evento.
Alguns dos AC's já vão tendo o dito portátil, mas se calhar ainda pouco mais o usam do que como "altura para almofada" (ou nem se lembrariam disso...), e outros que ainda não o têm na AC interessar-se-ão por isso.
Se o desafio não é grande (de desafio terá pouco para o nível dos seus conhecimentos!), contacte a Direcção com algumas semanas de antecedência em relação à data do Encontro.
Espero poder vir a comparecer nesse Encontro, pois sou dos que terei a aprender!
Até breve
Registado

Mário Caxias
Lisboa
mcouto
Visitante
« Responder #26 em: 19 Out 2006, 00:03 »

Viva amigo Raul Lopes,

Para aceder à web uso tudo o que estiver disponivel e com o melhor preço - GPRS, 3G, HotSpot wireless do local.
Há uma coisa que talvez possa ser novidade para alguns que apesar de já estar bastante difundida nos outros paises da europa, está acrescer a grande velocidade em Portugal que se chama «FON community»

Resumidamente é uma rede que entre outras coisas permite aceder à internet de forma gratuita e com uma largura de banda muito interessante.
Basta a pessoa adquirir um router preparado para ser um «fonero» e a partir daí passa a poder ligar-se gratuitamente em qualquer pais onde haja um «hotspot» fonero disponivel.
Parece-me que a coisa pegou a alta velocidade e neste momento já são uma grande alternativa aos ISP's moveis (e residenciais)

Mais informações no site http://es.fon.com

Vigilancia noturna com a web cam?
Uma coisa muito simples - naqueles sitios em que prenoitamos em locais sem a tranquilidade da proximidade doutras viaturas de companheiros, algumas vezes deixo a webcam no interior entre o vidro e a cortina da frente ou da retaguarda.
A ligação ao portátil é o verdadeiro busilis da questão, mas como só uso em casos muito raros, tenho uma extensão usb de 10 m (existem de 2, 5,10,15 ou mais metros) que se compra nas grandes superficies (Eleclerc, worten). A cam fica pendurada no sitio que acho devo controlar e o portátil fica em standby (arranca imediatamente ao carregar o power).

É uma solução muito simples mas quando se tem a cortina frontal e a cama da cabine baixada perde-se a possibilidade de visualizar o exterior nessa direcção e poder espreitar, caso seja necessário, sem ter que sair para o exterior é no minimo confortável.
Existem webcams wireless e eu próprio tenho andado atento para «assemblar» uma solução de baixo custo sem fios e de 12V mas para já esta solução mostra-se simples e eficaz sem ter que andar a furar e passar fios.
Se entretanto evoluir para uma solução sem fios de baixo custo informo aqui.

Uma ou outra vez que viajei sozinho usei este processo como camera de recuo.

Abraço
Manuel
Registado
Raul Lopes
Visitante
« Responder #25 em: 18 Out 2006, 23:02 »

Caro Manuel, bem-vindo ao clube dos utilizadores do PC como GPS!

No seu caso isso é mais uma central electrónica.

Será que nos pode explicar melhor como instala a Webcam para controlar o exterior mantendo a ligação ao PC?

E qual o sistema que usa para aceder à Web quando está "no fim do mundo"?
Registado
tapada
Visitante
« Responder #24 em: 18 Out 2006, 21:15 »

E viva o PC (o mesmo, porque partido não funciona)
« Última modificação: 18 Out 2006, 21:16 por tapada » Registado
mcouto
Visitante
« Responder #23 em: 18 Out 2006, 18:14 »

Apenas para dar mais uns pontos a favor do PC portátil. Na verdade esta «caixinha» pode facilmente substituir uma lista enorme de dispositivos normalmente caros. Além disso os mais recentes portáteis com processadores Centrino ou Duo core aguentam a funcionar  continuamente mais de 8 horas pela sua propria bateria. Com o backup energético proporcionado por um painel solar e um power inverter, a coisa ainda se torna mais fácil.

Uso-o como:
- Sistema de navegação (GPS USB + software ViaMichellin)
- Multimédia center TV (sintonizador usb), DVD, Divx, MP3, CD, Internet, etc., etc.)
- Entretenimento dos filhos (acho que já todos tiveram dias chuvosos a 90 milhas de lado nenhum e saberão o que quero dizer)
- Camara de recuo (simples webcam)
- Posso fazer monitorização video de segurança noturna do perimetro exterior (simples webcam)
- Secretária electrónica (claro que todos preferiamos a Angelina Jolie ao Outlook)
- Memo gravador (mp3)
- Literatura (e-books)
- «Drive» de arquivo de fotos
- Bancada de trabalho (trabalho em TI's)
- Serviço de informação turistica online do local (web)
- Altura para almofada (ehehehehe)
- etc., etc.

Não foi à toa que Karl Marx disse que o futuro estava no PC (embora estivesse a pensar noutro)

Cordiais saudações
Manuel
« Última modificação: 18 Out 2006, 18:34 por mcouto » Registado
Decarvalho
Visitante
« Responder #22 em: 12 Ago 2006, 13:00 »

bom dia,

O carrefour tem em venda um GPS amstrad 1000 pleo preço de 229 euros que parece imbativel, vem com software portugal e  espanha, CD para Italia e grandes estradas europeias e ainda uma ficha de ligaçao ao computador etc...

quem conhece o equipamento? fiavel? facil de usar por um nao especialista? facil de descarregar mais software da net? e o preço é aceitavel? alguma alternativa melhor pelo preço que compense?

grato pelas dicas
Registado
tapada
Visitante
« Responder #21 em: 24 Jun 2006, 19:23 »

Quanto aos mapas, ambos os programas fazem exportação de mapas e itinerários para Pocket PC e/ou Palm. O Route 66 exporta uma imagem do mapa e uma lista do itinerário. O Autoroute Express trás (juntamente com a versão PC) uma versão para Pocket PC (a partir do Windows Pocket 2003) e faz a exportação num formato igual à do PC. Em qualquer dos casos não faz localização mas permite acesso a um mapa com as indicações necessárias.
Quanto à localização do PC, comecei por montá-lo num suporte a meio do tablier. Era boa a localização mas tornava-se algo instável. Agora vou montá-lo sobre o porta luvas.
Pormenor que esqueci de referir é que tenho o som do PC ligado ao autorádio de modo a poder ouvir com clareza as indicações dadas pelo programa.
Quanto ao artigo..... é possível.
Registado
Raul Lopes
Visitante
« Responder #20 em: 24 Jun 2006, 12:13 »

Companheiro Tapada,

Obrigado pelo esforço de síntese. Mais uns retoques e está aqui um texto útil a merecer publicação no Boletim: O Autocaravanista. Pense nisso.

Apenas acrescento duas notas relativas à solução PC portátil, que é a que eu uso:
  • com uma pequena adaptação, o problema que indicou pode tornar-se numa vantagem. Eu próprio desenhei e mandei fazer numa serralharia um suporte para o computador que encaixa no tablier do lado oposto ao condutor. Coisa simples, mas que funciona, permitindo dispôr de um grande ecrã, de tal forma que mesmo a conduzir é possível observar o mapa e o percurso que o GPS nos recomenda. Para além de se ouvir bem as indicações de voz;
  • em contrapartida, a maior desvantagem que identifico nesta solução é que, ao contrário do PDA, não se leva no bolso quando decidimos ir passear para a cidade
Registado
tapada
Visitante
« Responder #19 em: 24 Jun 2006, 10:02 »

Tem-se dito muito ácerca de GPS, PC's portáteis e energia para os mesmos. Se me é permitido vou tentar fazer um resumo (a que acrescento a minha própria experiência) para ser possível fazer escolhas.

1 - Alimentação:
- Conversor 12V/220V
- Conversor tipo universal para Pc portátil (12V para várias voltagens consoante a do PC e vários adaptadores consoante a marca do mesmo)

Quem já tem o primeiro ou necessita de um resolve vários problemas com um só aparelho.

2 - GPS

- TomTom, Garmin, etc. etc. etc. de todos os modelos e feitios, a cores, a preto e braco, com leitor MP3, com ligação a telemóvel para servir de altavoz, etc. etc. etc.
- Telemóvel com GPS
- PDA com antena GPS e software de mapas
- Antena GPS ligada ao PC portátil

Os preços dos primeiros variam entre os 200 € e os 1000€. Como já se viu, há para todos os gostos e feitios com ecrâs que vão até às 4" (mais ou menos 13 cm de diagonal, estes os mais caros, claro). Têm boas características de navegação (foram feitos para isso) mas sofrem geralmente de dois problemas: o tamanho dos ecrãs e a falta de informação complementar e suplementar; não mostram a localização de pontos de interesse (monumentos, postos de combustível, campings, etc.)
O telemóveis não tem grande vantagem em relação aos GPS. As única serão a de ser um dois em um e de não necessitar de praticamente qualquer instalação. São piores que os GPS no tamanho do ecrã, demasiado reduzidos para quem vai a conduzir ao mesmo tempo.
Os PDA,s alargam as possibilidades de utilização. Ecrãs em média maiores que as dos GPS (excepto em relação aos mais caros), utilização de outros dados armazenados na memória (agendas, telefones, bases de dados), software de mapas geralmente mais completos em termos de informação, e, alguns já incluem telemóvel. Preços entre os 370€ e os 600€ (isto aqueles que já incluem GPS e mapas).
PC's portáteis têm uma desvantagem; o tamanho, que dificulta a sua montagem no tablier. Isto para quem já o tem. A antena de GPS necessária custa entre 50€ (se ligada a uma porta USB) e 130@ (se ligada através de Bluetooth). Isto entre valores mínimos de uma e máximos da outra. A primeira tem a desvantagem de ser ligada por fio e a segunda, o facto de ter de ser recarregada de tempos a tempos. A juntar a isto o software que custa entre 50€ (Route 66 - menos actualizado mas mais fácil de utilizar) e 70€ (Microsoft Autoroute Express - mais completo e com indicação de voz (em inglês) para a condução). No entanto podemos fazer tudo o que é normal fazer num portátil (escrever, navegar na internet e receber e mandar e-mail (se ligado por wireless ou telemóvel), jogar, ver DVD's, GUARDAR FOTOGRAFIAS DA MÁQUINA DIGITAL CUJA MEMÓRIA FICOU CHEIA, etc.
Os softwares permitem muita coisa que os dos GPS não permitem. Fazer itinerários por dias, com períodos de descanço e paragem, cálculo de gastos de combustível e avisos quanto a este, localização de monumentos, museus, restaurantes, postos de abastecimento, (até números de porta e códigos postais), tipos de estrada a utilizar (para fugir às portágens ou às estradas principais), etc.

Em suma. Venha o diabo e escolha.
« Última modificação: 24 Jun 2006, 10:08 por tapada » Registado
Raul Lopes
Visitante
« Responder #18 em: 17 Mar 2006, 18:20 »

Obrigado companheiro Garcia.

Quem sabe, sabe!

Se todos partilhassem aqui um pouco do muito que sabem, não ficariam a saber menos e todos ficariamos a ganhar com o que aprenderiamos.
Registado
jose garcia
Visitante
« Responder #17 em: 17 Mar 2006, 15:08 »

Companheiro Raul Lopes, boa tarde.

Passo a dar a informação que pediu:

Os inversores são da marca "INTELLIGENT", os outros são de outras marcas.

No entanto informo que estes inversores são de uma tecnologia electrónica avançada.

Estes são os dados mais importantes.

Dados Técnicos:

Dispoem de protecção contra sobretemperatura ou sobreconsumo. Controlados mediante um microprocessador que aciona de forma inteligente perante uma ou mais situações adversas.
Controle automático do sistema de ventilação forçada que activa ou desliga o ventilador em função  da temperatura, ou o consumo da carga utilizada em cada momento.

Cumprimentos

Jose Garcia
Registado
Raul Lopes
Visitante
« Responder #16 em: 15 Mar 2006, 21:11 »

Oh companheiro Duarte, quando a oferta é grande até o pobre desconfia.
Acaute-le-se lá, não vá isso ser como as pilhas dos chineses que só funcionam na primeira meia hora.

A propósito, companheiro Garcia explique lá aos ignorantes como eu o que tem de especial esses modelos de inversores "inteligentes".

Registado
rduarte
Visitante
« Responder #15 em: 15 Mar 2006, 19:05 »

Ola companheiros

Eu comprei o conversor 300w refª KI-350 por 32,07
na Viptronica tel.219676400, não sei se fiz mal mencionar o nome da empresa?
Registado
jose garcia
Visitante
« Responder #14 em: 15 Mar 2006, 18:58 »

Raul Lopes

Está correcta a informação que deu.

Os inversores de tensão podem ser utilizados para os GPS e não só, depende da carga eléctrica que vão utilizar.

Aconselho a não utilizar menos de 300 Watts.

Informo que os preços andam à volta dos seguintes:

12/220V- 140 W............ 57,00 Euros
12/220V- 300 W............ 77,00 Euros
12/220V - 300W............ 85,00 Euros      Inteligent
12/220V - 600W........... 201,00 Euros     Inteligent
12/220V - 800W........... 258,00 Euros     Inteligent

Nota: Os de onda sinusoidal pura andam á volta do dobro do preço dos normais.
Se desejar mais ìnformações estou ao seu dispor, sabe onde me encontrar.

Cordiais cumpriomentos

Jose Garcia
Registado
Raul Lopes
Visitante
« Responder #13 em: 15 Mar 2006, 13:57 »

O Nuno tem razão: actualmente os inversores estão mais baratos.
Um com as características que o Nuno refere serve perfeitamente para alimentar o computador ligado à tomada do isqueiro, assim como a televisão, um leitor de DVD ...


Nuno, já recebi o alerta da Garmin mas ainda não fiz o upgrade do software. Pelo que dizes ... a Garmin estará a ficar imbativel. Se já antes a coisa funcionava muito bem, agora ...
Registado
rduarte
Visitante
« Responder #12 em: 13 Mar 2006, 12:01 »

Olá  a todos

Desde já gostaria de agradecer piadinha da Decas, contudo já aqui foi dito num post uma frase relativamente a não sei quantas voltas em Albufeira, ops o GPS da DECAS não tinha carga Cheesy Cheesy Cheesy
Quanto ao companheiro Raul, e para saber o quanto forreta eu sou.
Já agora agradeco as vossas informações e já optei, vou seguir o conselho do Raul e optar pela solução dele, ou seija a mais forreta Grin Grin Grin
Registado
nunor
Visitante
« Responder #11 em: 13 Mar 2006, 10:08 »

Raul, o City Select da Garmin foi descontinuado. Neste momento a actualização da versão 7, a última do CS, passa por por fazer o upgrade directamente para a versão 8 do City Navigator. Esta actualização, segundo a garmin, trás bastante melhorias a alguns países menos cartografados nas anteriores versões onde se inclui Portugal. Na zona onde moro Charneca/Costa/Almada as melhorias são tremendas. Até as estradas interiores dos parques de campismo aparecem.  Smiley

Já agora uma dúvida. Falaste em comprar um alternador para ligares o pc para puderes navegar.  Não basta um inversor de 12 V - 220 V? Isso custa muitos menos euros que dizes. Um com cerca de 300 W (para um pc até é demais) de potência anda há volta dos 50-60 €.

Um abraço
Nuno

PS: Ainda não verifiquei se a zona onde está o CPA já aparece.
Registado
Raul Lopes
Visitante
« Responder #10 em: 12 Mar 2006, 20:49 »

Em complemento da mensagem anterior, devo acrescentar que quem quiser adoptar o meu tipo de solução deverá também pensar em comprar um alternador que permita ligar o computador à tomada do isqueiro. Algo que custa uma centena de euros, suponho eu.
Registado
Raul Lopes
Visitante
« Responder #9 em: 11 Mar 2006, 21:01 »

Os companheiros Garcia e Nuno já aqui deixaram dicas úteis para quem precisa de decidir que GPS comprar.

Não sou especialista, mas posso testemunhar que o software da Garmin (city select) é realmente bom. Pelos vários pontos da Europa por onde já andei só não provou na Hungria, particularmente em Budapeste.

Quanto a preços, rapidamente se concluirá que os há para todos os gostos. Pessoalmente, como costumo viajar acompanhado pelo meu computador  portátil, optei por comprar um GPS que ligo directamente ao portátil: o Garmin 18 USB.

Funciona lindamente, como usa o ecran do computador posso usar uma escala que até a conduzir me permite visualizar o mapa.

Principal vantagem: custa cento e tal euros, em vez dos milhares que outros modelos custam (por vezes mais do que um bom computador portátil!).

Principal desvantagem, principalmente face aos PDA, é portátil mas não dá para usar no bolso!

P.S.

Duarte, essa de querer um GPS, que seja câmara de recuo, ... é pedir demais!
Registado
Decas
Visitante
« Responder #8 em: 10 Mar 2006, 19:25 »

Até aqui se vê a diferença entre um homem e uma mulher Grin.

Uma mulher quando se engana, dá a volta e vem para trás.

Um homem é diferente vem de marcha atrás e precisa da camara para a manobra e do GPS para dizer até onde deve recuar. Enfim feitios Cheesy
Registado
rduarte
Visitante
« Responder #7 em: 10 Mar 2006, 17:29 »

Ola NunoR

A ligação da camara de recuo o GPS, era a boa maneira portuguesa dois em um, mas tambem tenho na ideia que isto não devera ser possivel Grin
Registado
nunor
Visitante
« Responder #6 em: 10 Mar 2006, 10:11 »

Oi Ricardo
Para que é que queres ligar a câmara de recuo ao GPS?Huh
O GPS pode-se ligar a um pc e penso que a mais nada, a não ser que os últimos desenvolvimentos tenham alterado esta situação. Nos GPS sugeridos pelo companheiro José Garcia, há pelo menos um deles que já dá para ver fotografias e ouvir música, se bem que ache estas funções perfeitamente dispensáveis num GPS, podem no entanto ser uma mais valia para alguns. Pode ser que nestes novos modelos já dê para integrar o GPS com uma câmara, mas duvido.
Um abraço
Nuno
« Última modificação: 10 Mar 2006, 13:06 por NunoR » Registado
rduarte
Visitante
« Responder #5 em: 09 Mar 2006, 20:59 »

Olá a todos?

Para verem o que eu percebo disto, queria deixar aqui uma pregunta.
Pode-se ligar uma camara de recuo ao GPS???
A pregunta pode não ter sentido, mas dava um grande jeito essa possibilidade, se houver uma alma caridosa com paciencia para explicar este tipo de coisas a um lerdo agradecia.
Registado
jose garcia
Visitante
« Responder #4 em: 09 Mar 2006, 16:13 »

Para os companheiros que estão interessados na aquisição de GPS, ai vai uma dica:

GPS Garmin Nüvi 300 ou 350 e as suas caracteristicas:

O Nüvi 300 vem pré-programado com os mapas de Portugal e Espanha, enquanto o Nüvi 350 tem os mapas de toda a Europa.
Ambos têm mapas detalhados City Navigator NT versão 8, cálculo de rota automática, indicações "turn by turn", ecrã táctil TFT de 64 cores, opção de memória expansível através de cartas SD e comandos de voz em Português. Uma das grandes novidades é o novo receptor de satélites, SIRF, de grande sensibilidade.
O Nüvi 350 poderá ainda, através de um receptor opcional -GMT 10 FM TMC- indicar-lhe o estado do trânsito e definir uma nova rota para o seu destino.O 350 também inclui os novos comandos de voz "text to speech": convertem todo o texto em linguagem, dizendo, inclusivé o nome da rua em que deve virar. Para além de todas as capacidades de navegação, os GPS Nüvi 300 e 350 oferecem uma longa lista de ferramentas úteis para o acompanhar nas suas viagens e as tornar divertidas. O Nüvi inclui um leitor MP3, Audio Book e a possibilidade de visualizar imagens e JPEG. Dispõe ainda de calculadora, conversor de moeda e de medidas, bem como um relógio com os principais fusos horários mundiais. Os Dicionários Oxford e os Guias de Viagem Garmin digitais, disponíveis em cartões SD, podem ser adquiridos como acessórios opcionais.

  Cordiais saudações

José Garcia
Registado
nunor
Visitante
« Responder #3 em: 08 Mar 2006, 12:44 »

Oi Ricardo

Estás no bom caminho ao escolher um garmin... Wink
Quanto a preços, vê neste dois sites e compara os preços.
http://www.sitefixe.com/home-page.php?area=1
http://62.159.120.109/redcoon/urwfilter/main/do/index.html

Para além dos Magellan e dos Garmin, podes tb combinar a utilização de um PDA com GPS. Neste caso podes inclusíve navegar (com o oziexplorer, por exemplo) sobre as cartas militares 1:25000.

Um abraço
PS: Espero não te ter baralhado ainda mais..... Grin
Registado
Páginas: 1 2 3 4 [5] 6   Ir para o topo
Imprimir
 
Ir para: