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Ameneses
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« Responder #67 em: 22 Abr 2010, 18:27 » |
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Boa Tarde.
Ainda ontem em Xinzo de Limia (Galiza-Espanha) troquei a botija de gás propano da marca Repsol que tinha levado daqui de Aveiro sem qualquer problema, antes pelo contrário: paguei 10 euros quando aí em Portugal já custa 20 e tal euros.
O acima citado é a verdade. O melhor que faz, de qualquer maneira é trazer 2 marcas. Ameneses
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Maisalentejo
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« Responder #66 em: 22 Abr 2010, 11:53 » |
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Eu tenho essas chamadas de correspondecia a antiga Shell. Será que o redutor dá nas outras REPSOL o que é que aconselham
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ersil
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« Responder #65 em: 22 Abr 2010, 11:15 » |
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Companheiro Paulo Barbosa Todos os outros companheiros têm razão. Na Repsol existem dois tipos de garrafas diferentes, umas iguais ás usadas em Espanha, e, outras que foram anexadas pela Repsol quando da fusão com a Esso, por isso diferentes e unicas no mercado nacional sem correspondência em Espanha. Quanto a trocar BP por REPSOL pode ser porque o redutor é igual.
Um abraço Ernesto Silva
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Ernesto Silva Gondomar
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Paulo Moz Barbosa
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« Responder #64 em: 22 Abr 2010, 00:30 » |
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Isto está confuso. J Nunes diz que em Espanha as botijas Repsol não têm correspondência às de Portugal. De seguida Ameneses garante a troca. Finalmente António Negrão troca BP (portuguesa) por Repsol em Espanha. Estou muito grato a todos mas fiquei ainda mais baralhado. Talvez o melhor seja partir de Portugal sempre com as duas botijas BP bem cheias e assim evitar problemas...
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Negrao
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« Responder #63 em: 21 Abr 2010, 19:53 » |
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Caro amigo, Paulo Moz Barbosa, caravanista do Porto, Tuí logo na entrada de Espanha, eles trocam a botija de gás pela Repsol. Sem perguntar e mais barato. Tambem troquei as minhas, eles aceitaram e não disseram nada.
Espero ter ajudado:
António Negrão de Viana do Castelo
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Paulo Moz Barbosa
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« Responder #62 em: 17 Abr 2010, 01:51 » |
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Eu tenho duas botijas propano da BP. Sendo uma marca internacional haverá problema em conseguir troca fora de Portugal?
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Paulo Moz Barbosa (presidente da direção)
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Ameneses
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« Responder #61 em: 10 Abr 2010, 16:08 » |
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Boa Tarde.
Ainda ontem em Xinzo de Limia (Galiza-Espanha) troquei a botija de gás propano da marca Repsol que tinha levado daqui de Aveiro sem qualquer problema, antes pelo contrário: paguei 10 euros quando aí em Portugal já custa 20 e tal euros.
Ameneses
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Fusta
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« Responder #60 em: 08 Abr 2010, 18:24 » |
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Boa tarde Companheiros, Eugénio e José Gonçalves.
Sobre a marca das botijas e quantidade estamos de acordo. Em relação à troca não. Por experiência em Espanha não consegui trocar a botija Repsol Propano porque as ditas botijas em Espanha não são iguais às vendidas em Portugal, os Espanhois recusam-se em trocalas. Já em França existe também Repsol num raio de pelo menos 100Km da fronteira França/Espanha e aí as ditas botijas são iguais, tendo eu já aí conseguido trocalas.
Abraços e viagens, José Nunes
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Manel
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« Responder #59 em: 08 Abr 2010, 17:40 » |
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Muito obrigado a quem já me deu dicas e.. a quem ainda vai dar (estou certo disso)
Vou esclarecer-me sobre os adaptadores de GPL nas nossa botijas "normais"
Gostaria ainda de saber se com 1 botija normal de Propano e outra pequena de Camping gás, nao vai haver imcompatibilidade, pois o gás Camping é Butano... A questao dos redutores...
Obrigado e Boas Viagens Eugénio Reis
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Eugénio Reis Torres Novas
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john deSousa
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« Responder #58 em: 08 Abr 2010, 14:23 » |
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Olá e boa tarde, para o cmphr Reis  Para ajudar um pouquinho em relação ao propano, gostaria(mos) de lhe dizer de que é muito dificil, em Europa, conseguir reabastecer as botijas de gáz Portuguesas, ou tão pouco trocá-las por outras cheias. Tem duas soluções: ou reabasteçe aqui, antes da sua jornada, ou leva uma suplente. A outra solução, é tentar arranjar um adaptador para encher, em vem de propano, usar o famoso e muito mais limpo GPL!!!!!! É muito simples, basta ir a um torneiro ou bomba fornecedora de gaz GPL e pedir por um desses adaptadores e pagar por isso. Nós temos 2 adaptadores já em uso há bastante tempo, pois as nossas bojitas são alemãs, mas usando o adaptador de GPL, reabastecemos em qualquer lugar. No entanto, por debaixo do chassi, e em sitio bem seguro mandámos instalar um tanke especial, para 60 litros/Kgs de GPL, já com entrada propria, para nos abastecermos em qualquer estação de serviço, que tenha o GPL, seja em Portugal ou no resto da Europa, a custo, com redutores especiais, de 480 euros. Também foi aplicado um indicador de nivel de GPL, dentro da cabine. Assim, temos sempre, duas botijas de gaz, em Stand-by, e usamos sempre o novo tanke de GPL, pois é muito mais fácil o seu reabastecimento, e assim quase que temos gás para o ano inteiro, até porque usamos muito os nossos grelhadores. Bons passeios. Johnny DeSouza By Ruy S.Lima, a pedido.
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jose_goncalves
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« Responder #57 em: 08 Abr 2010, 13:04 » |
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Boa tarde Amigo Eugénio,
Dentro da Peninsula Ibérica, opte pela Repsol. Apesar de espanhola, também existe aqui neste cantinho à beira mar plantado.
Para lá da Peninsula.... esqueça essa modalidade!
Tanto quanto sei, não por experiência própria, o melhor mesmo é levar duas botijas.
Salvo melhor opinião...
Um abraço e até sempre,
José Gonçalves (Guimarães)
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Manel
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« Responder #56 em: 08 Abr 2010, 10:32 » |
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Olá a todos, companheiras e companheiros!
Especialmentwe aos mais viajados, peço ajuda:
Qual sobre qual a marca de Gás, mais indicada, para trocar de botija no estrangeiro?
Obrigado e... Boas viagens! Eugénio Reis
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Eugénio Reis Torres Novas
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john deSousa
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« Responder #55 em: 02 Fev 2010, 19:36 » |
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 ???Olá, outra vez.... Por ser novo nestas coisas , coloquei no forum uma msn relacionada com a AG em Fátima. Mil perdões.... Reparei, no entanto, que existem perguntas, em relação ao Gáz. Na minha troquei o dito Propane/Butane, por GPL, desde que cheguei a Portugal, s+o que tive que mudar/arranjar um "bocal" especial. No entanto, quando saio do País, as 2 garrafas vão sempre cheias, pois não terei necessidade de Gáz!!!! Estou no processo, de conseguir um tanque de 60 lts de GPL, debaixo do "chassis", com tudo feitinho,m por menos de 300 euros!!!!!Assim, além to tankinho, aind atenho 2 garrafas para emergencias. Obrigado pela atenção e desculpem lá esta atrapalhação da minha ultima MSN, no ponto errado. Johhny DeSuzá By Ruy S.Lima ( The Google...ehehe....eheheh)
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danibeja
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« Responder #54 em: 02 Fev 2010, 00:31 » |
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Viva autocaravanistas amigos a titulo de curiosidade esta no catalogo do AKI anuncio de paineis solares moveis e de um aerogerador...como não sou "eléctrico" nada sei dizer sobre rendimentos...  preço 899 euros quanto a 4 paineis solares por 549 euros,aqui fica também a foto  e os especialistas que se pronuciem. o forum do CPA ficava a ganhar com isso. Ou não? Companheiro Decarvalho, Não sou especialista nem técnico, mas em relação aos painéis solares, não aconselho ninguém a comprar, pois são de silício amorfo, é uma tecnologia antiga de painéis solares e só produz energia quando o sol está a bater no painel. Em Junho comprei um painel Solar e aconselhei-me com amigos meus que são engenheiros electrotécnicos e eles explicaram-me a diferença entre os vários tipos de painéis, e segundo eu entendi será assim: Silício amorfo os mais antigos, necessitam directamente do sol. Mono-cristalinos são os mais eficientes quando está a bater o sol, mas também necessitam do sol com muita abundância para produzir energia. Poli-cristalinos com o sol a bater não produzem tanta energia como os mono-cristalinos, mas até debaixo dos candeeiros de iluminação publica produzem energia. (optei por esta qualidade de painel solar pois para carregar basta haver claridade, mesmo a chover durante o dia produz energia) Entre muitos sites onde procurei destaquei estes, como os melhores: http://www.ffsolar.com/produtos/index.php?lingua=por&field_id=1http://www.troquedeenergia.com/index.php?op=3&table=22&page=4&b=0&m=0&p=2http://www.tecnitrom.com/index.php?option=com_virtuemart&page=shop.browse&category_id=21&keyword=&manufacturer_id=0&Itemid=64&orderby=product_sku Em relação ao aerogerador, parece-me ser muito bom, é de 400W , mas seria como uma antena de tv, tem que recolher antes de arrancar com a AC, pois apesar de trabalhar com a energia do vento, julgo que não está preparado para aguentar vento constante na casa dos 100Km/h ... Grande abraço e se estiver errado corrijam-me... Danibeja
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JRFIRMINO
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« Responder #53 em: 01 Fev 2010, 22:47 » |
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Boa noite a todos
Ainda esta noite, em Alenquer, tive o problema do butano. Tinha ligada uma botija de butano a acabar, e ainda por abrir uma de propano, para o qual mudo sempre que vou para um local mais frio. Só que a temperatura em Alenquer desceu para + 1.5, e o Combi da Truma, durante a noite, negou-se mesmo a funcionar. Só fui apanhado de surpresa porque nas ACs que tive anteriormente o aquecimento e o boiler eram separados, e só por duas vezes, com temperaturas exteriores de - 4.0 , o butano me tinha feito esta partida. O Combi pelos vistos é mais esquisito...Esta noite aprendi de vez. De manhã acabei com o restinho do butano e ainda em Alenquer troquei a botija por outra de propano. Agora tenho duas à prova de negativas.
Quanto a aerogeradores e painéis solares, estive a vê-los, mas não no AKI, e sim no Leroy (ex-AKI) de Mem Martins...mas de momento, no meu caso, tais gadgets não serão realidade nos tempos mais próximos...e muito menos as células de combustível!
Boas escapadelas
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João Firmino Queluz-Sintra
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Decarvalho
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« Responder #52 em: 01 Fev 2010, 22:04 » |
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Viva autocaravanistas amigos a titulo de curiosidade esta no catalogo do AKI anuncio de paineis solares moveis e de um aerogerador...como não sou "eléctrico" nada sei dizer sobre rendimentos...  preço 899 euros quanto a 4 paineis solares por 549 euros,aqui fica também a foto  e os especialistas que se pronuciem. o forum do CPA ficava a ganhar com isso. Ou não?
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« Última modificação: 01 Fev 2010, 22:06 por Decarvalho »
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« Responder #51 em: 01 Fev 2010, 21:05 » |
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Boa tarde,
Bem-vindo companheiro Paulo Moz Barbosa,
Pela minha parte o critério de escolha prende-se com a preocupação de evitar o excesso de peso e daí continuar a usar butano light da BP, pese embora os inconvenientes que refere e que já sofri na pele. O propano em botijas de plástico é ansiosamente esperado e creio que tangível a breve prazo.
Há outras aspirações que vão demorar mais a satisfazer tais como painéis solares com rendimento elevado, células de combustível a preços simpáticos, recicladores/purificadores de águas cinzentas, baterias leves e de alta capacidade, etc, etc, etc. A próxima geração de autocaravanistas já irá usufruir disto tudo, se ainda houver autocaravanismo.
Boas idas e melhores vindas.
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Paulo Moz Barbosa
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« Responder #50 em: 01 Fev 2010, 11:49 » |
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Caros AC,
Recém-chegado ao CPA venho partilhar convosco uma triste experiência com butano: abaixo de 10ºC (sim, positivos) o aquecimento não funciona correctamente. Esta chamada de atenção está no próprio manual do fabricante. Troquei por propano e tudo funciona a 100%. Pena é que não existam ainda as botijas leves para este tipo de gás. Mas fala-se que a BP está a caminho... Esta dica já a li neste fórum (DeCarvalho em 23 de Julho 2008), mas julgo que é sempre bom recordar e insistir: desistam do butano pois suja mais os bicos do fogão e o respiro do frigorífico fica uma lástima. E só custa mais cerca de €1,00 por cada 13Kg. Aproveito para informar que comecei por ser convidado do CPA, o que agradeço. Inscrevi-me e até já tenho nº de sócio: 1882.
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« Última modificação: 01 Fev 2010, 11:56 por Paulo Moz Barbosa »
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« Responder #49 em: 25 Jul 2008, 15:49 » |
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Vivam sao 13k...praticamente 800 euros e tem muito bom aspecto... Grato pela dica. Bem haja 
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« Última modificação: 25 Jul 2008, 15:50 por Decarvalho »
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pirix
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« Responder #47 em: 25 Jul 2008, 11:20 » |
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Companheiro Decarvalho,
A minha botija é igual mas está colocada no exterior.
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msilva
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« Responder #46 em: 23 Jul 2008, 23:24 » |
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Mário Silva Loures
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nuno pires
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« Responder #45 em: 23 Jul 2008, 22:42 » |
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Boa noite a todos. Companheiro Decarvalho excelente foto, a botija é muito semelhante a que uso no meu carro. Companheiro João, quando aqui se fala de GPL, a instalação na AC não está ligada ao motor mas sim ao frigorífico fogão e aquecedor. A vantagem que trás é a de quando saímos de casa, contabilizamos os dias e atestamos mediante as necessidades, se sair para fora não se tem de preocupar com botijas de gás para França Itália ..... http://nunopire.hi5.comhttp://www.vivercamaroes.com/Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo. Nuno Pires Camarões/Sintra
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Nuno Pires Sintra
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Joao Baptista
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« Responder #44 em: 23 Jul 2008, 22:18 » |
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penso que alguns companheiros quando pensam no G.P.L. estao a pensar em utiliza-lo no motor da AC para ficar mais economica mas permitam-me os companheiros esclarecer que nao e possivel equipar GPL em carros a diesel.
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Decarvalho
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« Responder #43 em: 23 Jul 2008, 21:44 » |
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Meu caro Pirix... Sera assim a sua instalação GPL? 
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