Visite o novo Portal do CPA!

Caros Associados e Visitantes do fórum CPA,

Informamos que este fórum, por razões técnicas que se prendem com a sua incompatibilidade com os avanços tecnológicos, teve de ser bloqueado definitivamente, mantendo ativa toda a informação que foi sendo guardada desde a sua fundação e que pode ser consultada a todo o momento.

A Direção

Campanha de Angariação de Associados

A direção deliberou promover uma campanha de angariação de associados nas seguintes condições:

1. A campanha inicia-se a 1 de janeiro e termina a 31 de dezembro de cada ano, renovando-se automaticamente até informação em contrário;

2. Os associados proponentes devem ter a quotização de cada ano paga à data em que propuserem o primeiro novo associado do respetivo ano;

3. No âmbito e para os efeitos desta campanha os associados proponentes, por cada novo associado efetivamente inscrito anualmente, têm um desconto de 25% do valor da quotização do ano seguinte ao da inscrição dos novos associados, com o limite de 100%.

Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Cuidados a ter na preparação de uma viagem  (Lida 12514 vezes)
Decarvalho
Visitante
« Responder #19 em: 18 Jul 2008, 11:50 »

Vivam ACs

Just load the Alan Rogers MyPoi Campsites Europe on to your navigation system and easily navigate to over 2,100 campsites in more than 30 European countries. It's as simple as that.

ou seja descarga possivel dos pontos de interesse para gps, com campings

esta tudo em
http://alanrogersguidesltd.createsend4.com/viewEmail.aspx?cID=9809E3636C610AF6&sID=E25DCFCE1A47A662452E5E24AC4BF3C3&dID=5CB9CB5A1CE688CE

« Última modificação: 18 Jul 2008, 11:51 por Decarvalho » Registado
nuno pires
Membro de Mérito

: ago, 2007

Visitante Nº 1365

« Responder #18 em: 17 Jul 2008, 12:42 »

Boa tarde a todos.
Deixo aqui um recorte de impressa que julgo útil para quem vai para o norte.

http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.
Nuno Pires
Camarões/Sintra
Registado

Nuno Pires
Sintra
errante
Visitante
« Responder #17 em: 09 Jul 2008, 22:54 »

Vocês são uma maravilha!

Companheiros, se eu chegar a ir à escócia,....fica-vos prometido um kilt ! Wink Roll Eyes
Registado
Decarvalho
Visitante
« Responder #16 em: 09 Jul 2008, 15:28 »

Vivam

e quem vai ao mar avia-se em terra
aqui fica mais uma sugestão da Newsletter

Registado
angel_eug
Visitante
« Responder #15 em: 09 Jul 2008, 14:04 »

Boas companheiros...

Nada de equívocos !!

...As conversas referentes a "CARTA INTERNACIONAL", referidas por mim, dizem sómente respeito à "ausência de Carta de Condução válida" por vários motivos; e termos em nossa posse uma "GUIA DE SUBSTITUIÇÂO", nada mais...

...Quem tem Carta de Condução válida, não necessita de "CARTA INTERNACIONAL", a não ser pelas razões que o companheiro Decarvalho referiu e eu acrescento, "queira cofinanciar o ACP"...

»»» e agora a hora do humor: «««
...Que tal o CPA candidatar-se a emitir "certificados de condução" para Autocaravanas? Era uma boa fonte de rendimento...
HIHIHIHIHIHIHI....

Cumps
e.s.
« Última modificação: 09 Jul 2008, 18:39 por Santos-Eug » Registado
Decarvalho
Visitante
« Responder #14 em: 09 Jul 2008, 08:11 »

Viva errante....

Tanto quanto sei para conduzir, nada é obrigatorio para alem da nossa carta de condução.
a carta de condução internacional é apenas uma salvaguarda em caso de perda, furto, destruição, acidente, eventual apreensão, etc...
é assim uma especie de mascote e salvo conduto válida por um ano...

boas voltas e reviravoltas
Registado
errante
Visitante
« Responder #13 em: 09 Jul 2008, 00:56 »

Viva ACs

Será que estou a entender bem?

Alguém que me esclareça p.f. - Então para conduzir uma AC na Europa é preciso alguma carta especial, carta internacional?

Em inglaterra/escócia é necessário? Onde ?

Antecipadamente grato e

Melhores viajens

Registado
Raul Lopes
Visitante
« Responder #12 em: 06 Jul 2006, 10:58 »

Pois é Nuno, vai-te acautelando. Na bagunça de uma cidade estranha é mais fácil perder uma criança ou um adolescente do que aquilo que se supõe. Por vezes vamos na rua todos juntos e, enquanto alguém parou para olhar para a montra ... o puto perdeu-se no labirinto das pessoas que passavam, sem que saibas se está para a frente se para trás.

Para acautelar situações destas, penso que é importante instruir os miúdos (e até os adultos!) com algumas regras de comportamento a adoptar quando por alguma razão nos perdemos. Como seja:
  • definir o local de re-encontro (o último sítio onde estivemos todos juntos, o parque de campismo, a porta do museu, do centro comercial, etc.)
  • se ao fim de determinado tempo não tivermos conseguido reagrupar o grupo, o tal Kit SOS deve ter a solução, ao mesmo tempo que contribui para se manter alguma serenidade

É por estas e por outras que eu acho que faz sentido o apelo que fiz. Mesmo as coisas que dizes nunca se esquecem, na azáfama da partida por vezes ficam para trás. Daí a utilidade de ter uma lista arrumada por grupos de objectos, por forma a num instante podermos conferir que levamos tudo o que vamos precisar (e também de que não levamos tralha que não vai servir para nada).
Prometo voltar com outras sugestões.
Registado
nunor
Visitante
« Responder #11 em: 06 Jul 2006, 09:05 »

Bom dia Raul

Que excelente resumo. Se há coisas que considero banais (no sentido, que nunca se esquecem) há outras que são de facto excelentes conselhos, em especial a do Kit SOS criança.
Obrigado por partilhares connosco.
Um abraço
Nuno
Registado
Raul Lopes
Visitante
« Responder #10 em: 06 Jul 2006, 00:51 »

Para dar o exemplo, vou começar por identificar aqui o conjunto de documentos e objectos pessoais de maior valor para quem viaja.
Para mim, fazem parte do tesouro do autocaravanista as seguintes preciosidades que devemos preocupar-nos em levar e, em viagem, de proteger:
  • 1- Documentos da autocaravana (especial atenção à validade da Carta de condução e da apólice de seguro nos países que tencionamos visitar; para situações especiais consultar o ACP)
  • 2-Documentos pessoais: BI/Passaportes/cédulas pessoais, cartão europeu de saúde, Carta de Campista, Boletim de vacinas, número de contribuinte, cópia de receitas médicas críticas, de graduação de óculos, ... 
  • 3- Documentos dos animais de companhia (atenção aos chips)
  • 4-Meios monetários: dinheiro para os primeiros dias, cartões de débito de mais do que uma conta, cartão(s) de crédito, (travel cheques, em certas circunstâncias), códigos de home banking bem dissimulados
  • 5-Kit SOS-Criança (colocado em bolsa plastificada a ser transportada, ao pescoço, por cada criança): cópia de documento pessoal de identificação, cartão (escrito em inglês) com números de telefone de contacto de familiares (atenção ao +351) e com indicação de em situação de emergência contactar a Embaixada portuguesa, algum dinheiro (suficiente para fazer alguns telefonemas, comer uma refeição e/ou apanhar um taxi para 1 viagem na cidade)
  • 6- duplicados das chaves da autocaravana, a distribuir pelos acompanhantes
  • 7- Documentação de viagem: mapas, guias turisticos, roteiros e notas de preparação da viagem, locais de pernoita ....
  • 8- Equipamentos de uso pessoal: telemóvel (carregado e com rooming activado), agenda telefónica, máquina fotográfica, câmara de filmar, computador portáctil, GPS, receptor de TV por satélite, leitor de CD/DVD ... e respectivos cabos e acessórios, em especial os transformadores de recarga do telemóvel, baterias, etc.

Este tesouro deve ser devidamente acondicionado e repartido entre os elementos da família e diferentes locais seguros da autocaravana, por forma a garantir que se houver um assalto à AC ou a algum dos viajantes isso não põe em causa a continuação da viagem, no mínimo para poder regressar a casa. Por exemplo, não me parece prudente transportar em conjunto todos os cartões bancários.

Recomendo particularmente que se faça fotocópia dos documentos e que se elabore um lista com os números de série dos equipamentos transportados susceptíveis de chamarem a atenção dos amigos do alheio, ou simplesmente que se tenham que declarar na Alfândega ao entrar em certos países.
É igualmente recomendável anotar os números dos cartões bancários, assim como o telefone para comunicar o eventual extravio do cartão.

Creio que me não esqueci de nada deste grupo de coisas que seja realmente indispensável em viagem, se o fiz, haja quem me corrija.

Se achar que esta lista lhe pode servir de referência na preparação das suas viagens, pode imprimi-la. Para tal basta carregar no botão que está no canto superior direito onde diz: "Imprimir".
« Última modificação: 06 Jul 2006, 11:01 por Raul Lopes » Registado
Raul Lopes
Visitante
« Responder #9 em: 05 Jul 2006, 16:16 »

Estamos naquela época do ano em que só fica em casa o autocaravanista que a tal se vê obrigado.

Pela nossa experiência, todos sabemos que há aspectos a cuidar antes de sair de casa.
A minha proposta é que aproveitemos este tópico para trocar as nossas experiências quanto à forma como preparamos as nossas saídas de maior duração. Seguramente todos acabaremos por aprender alguma coisa, mesmo os "mais rodados".

Vamos a isso!
Registado
Mário Caxias
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: fev, 2006

Sócio Nº 26

« Responder #8 em: 18 Fev 2006, 20:40 »

Ok Decas, lá irei dar uma olhadela.
Entretanto, já avencei um pouco, num texto em Word
Registado

Mário Caxias
Lisboa
Decas
Visitante
« Responder #7 em: 18 Fev 2006, 20:00 »

Companheiro Mário,

A meu ver há tb bons posts no tópico como escolher a sua Ac. Se quiser ler e dar-se ao trabalho da compilação Cheesy, acho que era importante.

Eu irei fazer o mesmo relativamente às Areas de Serviço.

Talvez entre todos consigamos fazer um trabalho interessante para nós e para quem nos visita.
Registado
Mário Caxias
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 26

« Responder #6 em: 18 Fev 2006, 19:54 »

Caro Raúl, tinha a ideia de já ter visto alguma intervenção como proveniente do administrador CPA do fórum, e porque a minha pergunta era nesse sentido, daí o meu termo.
Agradeço o esclarecimento. Assim, pela minha parte vou tentar ir recolhendo as ideias que venham a ser apresentadas para as ir organizando num único texto, que depois colocarei aqui no fórum.
Bom serão!  E venham mais comentários sobre o tema.
Registado

Mário Caxias
Lisboa
Raul Lopes
Visitante
« Responder #5 em: 18 Fev 2006, 19:25 »

Caro Mário,

Eu não respondo pelo Administrador nem pelo Moderador do fórum. O dono do fórum é o CPA e o meu estatuto aqui é igual ao seu.
Em todo o caso, em nome da consideração que me merece, devo esclarecer que o que sugere não é tecnicamente possível. Todas as mensagens são registadas em nome do seu autor.
Registado
Mário Caxias
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 26

« Responder #4 em: 18 Fev 2006, 17:25 »

Eis uma base de partida, Decas!  Optimo.

Prezado administrador, será possível colocar este texto num local do fórum onde os membros possam adicionar comentários, mas não apagar o existente, de modo a que vá ficando tudo junto e não distribuído pelas mensagens de cada um?

Ficarei na expectativa de informação para depois contribuir com algumas dicas.
Registado

Mário Caxias
Lisboa
Decas
Visitante
« Responder #3 em: 18 Fev 2006, 16:57 »

Olá Companheiros,

Fui eu que coloquei o tópico e como não há achegas, vou começar por dizer o que faço na preparação das minhas, pode ser que assim encontre alguém que me corrija.

A- Itinerário

1º Faço o traçado de todo o itinerário, ida e volta no Route.
2º Verifico o traçado nos mapas e assiná-lo.
3º Vejo os custos, km e dias e reparto a viagem por distancias a percorrer, e sitios onde pretendo ficar mais ou menos dias.
4º Informo-me sobre Parques de Campismo e àreas de serviço, situadas no percurso e para pernoita.
5º Informo-me através da internet, sobre as leis dos países a visitar, se for caso disso, relativamente a código da estrada, nº de telefone emergência, nº e morada de postos de turismo, mapas das cidades etc.

B- Equipamento

1º - Roupa apropriada para a estação do ano e condições climatéricas
2º - Pequena farmácia
3º - Alimentação apropriada para os 1ºs km.
4º - Máquina fotográfica
5º - Telemóveis carregados

C- Revisão da AV

1º - Tanto mecanica como dos seus equipamentos
2º - Estado dos pneus e sobrasselente
3º - Depósitos cheio e vazio
4º - Bateria carregada
5º - Botija de gáz cheia

D- Outros acessórios

1º - Dado o tipo de viagem opto por cadeiras mais leves ou menos
2º - Dado o tipo de viagem opto por levar bikes ou não
3º - Corto tudo o que é superfluo, para não levar carga a mais que não vou uitilizar.

E- Documentação

1º- Verifico toda a documentação do veiculo e minha
2º- Cartão grupo sanguineo
3º- Documentação para entrada em estabelecimentos hopitalares: CESO (http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/saude+em+viagem/cartaoeuropeudesegurodoenca.htmo.
4º - Faço fotocópias de todos os documentos.

F- Dinheiro

1º - O necessário para os 1ºs dias ( também repartido)
2º - Um cartão de débito/crédito com algum dinheiro
3º- O restante dinheiro deixo noutra conta que consoante vou necessitando uso o homebank, por telefone ou internet e vou fazendo transferencias pequenas, para a conta cujo cartão levo comigo.

E básicamente é tudo, ai vou, calmamente, nunca esquecendo que estou de férias e portanto será uma viagem para descansar e usufruir dos prazeres, com que esta vida me previligiou.

Tenho sempre em atenção, telefonar para alguém, amigo ou familiar, dizendo onde estou e para onde vou a seguir, não vá o "diabo tece-las" e pelo menos há uma pista de onde me encontrava.

Não sei se esqueci alguma coisa, porque fiz esta listagem daquilo que me lembro que normalmente faço, e estou aberta a mais dicas, para melhorar de futuro a minha organização.
4º - Água suplementar, também para os 1ºs km
« Última modificação: 19 Fev 2006, 18:30 por Decas » Registado
Mário Caxias
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 26

« Responder #2 em: 18 Fev 2006, 14:10 »

Também corroboro a classificação de deveras interessante deste tópico, para quem ver tomar o café aqui connosco.  E depois de mais organizado, poderia ser transferido para o portal.
Pessoalmente não sou AC pelo que não tenho experiência da parte tecnica da viatura.
Mas entre os mais experientes em viagens, ou metódicos, não surge um pioneiro a começar a esquematizar assuntos e verificações, procedimentos, prevenções?
Depois, com algum conhecimento informático, até se poderia criar uma forma de consulta encaminhada pelo interesse do leitor conforme fossem assuntos gerais (documentação, seguros, precaução contra assaltos, reparações de emergência, distribuidores da marca) ou vocacionados para climas quentes ou frios.
Ficarei a aguardar o arranque, para ver em que poderei ajudar!
Registado

Mário Caxias
Lisboa
time_out
Visitante
« Responder #1 em: 29 Jan 2006, 23:38 »

O tema é deveras interessante só que as possibilidades são mais que muitas e tornaria um documento muito extenso.
Penso que o ideal é abrir temas separados tendo em conta o destino final e através desse obter-se informações não só sobre viagens efectuadas como "sites" com informações desses países.
Por outro lado verifico com alguma magoa que a adesão à partilha de informação não é muita (ver Viagem ao Cabo Norte)
« Última modificação: 29 Jan 2006, 23:42 por time_out » Registado
Decas
Visitante
« em: 17 Jan 2006, 18:24 »

Olá companheiros,

Mais um tópico que achava interessante pudesse ser explorado neste tópico, uma vez que para além dos mapas, da farmácia etc, existem outras coisas, como por exemplo viagens a paises com temperaturas muito baixas, cuidados com baterias, águas etc.

Seria uma forma de inumerarmos principios básicos a ter em conta na preparação da viagem. Cada um que se lembrásse acrescentaria a dica e quem sabe mais um artigo bom para enriquecer os nossos conhecimentos.
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir

Ir para: