Olá Companheiros,
Fui eu que coloquei o tópico e como não há achegas, vou começar por dizer o que faço na preparação das minhas, pode ser que assim encontre alguém que me corrija.
A- Itinerário
1º Faço o traçado de todo o itinerário, ida e volta no Route.
2º Verifico o traçado nos mapas e assiná-lo.
3º Vejo os custos, km e dias e reparto a viagem por distancias a percorrer, e sitios onde pretendo ficar mais ou menos dias.
4º Informo-me sobre Parques de Campismo e àreas de serviço, situadas no percurso e para pernoita.
5º Informo-me através da internet, sobre as leis dos países a visitar, se for caso disso, relativamente a código da estrada, nº de telefone emergência, nº e morada de postos de turismo, mapas das cidades etc.
B- Equipamento
1º - Roupa apropriada para a estação do ano e condições climatéricas
2º - Pequena farmácia
3º - Alimentação apropriada para os 1ºs km.
4º - Máquina fotográfica
5º - Telemóveis carregados
C- Revisão da AV
1º - Tanto mecanica como dos seus equipamentos
2º - Estado dos pneus e sobrasselente
3º - Depósitos cheio e vazio
4º - Bateria carregada
5º - Botija de gáz cheia
D- Outros acessórios
1º - Dado o tipo de viagem opto por cadeiras mais leves ou menos
2º - Dado o tipo de viagem opto por levar bikes ou não
3º - Corto tudo o que é superfluo, para não levar carga a mais que não vou uitilizar.
E- Documentação
1º- Verifico toda a documentação do veiculo e minha
2º- Cartão grupo sanguineo
3º- Documentação para entrada em estabelecimentos hopitalares: CESO (
http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/saude+em+viagem/cartaoeuropeudesegurodoenca.htmo.
4º - Faço fotocópias de todos os documentos.
F- Dinheiro
1º - O necessário para os 1ºs dias ( também repartido)
2º - Um cartão de débito/crédito com algum dinheiro
3º- O restante dinheiro deixo noutra conta que consoante vou necessitando uso o homebank, por telefone ou internet e vou fazendo transferencias pequenas, para a conta cujo cartão levo comigo.
E básicamente é tudo, ai vou, calmamente, nunca esquecendo que estou de férias e portanto será uma viagem para descansar e usufruir dos prazeres, com que esta vida me previligiou.
Tenho sempre em atenção, telefonar para alguém, amigo ou familiar, dizendo onde estou e para onde vou a seguir, não vá o "diabo tece-las" e pelo menos há uma pista de onde me encontrava.
Não sei se esqueci alguma coisa, porque fiz esta listagem daquilo que me lembro que normalmente faço, e estou aberta a mais dicas, para melhorar de futuro a minha organização.
4º - Água suplementar, também para os 1ºs km