Ola Manel...
Espero que as minhas dicas ainda cheguem a tempo da sua preparação para a viagem
Há três anos estive em Somiedo durante uma semana e em Cangas de Onis na outra semana.
Somiedo é uma zona rural, linda, onde nada se passa, parece que tudo parou no tempo. Se gosta de caminhadas, aconselho-o a ir ao posto de turismo lá eles certamente terão todo o gosto em lhe fornecer folhetos dos vários percursos pedestres que pode fazer nesta zona.
Na altura fiquei num parque de campismo em Pola de Somiedo (ainda nao tinha AC e fikei numa tenda) no entanto se preferir não ir para parque poderá parar a sua AC próximo do hotel ou das piscinas com toda a segurança. Na povoação existe um pequeno supermercado onde poderá abastecer-se de tudo o que precisar. Lembro-me de fazer o percurso pedestre para os lagos de Saliencia a partir do Vale del Lago, onde, num percurso em terra batida me cruzei com algumas manadas de bois guiados por uma simpatica velhota ou avistei homens trabalhando a terra apenas com as suas mão cortando o feno a foice, ou dislumbrando bonitas paisajens. Lembro-me tambem de fazer a visita aos Lagos de la Cueva passando por estradas a grande altitude donde se podiam avistar pequenas casas no vale, de fazer o percurso para visitar as Brenhas (casas de pedra com tecto de colmo) onde se pode avistar cavalos (selvagens....

) pelo caminho. A partir deste ponto tem ainda oportunidade de visitar a costa ou de fazer canoagem num dos rios da zona.
Quanto à zona central dos Picos da Europa poderá pernoitar na área de serviço de Cangas de Onis que já inclui na nossa" base de dados.
Eu comparo Cangas de Onis à nossa Nazaré no verão, muito comercial, muito movimentada, muito turistica, o verdadeiro oposto de Somiedo.
Atenção à restrição nos horários para subir aos lagos de covadonga (nos meses de verão os carros nao podem subir aos lagos entre as 8 e as 20h) devendo ir de autocarro. Aproveite para visitar Cangas, e na subida para os lagos visite o santuario, a Santa Cueva, o centro de interpretação da natureza (junto ao parque de estacionamento dos lagos de covadonga) faça a percurso pedestre dos lagos que permite uma passagem pelas minas), extasie-se com as paisagens maravilhosas que o vão envolver, respire o ar puro do parque natural.
Aproveite ainda para fazer a espectacular Ruta del Cares (se estiver bom tempo), visite Cabrales e prove o seu queijo (estive lá na 2ª quinzena de Agosto e era a feira do queijo Cabrales) e visite as praias e farois da zona
Longa vai a minha descrição, mas o certo é que há muito mais para ver.... aprovei-te ao máximo estas ferias assim como eu irei aproveitar outra zona que parece ser igualmente magnifica e ai bem perto, a Cantábria
Boa viagem
Paulo Rita