Visite o novo Portal do CPA!

Caros Associados e Visitantes do fórum CPA,

Informamos que este fórum, por razões técnicas que se prendem com a sua incompatibilidade com os avanços tecnológicos, teve de ser bloqueado definitivamente, mantendo ativa toda a informação que foi sendo guardada desde a sua fundação e que pode ser consultada a todo o momento.

A Direção

Campanha de Angariação de Associados

A direção deliberou promover uma campanha de angariação de associados nas seguintes condições:

1. A campanha inicia-se a 1 de janeiro e termina a 31 de dezembro de cada ano, renovando-se automaticamente até informação em contrário;

2. Os associados proponentes devem ter a quotização de cada ano paga à data em que propuserem o primeiro novo associado do respetivo ano;

3. No âmbito e para os efeitos desta campanha os associados proponentes, por cada novo associado efetivamente inscrito anualmente, têm um desconto de 25% do valor da quotização do ano seguinte ao da inscrição dos novos associados, com o limite de 100%.

Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Inspecções periódicas das AC: aspectos a ter em conta  (Lida 12810 vezes)
Transit81
Membro de Mérito

: set, 2006

Visitante Nº 1172

« Responder #20 em: 17 Jul 2007, 23:47 »

Companheiros!

Inspecção FACULTATIVA...

Pode ser solicitada em qualquer Centro de Inspecção Autorizados pela DGV.

Transit81
Registado

Saudações
Vasco Nazário
Sintra
Carlos Nuno
Membro

: jun, 2006

« Responder #19 em: 17 Jul 2007, 23:05 »

Companheiros
Depois de uma pesquiza mais atenta constatei que o problema é geral ou seja, há que atacar as AC de qualquer maneira. Porque será?. Obrigado ao n/ Presidente pela dica da pesagem. Agora estou mais atento e irei dar uma olhadela pelo tal sítio da pesagem. Sobre o que li da FACULTATIVA é que fiquei na dúvida se é nome de firma. Penso que seja, mas onde?.
Um abraço.
Carlos Nuno
Registado

Carlos Nuno
Amadora
JRFIRMINO
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: out, 2006

Sócio Nº 550

« Responder #18 em: 17 Jul 2007, 22:16 »

Companheiro Carlos Nuno
O "ataque" não é de agora, e não se dirige apenas às ACs, embora estas sejam as responsáveis pela maior fatia do bolo.
Segundo fui informado num centro IPO (onde a minha AC chumbou), esta fiscalização começou no início do ano passado, após um ofício da DGV.
O que se passa com as autocaravanas é o seguinte: há construtores que fazem as homologações dos veículos mais baratos com uma carga irrisória. Há também as topos de gama, caríssimas, com carroçarias pesadas, que ficam sem margem para nada: duzentos e poucos quilos...é a garagem para motos carregada de tralha, o painel solar, a tripla bateria, a escada, a galeria, o ar condicionado, a tv, os comes e bebes sempre prontos, os artigos de higiene, as ferramentas...e quando vamos à inspeção muitas vezes levamos tb duas botijas cheias, 120 litros de água limpa, meio depósito de água suja, a cassette por despejar...por alguma razão os construtores de autocaravanas já pediram o aumento de peso bruto para 4000 kilos (ou mais ?), com a possibilidade de serem conduzidas com carta de ligeiros.
A minha história, que se arrasta desde Abril de 2006 (!), é no entanto diferente, mas, segundo o inspector, já aconteceu: havia divergência entre o peso bruto registado no livrete e a placa de homologação afixada no motor. Por erro de lançamento do nº de homologação europeia, a minha AC foi registada com o peso bruto de 3000 kg, quando está  homologada para 3200 kg. Em Abril de 2006, com duas inspecções já feitas, foi detectada tal divergência. Resultado: imobilização do veículo até Agosto, quando finalmente a DGV me colocou um carimbo nos documentos para poder circular durante dois meses, até a alteração ser feita no livrete.
Estamos quase em Agosto de 2007, e lá terei de voltar à DGV para mais uma carimbadela numa guia anexa, pois nos documentos já não há espaço para mais.
Numa operação Stop o agente coçou a cabeça ao ver os documentos tão carimbados, mas acabou por acreditar no meu relato.
Felizmente o "SIMPLEX" já chegor à DGV: basta esperar três horas no atendimento para levar nova carimbadela e assim poder voltar a circular por mais dois meses.
A propósito: alguém me arranja um "padrinho" na DGV?
Para finalizar, um conselho a todos os autocaravanistas: confirmem o PB da vossa  AC com o do livrete...
Registado

João Firmino
Queluz-Sintra
Transit81
Membro de Mérito

: set, 2006

Visitante Nº 1172

« Responder #17 em: 17 Jul 2007, 21:51 »

Companheiros!

Não quero ir contra o nosso companheiro, mas uma inspecção "facultativa" (mesmo com toda a tralha), ficam a saber se a vossa AC está OK.

Preço é da FACULTIVA (26.83€), não conta para para a inspecção oficial, data do livrete.

Foi o que eu fiz!

Desconfiava e antes de ter problemas mandei reparar por questões de segurança.

Agora AC está em "Standby"

Transit81

« Última modificação: 17 Jul 2007, 22:07 por Transit81 » Registado

Saudações
Vasco Nazário
Sintra
Ruy Figueiredo
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: dez, 2005

Sócio Nº 76

« Responder #16 em: 17 Jul 2007, 21:28 »

Companheiro Carlos Nuno creio que já foi escrito neste Forum os cuidados a ter com os pesos das Autocaravanas nas inspecções, depositos de águas limpas e sujas vazios, combustivel o  menos possivel e a tralha que normalmente nos acompanha fora o mais possivel assim como as bilhas de gaz.
Quem quiser não ter surpresas pode recorrer a uma balança fora.
Em Lisboa e arredores pode ir junto ao Poço Bispo onde há um depósito de areias, quando não há camions eles pesam a autocaravana, se tiver uma solução mais perto tanto melhor, assim já pode ir mais seguro ou então ter de tirar mais coisas.
Deve ver o seu peso no livrete pois nem todos são iguais.
Registado

Com um até breve,
Ruy Figueiredo
Lisboa
Carlos Nuno
Membro

: jun, 2006

« Responder #15 em: 17 Jul 2007, 14:20 »

ATENÇÃO!!

COMPANHEIROS.
 ESTÃO AGORA A ATACAR AS AC NA PARTE DO PESO. FAÇO INSPECÇÕES HÁ MAIS DE 12 ANOS, SEMPRE COM O MESMO MATERIAL, SEM DEPÓSITOS EXTRA, NEM NADA FORA DO NORMAL. A MINHA FOI REPROVADA POR EXCESSO DE PESO, NO CENTRO DE INSPECÇÕES DO SR. LAMY, EM ALENQUER, E NEM ME SOUBERAM DIZER QUE PESO TINHA A MAIS. TIREI TUDO O QUE ERA POSSÍVEL, SÓ FICOU O FRIGORÍFICO E ENTÃO LÁ PASSOU.
O PESO BRUTO É DE 2515 QUILOS E DIZEM-ME QUE SÓ DISPONHO, SEGUNDO AS NORMAS?, DE 15 QUILOS. ISTO É ABSURDO. A AC É UM VEÍCULO LIGEIRO E NÃO ME CONSTA QUE SE PREOCUPEM EM PESAR OS OUTROS VEÍCULOS LIGEIROS NORMAIS. TENHAM CUIDADO COM ESTA SITUAÇÃO PARA NÃO PASSAREM PELO MESMO PROBLEMA QUE EU. DEIXEI A TRALHA TODA NA RUA, COM A MINHA MULHER A GUARDAR, ENQUANTO EU IA À REINSPECÇÃO.
Carlos Nuno
Registado

Carlos Nuno
Amadora
Ameneses
Hero Member

: mai, 2006

...
« Responder #14 em: 24 Jun 2007, 12:07 »

...
« Última modificação: 03 Abr 2008, 16:27 por Ameneses » Registado

Adérito Meneses
Aveiro
msilva
Membro de Mérito

: ago, 2006

Visitante Nº 1053

« Responder #13 em: 24 Jun 2007, 01:27 »

Caro Companheiro:
É estranho que tal lhe aconteça, já fui 3 vezes com a minha HYMER a inspecção e os cintos no habitáculo são os que mandei por para o meu filho e eles nem entram na celula. Ficam deslumbrados com a AC e se quer que lhe diga só querem ver o nº de chassi. É preciso ter em conta que além de todos os extras que as AC possam ter a simpatia,simplicidade,cumplicidade e a disponibilidade de mostrar o nosso hotel é algo que é levado em conta. Não pense que quando vai a uma inspecção e lhe reprovão a AC é para seu mal pois se não demonstra segurança para circular é melhor para-la.
Registado

Mário Silva
Loures
Ameneses
Hero Member

...
« Responder #12 em: 23 Jun 2007, 19:07 »

...
« Última modificação: 03 Abr 2008, 16:28 por Ameneses » Registado

Adérito Meneses
Aveiro
Raul Lopes
Visitante
« Responder #11 em: 23 Fev 2007, 13:37 »

Pesar as autocaravanas é especialmente recomendado antes de pensar em instalar ar condicionado.

Convém não esquecer que por norma as AC foram homologadas pelos construtores sem ar condicionado, sem geradores ... e contando apenas com 10 litros de água por ocupante.

Quem não tiver em conta estes "pormenores" arriscasse a ter problemas quando levar a AC à inspecção.
Registado
rduarte
Visitante
« Responder #10 em: 22 Fev 2007, 19:45 »

Boa Tarde

Os construtores de AC optam por colocar cada vez mais equipamento (Frigoríficos grandes, fornos, microondas, etc, ) e depois de colocar as pessoas lá dentro que peso sobra?

Para os interessados em saber o peso das vossas AC, existe na estrada de Alcacer para Grandola na bomba da BP do restaurante A Chamine uma balança custo 3€

Se exprimentar vai ter que perder uns quantos tarecos Grin Grin Grin

Boa Viagem
Registado
Ameneses
Hero Member

...
« Responder #9 em: 17 Dez 2006, 11:04 »

...
« Última modificação: 03 Abr 2008, 16:28 por Ameneses » Registado

Adérito Meneses
Aveiro
Carlos Cortez
Visitante
« Responder #8 em: 16 Dez 2006, 23:39 »

Companheiros
Vou dar-lhes conhecimento do que me aconteceu para que quem estiver nas mesmas condições tente resolver o assunto com tempo.
Tenho uma Moncayo de 2002 toda de origem que já foi a inspecção em 2004 e 2005, este ano em Novembro, quando fui a inspecção foi reprovada essencialmente pelo seguinte:
710-falta de um ou mais cintos de segurança, 860- Livrete- Divergências de dimensões dos pneumáticos e outras divergências de livrete.
Quanto aos cintos é por constar no livrete mais um lugar do que os que estão equipados com o cinto, no meu caso o dito assento nem existe.
Quanto aos pneumáticos a medida não é igual a nenhuma das medidas mencionadas no livrete.
As outras divergências do livrete são falhas da DGV, aliás com tudo o resto pois trata-se de elementos de omolugação.
Entrei em contacto com a Moncayo  e o assunto, segundo eles, está a ser tratado, o facto é que eu tenho a caravana na garagem desde o dia 23 de Outubro e não sei quando vou poder voltar a circular com ela.
Estive na feira e verifiquei que continua a constar na literatura das auto caravanas lugares de viagem em numero diferente dos que tem cinto, não sei o que vai constar no livrete, mas a compra é por vezes feita de acordo com as nossas necessidades e depois, vamos ver como se resolve o problema, cada lugar conta 75kg.
Carlos Cortez
sócio 405

Registado
Raul Lopes
Visitante
« Responder #7 em: 24 Jun 2006, 23:51 »

Companheiro Tapada,

Tecnicamente as inspecções das AC são iguais às dos carros ligeiros, porque a única coisa que é fiscalizada é a parte mecânica. O que está em causa é a periodicidade da inspecção.
No caso dos ligeiros o prazo foi calculado pressupondo que um carro faz 15.000 km por ano. As autocaravanas, que na maior parte dos casos fazem bem menos kms do que isso, foram tratadas como os carros comerciais que andam todos os dias "a bater" (quanto a isto, visitante Fernando: creio que não podemos deixar de lutar pelo que consideramos justo só para não "acordar os políticos" para a realidade que é a existência de AC).

De resto estou plenamente de acordo consigo: só podemos vencer a  "guerra" se os autocaravanistas se organizarem e derem força aos seus clubes. Ficar à espera que alguém consiga para nós o que queremos sem fazer nada por isso, não me parece a solução.
Por isso o felicito companheiro Tapada pela sua decisão de se juntar ao CPA.
Outros clubes há que têm sócios autocaravanistas, mas o CPA é o único que se dedica exclusivamente à promoção e dignificação do autocaravanismo. Temos consciência que o caminho é longo e difícil, mas se os autocaravanistas nos derem força juntando-se a nós, havemos de lá chegar!
« Última modificação: 24 Jun 2006, 23:55 por Raul Lopes » Registado
tapada
Visitante
« Responder #6 em: 24 Jun 2006, 21:32 »

Concordo plenamente com tudo. Temos é de aumentar rapidamente o número de sócios deste e doutros possíveis clubes relacionados com autocaravanismo. Por muito que algumas pessoas não gostem, parece-me que temos de nos individualizar, para podermos falar, discutir e resolver os problemas que nos vão aparecendo, especialmente porque alguns "políticos" locais nos querem ostracisar e alguns autocaravanistas gostam de "acampar" em qualquer lado. A Federação que começou por ser de campismo, depois juntou o caravanismo e agora o montanhismo, não fez ainda nada de visível no que nos diz respeito. Está apenas preocupada em obrigar à feitura de seguros nos seus parques e nem se preocupa em emitir certificados desses mesmos seguros.
Quanto às inspecções, as características técnicas dos nossos veículos não têm muito a ver com ligeiros de passageiros. Ao mesmo tempo temos de entender as inspecções como um bem (apesar dos custos) e como uma forma de sabermos se as revisões e reparações que vamos fazendo (ou que pensamos que foram feitas) são eficazes.
Tenho de acrescentar (para que não possam perguntar o que é que este "outsider" recem chegado está para aqui a dizer) que ainda não sou sócio mas sê-lo-ei muito brevemente.
« Última modificação: 24 Jun 2006, 21:35 por tapada » Registado
Fernando
Visitante
« Responder #5 em: 24 Jun 2006, 19:54 »

Companheiros:

Antes de mais uma pequena critica (construtiva): Acho a estrutura deste forum um bocadinho complicada...

A razão porque decidi participar foi para ALERTAR que estamos em Portugal e equiparar as AC a veículos ligeiros de passageiros,mesmo que para efeitos de inspecções periodicas, pode levar a que algum governante tenha a brilhante ideia de aplicar tambem I.A. . Lembrem-se do que aconteceu com os T.T. .
 Estou totalmente de acordo que precisamos de nos organizar e, sugeria até, que criassemos um simbolo( a nivel Europeu, de preferencia)  que usariamos nas nossas AC representando a nossa firme reveendicação de poder circular,estacionar e pernoitar LIVREMENTE.

Cumprimentos
Registado
Raul Lopes
Visitante
« Responder #4 em: 24 Jun 2006, 01:51 »

Companheiro LauCorreia,

Compreendo o seu cepticismo, mas, como diz o povo, enquanto há vida há esperança.

Não nos podemos autoderrotar, temos que ir remando contra a maré na certeza de que algum dia o sentido da maré há-de mudar.  Se nada formos fazendo ... arriscamo-nos a ficar sem saber para que lado puxa a maré.

Registado
Laucorreia
Visitante
« Responder #3 em: 23 Jun 2006, 22:25 »

Caros companheiros
Mais uma vez tenho que lamentar que em Portugal o atraso social, estrutural, económico (e até político), versus a nossa vizinha Espanha se faça sentir.
Desculpem-me os mais "nacionalistas", mas o ditado que "de Espanha nem bom vento, nem bom casamento" só serviu para nos "tapar" ainda mais. De facto, ambos os países se encontam aquém dos Pirinéus, mas eles estão, de facto, mais próximos da Europa - basta falar na Catalunha logo ali, entre cá e lá, para se verificar a diferença.
Parabéns ao CPA pela iniciativa junto da DGV, mas fico como "S. Tomé" - ver para crer.
Cordialmente,
Laucorreia
Registado
Raul Lopes
Visitante
« Responder #2 em: 23 Jun 2006, 00:33 »

A partir de 22 de Setembro, segundo foi ontem publicado no  Boletín Oficial del Estado, em Espanha as autocarvanas passarão a ter o mesmo tratamento que os veículos ligeiros no que aos prazos de inspecção periódica respeita.

Em Portugal estão sugeitas ao calendário dos veículos comerciais. Por enquanto, pois o CPA já requereu à DGV a revisão desta norma, esperando-se que a DGV seja sensível aos argumentos apresentados pelo CPA.
Registado
Raul Lopes
Visitante
« Responder #1 em: 12 Abr 2006, 10:23 »

Companheiro(a),

Sabia que as autocaravanas devem ser submetidas a inspecção no segundo ano de vida e, a partir daí, anualmente?

A propósito, dois alertas:
  • - cuidado com a "tralha" instalada a bordo. A AC tem um peso bruto, definido no livrete, que não pode ser excedido
  • - algumas AC têm luzes de sinalização superior atrás e à frente. Outras só têm atrás. Neste caso, se instalar um toldo lembre-se que se este tapar a visibilidade da dita luz quando olhada a AC de frente, então precisará de instalar na parte frontal superior duas luzes de sinalização (uma de cada lado).

Mais vale prevenir ...
« Última modificação: 12 Abr 2006, 10:27 por Raul Lopes » Registado
Fórum anterior
Visitante
« em: 20 Dez 2005, 13:09 »

Posted by: Ruy Figueiredo Dec 1 2005, 06:56 PM

Para pesar a AC há várias possibilidades, particularmente nas zonas industriais e nos sucateiros.
Há também a possibilidade nas inspecções periódicas, onde pesam os eixos separadamente.
Quem tiver localizações concretas pode dar a dica.
Fico a aguardar respostas! 
« Última modificação: 21 Mar 2006, 13:29 por NunoR » Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir

Ir para: