|
|
|
Raul Lopes
Visitante
|
 |
« Responder #16 em: 05 Jun 2006, 13:31 » |
|
Olá companheiro Ulisses, Esse arrumador que refere é uma família de ciganos que costuma "acampar" debaixo da árvore à entrada, não é verdade? Para quem pense visitar Sevilha, aconselho a leitura deste tópico: http://cpa-autocaravanas.com/forum/index.php?topic=105.0 Talvez o Ulisses tenha mais alguma informação útil a acrescentar-lhe.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
ULISSES
Visitante
|
 |
« Responder #15 em: 05 Jun 2006, 12:29 » |
|
Quero dar o meu testemunho pois fui assaltado em Sevilha, em pleno centro, durante a parte da tarde, no Passeio das Delícias, ao lado do Palácio San Telmo, local de grande movimento e onde, normalmente, há um arrumador "oficial"! Para entrarem destruiram a janela da AC do lado direito. Roubaram um PC e razoável quantia em dinheiro. Continuamos a visitar esta cidade, que achamos maravilhosa. Passamos a estacionar bem longe do centro, porque achamos que os meliantes actuam mais nas zonas turísticas. Esta regra de estacionar longe do centro, junto de locais discretos e habitados, deu resultado. Claro que fomos obrigados a utilizar um meio de transporte para nos deslocarmos ao centro: passamos a utilizar uma motoreta. Saudações
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
|
|
Raul Lopes
Visitante
|
 |
« Responder #13 em: 31 Mai 2006, 20:11 » |
|
Aproximam-se as férias, tempo de programar as viagens e as estadias. Claro que este tema ciclicamente é posto na ordem do dia.
Qual é a sua opinião? Para a manifestar basta votar!
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Raul Lopes
Visitante
|
 |
« Responder #12 em: 29 Mai 2006, 22:51 » |
|
Parece que por cá nada acontece aos autocaravanistas. Será mesmo assim ou é porque ninguém se dá ao trabalho de partilhar com os outros a sua experiência? Se não têm histórias de assaltos para contar, então vejam estas relatadas por companheiros espanhóis. http://www.acpasion.net/foro/viewtopic.php?t=315Muita atenção às auto-estradas do sul de França!
|
|
|
|
« Última modificação: 09 Dez 2006, 19:46 por Raul Lopes »
|
Registado
|
|
|
|
|
Raul Lopes
Visitante
|
 |
« Responder #11 em: 30 Mar 2006, 23:25 » |
|
Dentro de um Parque de Campismo??!!  Tenho ouvido muitas histórias, mas assaltos em parques só a tendas ...! É por estas e por outras que era importante sabermos mais histórias sobre isto do gás e da forma como os assaltos acontecem.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
rduarte
Visitante
|
 |
« Responder #10 em: 30 Mar 2006, 09:21 » |
|
Bom dia Companheiros
Eu até a data nunca tive essa experiência, contudo o ano passado conheci um companheiro nosso Espanhol, que pertencia a um clube Autocaravanas do Norte, que dias antes sofrera uma situação destas, mas dentro de um parque de campismo em França, o mesmo estava fulo pois arrombaram a janela da WC, e o tampão do gasoleo, mas não conseguiram roubar nada pois tinha um cão que assustou os assaltantes e de acordo com a explicação do mesmo a segurança do parque demorou a chegar e acabaram por não assumir os danos. Sera que por cá tambem existe cassos destes???
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Raul Lopes
Visitante
|
 |
« Responder #9 em: 29 Mar 2006, 20:24 » |
|
Não me parece que isto dos assaltos com gás narcótico (não será melhor dizer anestesiante???) sejam tretas, pois é banal encontrar à venda alarmes desenhados para este tipo de situações.
Já agora qual é a composição destes gases? Alguém sabe?
Pois é precisamente essa a razão de ser da minha pergunta. Já li algures alguém que se apresentava como entendido no assunto a dizer que tal gás não existe e que tudo isto é treta. Daí a especulação de que os interessados no alarmismo seriam os vendedores de alarmes, os parques de campismo, etc.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
nunor
Visitante
|
 |
« Responder #8 em: 29 Mar 2006, 14:24 » |
|
Oi Raul
Como a minha experiência em pernoitar em locais fora de parques de campismo se fica apenas, neste momento, pelos encontros do CPA, nunca tive problemas do género.
No entanto, conheço um caso de um companheiro que numa viagem à Galiza foi assaltado numa noite em que ficou fora de um parque de campismo. Ele pensa que foi com gás pois nem ele, nem a mulher, nem a rotweiler deram pelo assalto. Depois deste episódio o companheiro instalou alarmes e várias medidas contra intrusão....
Não me parece que isto dos assaltos com gás narcótico (não será melhor dizer anestesiante???) sejam tretas, pois é banal encontrar à venda alarmes desenhados para este tipo de situações.
Já agora qual é a composição destes gases? Alguém sabe?
Um abraço Nuno
|
|
|
|
« Última modificação: 29 Mar 2006, 14:25 por NunoR »
|
Registado
|
|
|
|
|
Raul Lopes
Visitante
|
 |
« Responder #7 em: 27 Mar 2006, 22:40 » |
|
Companheiros,
Que vos parece esta conversa dos espanhóis sobre assaltos com gás narcótico?
Algum de vós já foi assaltado ou conhece alquém que tenha sido assaltado comprovadamente através da utilização de gás para vos manter a dormir?
Se tiverem experiências sobre isto valia a pena partilhá-las para, de uma vez por todas, deixar-mos de ter dúvidas se afinal tal gás existe ou não existe.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Raul Lopes
Visitante
|
 |
« Responder #6 em: 12 Mar 2006, 01:33 » |
|
Do fórum espanhol http://es.groups.yahoo.com/group/autocaravanas/ transcrevo para aqui estes post sobre questões de segurança em Espanha. Creio que informações sobre este assunto nos interessem a todos. Aqui deixo também o apelo: quem tiver informações desta natureza sobre outros países europeus, divulgue-a aqui. Javier Echevarrieta <javierec864@yahoo.es> escribió:Saludos a todos. Soy Javier y me incorporo hoy a este foro. En temas de seguridad es importante tener en cuenta la zona geográfica donde pretendemos pernoctar o dejar aparcada nuestra AC. Existen países en los que la seguridad es muy alta como en Suiza, Noruega, Austria (Carintia), Alemania (zonas preparadas para AC) y otros que no ofrecen mucha confianza como es el caso de Hungría y Chequia. Hay zonas especialmente peligrosas como la que se extiende a 100 km. a la redonda desde Port Bou (famosa por la banda de sudamericanos que, desde hace años se dedican a realizar hurtos en la Ruta del Sol). Las zonas periféricas de las grandes ciudades y ellas mismas no son lugares seguros para un AC. Si es necesario hacer allí una parada, recomiendo un camping bien comunicado. Los pueblos pequeños me parecen mas seguros. Los viernes por la noche y los sábados a la misma hora exigen buscar zonas preparadas para los ACs y procurar no dormir solos. Es conveniente buscar más AC a la hora de dormir. Te recomiendo compres las guías de aparcamientos para AC que se editan en varios países (Alemania, Francia, Italia) ya que estas zonas ofrecen una seguridad mayor para aparcar el AC. Al AC le podemos dotar de algunos medios efectivos y/o disuasorios frente al caco. El sistema que propone Marcos es bueno. Yo lo llevo por duplicado (dos perros grandes) para que uno haga la imaginaria mientras el otro duerme. Además puedes poner una alarma doble, periférica y central. Por la noche es bueno atrancar las puertas (pensando un poco seguro que encontrarás algún sistema casero como el que llevamos casi todos). También es interesante poner cerraduras de seguridad, en puertas y arcones exteriores, un poco separadas de las de serie para evitar el apalancamiento. Su presencia puede disuadir previamente al caco. Las ventanas deslizantes son muy vulnerables: un bloqueo visible del cristal deslizante impide el hurto y disuade al ladrón de forzarla. Ojo a la escalera exterior: tapar los escalones con una placa metálica para evitar que entren por la claraboya. Disponer de una pequeña caja fuerte anclada al chasis es otra medida de seguridad y de tranquilidad mientras estamos de vacaciones. Javierec864 Marcos Ruuiz <tarari1961@yahoo.es> escribió: He leido varios relatos en los que se asegura que les han narcotizado con gas para robarles. También he leido que son relatos escritos por dueños de campings que están deseando que entremos a sus campings para "atracarnos" por pasar la noche. Cada uno que piense lo que quiera. Si te gustan los perros, sabrás que es la mejor alarma que existe. No se le acaban las pilas ni las baterías, y desde luego te avisa cada vez que alguien simplemente roza la autocaravana. Si además el perro es grande, acojona a cualquiera que intente hacercarse, aunque luego sea un pedazo de pan, como el mío, pero al que no lo conoce le impone. Por eso me parece imposible lo que contaban en el último relato que leí, en el que decían que les narcotizaron a todos, perro incluido. No creo que nadie pueda acercarse lo suficiente a una autocaravana sin que el perro se ponga a ladrar, el tiempo suficiente para que los chorizos encuentre un hueco por el que introducir el gas suficiente para llenar los 4 ó 6 metros cúbicos que pueda tener la auto y dormir a toda la familia. Me suena a cuento chino. Y bueno, si no te gustan los perros, vete pensando en bloqueos para la puertas de la cabina, alarmas para puertas y ventanas de la vivienda, alarmas anti-gas narcótico, si es que existen Pep <tulcispga@hotmail.com> escribió:Me gustaria saber que tipo de alarma puedo poner a mi autocaravana y medidas de seguridad para que no te roben . Tambien me preocupa los robos mientras duermes con gas narcotico.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Raul Lopes
Visitante
|
 |
« Responder #5 em: 11 Mar 2006, 20:16 » |
|
Decas, Deves ter razão: os nossos companheiros espanhóis passam a vida a alertar para o risco de estacionar-pernoitar nas bombas de gasolina do sul de Espanha.
No meu caso, nunca tive problemas em Espanha. Mas já fui assaltado (comigo lá dentro) numa bomba de gasolina de uma AE no sul de França, perto de Marselha.
Fiquei a saber que de nada me adiantou estar numa zona filmada pela câmara de vigilância. Fique também a saber que o que me aconteceu era habitual. Fiquei ainda a saber que a polícia francesa não se deslocava às áreas de serviço das autoestradas.
E aprendi uma lição: se eu tivesse colocado o cinto interior que bloqueia a abertura das portas da cabine, teria ganho umas centenas de contos que me voaram de dentro de uma mochila (uma câmara de video, uma máquina fotográfica, duas objectivas, ...) . Para além dos custos emocionais.
Vale o que vale: ainda hoje estou convencido que os autores foram uns jovens camionistas polacos, a quem até tinha cumprimentado antes de me deitar!
|
|
|
|
« Última modificação: 11 Mar 2006, 20:22 por Raul Lopes »
|
Registado
|
|
|
|
|
Decas
Visitante
|
 |
« Responder #4 em: 06 Mar 2006, 14:09 » |
|
Olá Raul,
Nunca é demais alertar que na vizinha Espanha, é de ter cuidado com as Áreas de Serviço,das gasolineiras, limitrofes de Sevilha , Madrid e Barcelona, bem como em qualquer parte das ditas cidades especialmente quando se para nos sinais coordenadores de tráfego - sinais luminosos.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Raul Lopes
Visitante
|
 |
« Responder #3 em: 05 Mar 2006, 23:19 » |
|
Companheiros,
Certamente que concordarão comigo que um dos principais problemas de um autocaravanista em viagem é a segurança, seja para pernoitar seja para estacionar.
Parece haver locais particularmente inseguros, senão a evitar, pelo menos a exigirem cuidados redobrados. Quais?
O que me levou a criar este tópico é precisamente a ideia de que se cada um de nós for aqui fazendo o relato dos assaltos, ou das tentativas de assalto, de que foi vítima, todos ficariamos a ganhar com isso.
Ficavamos a conhecer os locais onde isso tende a acontecer e a forma como actuam, evitando assim a repetição de alguns erros que por vezes a nossa boa fé nos leva a cometer.
Venham daí esses relatos!
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
TOPDRIVER
Visitante
|
 |
« Responder #2 em: 19 Jan 2006, 00:37 » |
|
Boa noite,
Paulo, nessa zona há uma EXCELENTE área de serviço que fica em Port Leucate, entre Perpignan e Narbonne. Aliás, sem me querer armar aos cucos, acho que sou (talvez?) o único português que a conhece, porque nunca lá vi nenhum compatriota. Inicialmente era uma área selvagem, tipo, todos ao molho e fé em Deus, mas depois o parque de campismo adjacente (lá estão os franceses!!) viu que aquilo podia ser uma mina, e toca de arranjar tudo com abastecimento e despejos de águas e WC quimica, vedando a área e a partir daí começou a cobrar por noite (n. me lembro quanto, mas sei que não é caro) além do que é um parque fechado com chave magnética que é entregue á entrada. Ora normalmente como nunca ando em AE em França (nisso devem ter aprendido connosco!!!) porque as portagens não são caras nem baratas....são um roubo!. Por isso normalmente a minha última paragem antes de jantar é na Junqueria (Esp.)(Agip) e depois de jantar arranco direito a Port Leucate ficando á porta de da área que só permite o acesso até ás 21H(para quem não tem chave). Sinceramente nessa zona indicada pelo Paulo nunca tive problemas. Agora um sitio em que não me apanham é na zona de Marselha. Mas enfim, ninguém está livre desses problemas e há-de haver sempre uma primeira vez.
T.P.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Paulo Rosa
Visitante
|
 |
« Responder #1 em: 18 Jan 2006, 23:17 » |
|
Realmente as AE da Catalunha e Sul de França são locais ONDE NÂO DORMIR.
Há um triângulo estratégico, mesmo a não utilizar na dormida ( em AE) que é Béziers-Carcassonne-Narbonne, precisamente onde o José Garcia teve o seu assalto e muuuuiiitos outros autocaravanistas!!
Se sairem da AE, estará tudo bem. Eu já dormi em Carcassonne (cidade), junto à cidade medieval, na maior das tranquilidades.
Uma abraço,
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Jose Garcia
Visitante
|
 |
« em: 18 Jan 2006, 15:52 » |
|
Companheiros, vou contar-lhes um caso que se passou comigo na área de serviço a qual fica antes de Narbonne em França no ano passado. Pernoitei na dita área, quando às 4 horas da mannhã, acordei com luzes acender e apagar, pensei que fosse vigilantes ou viaturas em manobra. Como a minha cama é basculante e sobre o volante, não dá entrada pelas portas, só poderiam entrar pela porta de acesso à autocaravana, o que não aconteceu. No entanto ouvi ruído de papeis que estavam na bolsa de uma das portas, saí da cama e verifiquei que tinham aberto a porta, quando estou a olhar para a porta vejo a minha bolsa a ser colocada no patim, saí e não vi ninguem, verifiquei a bolsa e só faltava 20 Euros. Passados cerca de 4 meses recebo um telefonema do banco a informar que o cartão de credito da minha mulher, tinha sido apreendido na Cruácia, tentáram alevantar dinheiro. Justifiquei no Banco em como não estive na Cruácia e que a minha mulher tinha em seu poder o respectivo cartão. Passado uns dias novo telefonema do banco, desta vez foi o meu mas em Sevilha(500.000$00), o cartão tambem estava em meu poder. Passado mais uns dias, foi outro banco a telafonar, informando que o cartão de credito tinha sido utilizado em Sevilha e no mesmo valor,mas o cartão estava comigo. O que aconteceu: Os cartões fora copiados. O meu prejuízo foi os incomodos que tive. Há que ter cuidado em guardar os cartões. Cordiais saudações José Garcia
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|