Visite o novo Portal do CPA!

Caros Associados e Visitantes do fórum CPA,

Informamos que este fórum, por razões técnicas que se prendem com a sua incompatibilidade com os avanços tecnológicos, teve de ser bloqueado definitivamente, mantendo ativa toda a informação que foi sendo guardada desde a sua fundação e que pode ser consultada a todo o momento.

A Direção

Campanha de Angariação de Associados

A direção deliberou promover uma campanha de angariação de associados nas seguintes condições:

1. A campanha inicia-se a 1 de janeiro e termina a 31 de dezembro de cada ano, renovando-se automaticamente até informação em contrário;

2. Os associados proponentes devem ter a quotização de cada ano paga à data em que propuserem o primeiro novo associado do respetivo ano;

3. No âmbito e para os efeitos desta campanha os associados proponentes, por cada novo associado efetivamente inscrito anualmente, têm um desconto de 25% do valor da quotização do ano seguinte ao da inscrição dos novos associados, com o limite de 100%.

Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Os autocaravanistas e o movimento associativo  (Lida 5897 vezes)
Ameneses
Hero Member

: mai, 2006

« Responder #9 em: 17 Nov 2009, 22:58 »

Pois é Companheiro...

Bem se escrevia nesses tempos. Davam-se ideias, discutiam-se, argumentava-se, pois sim, pois não. Bem ou mal o Fórum TINHA participação.

Agora é o que se vê e o que mais se verá. Mais sócios do CPA não sei se há. O que sei é que em 2010 serão menos.

Ameneses

Autocaravanista
Registado

Adérito Meneses
Aveiro
Decarvalho
Visitante
« Responder #8 em: 17 Nov 2009, 10:31 »

Ora vivam,

Nada com repescar por vezes textos antigos, como este de Maio de 2006, contemporaneo com data (maio de 2006) em que deixei de ser apenas um autocaravanista individualmente preocupado, para passar a ser um AC publicamente preocupado.

E muita agua passou sob as pontes e sobre as pontes!

Desde então faleceu o companheiro e amigo Matias, e muitos outros como cometas passaram e desapareceram do forum e ate do CPA, o que é normal em qualquer organização humana.

O que não é normal   é o definhamento do forum do CPA, indicio e indicador tambem do proprio definhamento do CPA...e ja em tempo aqui varios de nós levantamos  os dedos do teclado para pedir mais diligencia na moderação do forum, quer em publico, quer em msg em privado.

Pouco e tardiamente se fez, e o resultado está a vista:
- anemia generalizada,
- distanciamento de uma visao estrategica proactiva,
- desinteresse de iniciativas nacionais em prol do autocaravanismo
- abandono de participaçoes e contribuições inovadoras.

Nao basta para se ser representativo, ser gigante, enorme como é o CPA em numero de associados comparado com outras estruturas, nem se é menos represenativo de ideias, projectos, estrategias, capacidades quem é menor em numero, mas detem em si mesmo o elan de planear e concretizar

Uma coisa é quantidade e outra qualidade

o CPA a continuar como está, arrisca-se a perder quaisquer destes dois atributos, e mais um associado.
« Última modificação: 17 Nov 2009, 13:44 por Decarvalho » Registado
Matias
Visitante
« Responder #7 em: 23 Mai 2006, 13:55 »

Bom dia

Olá companheiro Matias, após ler o seu texto fiquei intrigado com os ( pensamentos diversos, difíceis de entender, ainda mais difícil é traze-los para o associativismo)
Eu devo ser  um destes ACS, pois não trago ligações ao campismo, e ando nestas andanças a dois anos, quanto ao  que penso e simples o AC, para mim  é uma actividade livre e fora dos parques campismo, respeitando ao máximo tudo e todos. Quanto ao associativismo, eu olho para este como principal divulgador da actividade mas acima de tudo como o principal defensor da mesma, e é aqui que falha algo.
Até a data ainda não encontrei nenhuma instituição (federação ou clube) que anuncia-se algo importante dos três aspectos mais importantes do AC, para mim, apoio ao estacionamento de AC, locais para  pernoitar  e áreas de serviços, e acima de tudo o reconhecimento do Autocaravanismo, com actividade de Turismo e lazer se calhar com índices de crescimento no nosso pais acima de muitas outras actividades muito mais badaladas.
Quanto aos numeros que apresenta 100 vendas dois sócios, não e mau porque quando vendeu 100 acs, foi porque tinha algo para cativar os seus clientes, quanto aos dois socios, se calhar o que lhes estava a propor é muito pouco para os dias de Hoje, se calhar existe actualmente um grande numero de AC, que procuram num Clube, que lute por direitos e condições para a pratica da modalidade, e o que estes oferecem são noticias de encontros e passeios
Se calhar chegou a altura de cada um dizer o que pretende do futuro, só assim se entendera as necessidades deste e doutros clubes.

Associativismo sim  com CPA, não a FCMP.
Espero ter ajudado no conhecimento dos pensamentos
Boa viagem

Companheiro RDuarte,

Depois de ter lido e estudado o seu post com a maxima da minha atenção, decidi dar por finda a minha intervenção sobre este tema, não faz mais sentido, na medida em que pela sua excelente argumentação deixou optimamente explicito o que me vai na alma em relação ao novo mundo AC.

Nada me move contra, e respeito tudo e todos com a maior cordialidade e atenção, mas tenho é a minha propria opinião.

Cumprimentos,

Matias
Registado
nunor
Visitante
« Responder #6 em: 23 Mai 2006, 09:51 »

Bons dias

Na minha opinião o comportamento dos autocaravanistas é um dos principais vectores que devemos trabalhar de modo a podermos exigir que o autocaravanismo seja encarado como uma importante actividade turística.
Concordo com o companheiro Raul, quando diz que o problema não é ter sido ou não campista. Faço campismo desde que nasci e o comportamento dos utentes dos parques mudou radicalmente. Antes todos se cumprimentavam com o tradicional bom dia companheiro (do género do acenar quando duas ACs se cruzam na estrada) e hoje quem o faz é visto como um "animal raro". É de facto um problema de educação e de individualização da sociedade em que vivemos. Como podemos combater isto? Censurar os actos e denunciá-los? Acções de sensibilização aos prevaricadores?
No CPA tenho uma curta experiência, mas quando assisti no encontro de Castanheira de Pêra a sócios que fizeram os seus despejos em pleno sítio da concentração, leva-me a pensar que a tarefa de "educar" não será assim tão fácil. Se nem os "nossos" cumprem as regras como serão os outros.....
É muito complicado e sinceramente partilho da ideia de que este assunto levará ainda uma ou duas gerações a ser resolvido.
Porque não olharmos para dentro das nossas casas e começar a incutir nos mais novos valores de cidadania e respeito pelos outros? Será, certamente, um bom ponto de partida.
Entretanto resta-nos lutar até à exasutão pelo comportamento digno dos autocaravanistas e fazer passar a mensagem que sem esse comportamento não poderemos exigir áreas de serviço e demais apoios.

Um abraço
Nuno
« Última modificação: 23 Mai 2006, 10:16 por NunoR » Registado
Raul Lopes
Visitante
« Responder #5 em: 22 Mai 2006, 23:10 »

Creio que entendo bem de que comportamentos fala o companheiro Matias.
Repetidamente os tenho criticado. Hoje mesmo coloquei na Galeria e aqui no fórum um exemplo dos comportamentos que não dignificam os autocaravanistas: http://cpa-autocaravanas.com/forum/index.php?topic=33.0

Mas gosto de pensar que isto não é um problema de campistas ou não campistas. Infelizmente em Portugal o que se passa dentro dos Parques de Campismo está longe de ser uma escola de virtudes.
Companheiros, sinceramente o que acho é que isto é um problema de falta de educação cívica!

Se eu tiver razão, então estaremos condenados a viver com estes comportamentos mais algumas gerações.
Registado
Matias
Visitante
« Responder #4 em: 22 Mai 2006, 22:50 »

Obrigado companheiro Matias.

Não deixe de "testar o seu novo PC", aqui há lugar para quem pensa de maneira diferente manifestar o que sente. Apenas se exige que o faça com respeito, coisa que o companheiro Matias já mostrou saber fazer.
Força!

Porque não começar por oferecer-nos o seu retrato de quem são e como se comportam esses novos autocaravanistas que referiu?

Companheiro Raul,

Pensei que essa afirmação do novo mundo do autocaravanismo ficasse entre-linhas e não merecesse qualquer comentário, sinceramente respondo-lhe directamente não mencionando nenhum caso em particular, muito raras vezes falo do assunto, tenho receio de ferir a sensibilidade de alguns, e depois a frase não é minha. Já discuti anteriormente e trás sempre desentendimentos, ouvi falar em tal na primavera do ano 2000 quando estava com um grupo de ACs do CCL (clube de campismo de Lisboa) no parque de campismo de Mil Regos na Ericeira, diziam já que estavam a aparecer muitos ACs que anteriormente não tinham praticado campismo e que sentiam dificuldade em respeitar as regras que todos nós habitualmente respeitamos, as barbaridades que alguns cometiam aos olhos de toda a gente originava comentarios atingindo todos por igual, o que levava esse grupo do CCL a concentrarem-se somente, ou na maior parte das vezes, em parques de campismo pois ai todos têm de cumprir ou sofrem INDIVIDUALMENTE as sansões.

Companheiro Raul, não podemos de modo algum enfiar a cabeça na areia, como se nada existisse, o exemplo desta realidade é a proibição de estacionamento em muitas localidades e as graves insinuações que as entidades oficiais nos dirigem, é sinonimo que algo se passa, não podemos nem devemos pensar que não há resolução para esta situação, pois muitos dos que falham, por vezes falham inconscientemente, e todos nós temos que intervir mostrando-lhes o bom caminho inclusivé, trazendo conosco copias da CARTILHA DO AUTOCARAVANISTA que teremos de entregar acompanhando de um comentário verbal, mas se na verdade falham intencionalmente isso é grave, e sim merece castigo, qual é que não sei...

Há um outro ponto que aproveito para mencionar, tenho observado que o comprimento tradicional do AC já não é ponto de honra em todos, é bonito, é uma bela atitude, aqui deixo um apelo para que não fique no esquecimento.

Hoje vou ver a minha telenovela, e amanha respondo ao post do amigo RDuarte.

Cumprimentos,

Matias
« Última modificação: 22 Mai 2006, 22:55 por Matias » Registado
Raul Lopes
Visitante
« Responder #3 em: 22 Mai 2006, 18:32 »

Caro RDuarte,

Não concordo consigo em vários dos aspectos que refere, mas obrigado pelo testemunho que nos deixou.
Quanto melhor conchecermos os autocaravanistas mais fácil se tornará aos dirigentes do movimento associativo desenhar as suas estratégias de actuação.
Registado
rduarte
Visitante
« Responder #2 em: 22 Mai 2006, 11:17 »

Bom dia

Olá companheiro Matias, após ler o seu texto fiquei intrigado com os ( pensamentos diversos, difíceis de entender, ainda mais difícil é traze-los para o associativismo)
Eu devo ser  um destes ACS, pois não trago ligações ao campismo, e ando nestas andanças a dois anos, quanto ao  que penso e simples o AC, para mim  é uma actividade livre e fora dos parques campismo, respeitando ao máximo tudo e todos. Quanto ao associativismo, eu olho para este como principal divulgador da actividade mas acima de tudo como o principal defensor da mesma, e é aqui que falha algo.
Até a data ainda não encontrei nenhuma instituição (federação ou clube) que anuncia-se algo importante dos três aspectos mais importantes do AC, para mim, apoio ao estacionamento de AC, locais para  pernoitar  e áreas de serviços, e acima de tudo o reconhecimento do Autocaravanismo, com actividade de Turismo e lazer se calhar com índices de crescimento no nosso pais acima de muitas outras actividades muito mais badaladas.
Quanto aos numeros que apresenta 100 vendas dois sócios, não e mau porque quando vendeu 100 acs, foi porque tinha algo para cativar os seus clientes, quanto aos dois socios, se calhar o que lhes estava a propor é muito pouco para os dias de Hoje, se calhar existe actualmente um grande numero de AC, que procuram num Clube, que lute por direitos e condições para a pratica da modalidade, e o que estes oferecem são noticias de encontros e passeios
Se calhar chegou a altura de cada um dizer o que pretende do futuro, só assim se entendera as necessidades deste e doutros clubes.

Associativismo sim  com CPA, não a FCMP.
Espero ter ajudado no conhecimento dos pensamentos
Boa viagem

Registado
Raul Lopes
Visitante
« Responder #1 em: 21 Mai 2006, 20:07 »

Obrigado companheiro Matias.

Não deixe de "testar o seu novo PC", aqui há lugar para quem pensa de maneira diferente manifestar o que sente. Apenas se exige que o faça com respeito, coisa que o companheiro Matias já mostrou saber fazer.
Força!

Porque não começar por oferecer-nos o seu retrato de quem são e como se comportam esses novos autocaravanistas que referiu?
Registado
Matias
Visitante
« em: 20 Mai 2006, 14:55 »

Prezados companheiros,

Para testar o meu PC portátil novo tenho-me portado como um jovem e tenho percorrido um pouco mais o fórum, e quando dava uma olhadela ao AC e desenvolvimento turístico fiquei maravilhado, na verdade nem sei exprimir o que senti, tudo de um romantismo acerbador, o assistir a uma tão acesa e tão bem escrita troca de opiniões protagonizada por 2 companheiros que sabem q.b. para opinar sobre o mundo AC.
Dessas longas intervenções vou retirar alguns trechos e apresentar a minha opinião, desculpem o "plagio", mas considero ser uma prova de interesse pelo que dizem achando não merecer qualquer castigo.

Deu para entender que há alguns lamentos, algumas certezas, algumas sugestões, mas há sobretudo segundo o meu ponto de vista uma ausência de conhecimento com a realidade do novo mundo AC. E há na verdade um novo mundo, que é constituído pelos ACs sem qualquer ligação anterior ao campismo, e que nestes últimos 6 anos aumentou bastante, sendo os seus pensamentos muito diversos, difíceis de entender, ainda mais difícil é trazê-los para o associativismo, exemplo disso é a minha própria experiência, pois em 2004 e 2005 vendi cerca de 100 AC e só consegui filiar no CPA 2 ACs, como vêem o saldo é bastante negativo.

Mas como reza a história irá aparecer mais tarde ou mais cedo alguém que com ou sem protagonismo possa proporcionar ideias concretas para uma estratégia orientada atingido o tal fim promissor, e creio ser disso exemplo quem sabe não o fim mas o inicio, o lançamento dos passeios CPA para pequeno grupos, que poderão vir a ser parte importante na divulgação do AC no espaço rural, aqui sim, com a ajuda de terceiros, entidades oficiais e empreendedores turísticos, e mesmo que o processo seja demorado, é na verdade fundamental, mesmo indispensável, juntando a esta tomada de atitude a mobilização de pessoas criando-se delegações regionais, com um mínimo de sócios estabelecido pelos estatutos, que logo à partida combatia a falta de apoio de que se queixa a direcção, que é notório.

Eu e o nosso companheiro José Luís estamos bastante empenhados no sentido de conseguirmos um principio de projecto para a nossa zona que dê possibilidade de realização de um passeio em Sintra.
Vamos todos trabalhar para não andarmos a visitar sempre os mesmos locais, sem pensar que é cómodo ficar à espera do dia em que todos irão estar de acordo.
É muito difícil por vezes aceitarmos as ideias dos antagonistas, creio ser necessário Ter um pouco de humildade, e seja ou não simpático, humildade é coisa que uma percentagem elevada de ACs não tem.
Basta falar de Foios, mas não se pode desistir, seguindo o exemplo da direcção, o bom senso irá prevalecer, e a força de todos os que poderem colaborar será a única que temos para vencer.

A bem de todos os ACs,

Cumprimentos
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir

Ir para: