Olá Companheiros. A todos as minhas saudações.
Também eu no final de Agosto passei pelo espaço disponibilizado pela Junta de Freguesia de Porto Covo e, em primeiro lugar, quero aqui deixar um bem haja pela atitude daquela Junta de se ter lembrado dos autocaravanistas e ter disponibilizado aquele espaço onde somos bem recebidos e onde podemos estar sem que as autoridades nos venham incomodar

.
Pena que sejam poucas as Autarquias a proceder desta forma.
Em segundo lugar gostaria de deixar aqui também o meu contributo para um tema que nos toca em particular enquanto autocaravanistas e em geral enquanto cidadãos.
Pois enquanto permaneci naquele espaço tive oportunidade de verificar que ali se encontravam companheiros, se assim lhes posso chamar, que quando lá cheguei, estes já lá estavam e quando abandonei definitivamente aquele espaço ao fim de três dias eles ainda lá ficaram com as suas autocaravanas e caravanas de toldo aberto dia e noite, viradas umas para as outras a fazer de "quintalinho" alcatifa no chão cadeiras e mesas no exterior, fogareiros e todos os artefactos e utensilios que são próprios de serem usados num qualquer parque de campismo

.
Tive oportunidade de verificar aquilo que é referido no anterior post, companheiros a lavarem autocaravanas e ainda outros "utilizadores" a lavarem carros pela parte de fora do espaço, ou seja, na rua ao cimo do espaço paralela ao ponto de água

.
Vi companheiros despejarem os tanques no local correcto mas, após o despejo a dirigirem-se para o local de prenoita com o escoamento aberto, talvez para que despejasse o resto da àgua existente no depósito.

Também vi muitos daqueles companheiros que ali permaneciam à longo tempo com a velha esperteza de deixar a torneira do tanque e ela ir pingando ao longo do dia e da noite ou então, havia mais de meia duzia de autocaravanas com avarias nas torneiras

. Neste caso não se pode dizer que grão a grão enche a galinha o papo mas antes que pingo a pingo livra-se o espertinho do que não necessita

.
Independentemente de isto tudo Porto Covo continua a ser uma Vila que nos recebe bem e não merece que alguns companheiros continuem a pernoitar e a acampar no estacionamento da praia grande nem tão pouco na rotunda da praia do banho e muito menos por tudo o que é falésia.
Abstendo-me de ser autocaravanista desde à quase dez anos e campista à mais de vinte e fazendo o exercicio de olhar da rua para dentro daquele espaço, sinceramente não gostei do que vi

.
Autocaravanas a poucos centimetros umas das outras

. Que tipo de privacidade têm aqueles companheiros? Lixo espalhado por todo o lado, sacos de plástico, garrafas e garrafões de água, bocados de papelão que já serviram de alcatifa debaixo dos toldos.

Dejectos de animais domésticos e tudo o mais que se possa imaginar

.
Posto isto, gostaria apenas de referir o seguinte: Somos nós autocaravanistas que estamos a ditar o nosso fim em Porto Covo e das duas uma, ou a Junta de Freguesia encontra uma forma de controlar o que se passa naquele espaço, uma vez que nós não somos capazes de o fazer, impondo um controlo de entradas e eventualmente uma taxa de utilização o que geraria uma fonte de receita para a Junta que por sua vez a podia aplicar no melhoramente daquele espaço, promovendo ainda junto das autoridades policiais um maior rigor no aconselhamento aos companheiros que pernoitam noutras zonas que não o façam e se dirijam para o local indicado ou então vamos num futuro muito próximo deixar de poder utilizar aquele local em virtude da pressão urbanistica que aquele municipio é alvo agravado pela aprovação do novo plano de ordenamento urbanistico da Peninsula de Troia e Litoral Alentejano

.
É demais conhecido o interesse do Grupo Sonae e outros grupos espanhóis que querem fazer da franza entre Tróia a Vila Nova de Milfontes um condominio fechado de acesso só a alguns e os autocaravanistas de certeza que não fazem parte desses

.
Portanto aqui fica em forma de alerta uma antevisão do que se irá passar num futuro próximo em Porto Covo se nós, autocaravanistas não conseguirmos alterar o rumo das situações e, não me venham chamar de visionário derrotista ou mensageiro da desgraça. Sejamos objectivos e realistas

.
Cumprimentos a todos os companheiros(as) e boas viagens
Rcruz