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Autor Tópico: NOÇÕES BÁSICAS SOBRE PDIs  (Lida 10562 vezes)
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joaom
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« Responder #1 em: 05 Jun 2012, 09:47 »

Companheiro

ao ler a tabela fiquei com uma duvida. A extensão do ficheiro fornecido pata o NDrive em: http://www.campingcarportugal.com/indexas.htm  é KML, no entanto nesta tabela afirma ser XML .

Talvez isto esteja na raiz do problema que eu tenho em não conseguir importar PDIs para o NDrive sempre que sigo as instruções obtidas em vários sites vão parar aos favoritos o que não dá jeito nenhum.

O programa de conversão que se encontra disponível nesta secção não converte para XML.

Ou seja estou a ver que tenho que trocar de GPS. Será que o companheiro publicará instruções para o NDrive (como já o fez para o Tomtom) ?
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« em: 01 Jun 2012, 00:29 »


NOÇÕES BÁSICAS SOBRE PDIs


Independentemente da marca e modelo de “GPS” que cada um tenha e do tipo de Programas que constituem a interface entre a máquina e o operador são os “PDI” os ficheiros que mais interessam aos autocaravanistas, imediatamente após a atualização dos mapas.


O QUE SÃO “PDI”?


“PDI” são as iniciais de “Pontos De Interesse” que em inglês se denominam “POI” ou seja “Points Of Interest” e que essencialmente constituem Listagens, normalmente organizadas por Temas, onde constam a denominação do “Ponto de Interesse” e as respetivas coordenadas.

Se no “GPS” o autocaravanista tiver “PDIs” referentes a, por exemplo, “Áreas de Serviço para Autocaravanas” ou “Parques de Campismo” ou “Locais de Estacionamento” ou “Gasolineiras”… terá ao dispor Listagens que simplificarão as viagens que efetuar.


QUAL A UTILIDADE DOS “PDIs”?


Suponha que se encontra, pela primeira vez, algures na cidade de Lisboa e pretende deslocar-se para o Museu de Arte Antiga. Primeiro necessita de saber a morada do Museu e também o local onde se está nesse momento. Depois, pega num mapa da cidade (se o tiver) e traça uma rota que vá do local onde se encontra até à morada do Museu. A complexidade, especialmente numa cidade, de seguir através do mapa, a rota que estabelecer, é evidente.

Com um “GPS” esta situação é fácil. O próprio aparelho encontra as coordenadas do local onde está e, após “chamar” o “PDI” com o tema Museus, opta por aquele que pretende visitar e, com um simples “clique”, define o percurso. O resto é o normal.

Imagine, agora, uma outra situação: Está em viagem na autocaravana, já é noite, não conhece a zona e necessita parar para pernoitar. Com o “GPS” “chama” o “PDI” com o tema “Áreas de Serviço para Autocaravana”, indica que pretende a localização de uma Área mais próxima da zona onde está e, num ápice, são dadas a escolher várias Áreas com a indicação da distância a que se encontram. Se a distância for exagerada pode sempre optar por um “PDI” com um tema como “Locais de Estacionamento” ou, mesmo, “Parques de Campismo”.


COMO FUNCIONAM OS “PDIs”?


Sendo os “PDIs” Listagens digitalizadas as mesmas são “guardadas” em ficheiros informáticos devidamente identificados. Cada identificação de um ficheiro é constituída por duas partes distintas: o nome propriamente dito e uma extensão formada por três caracteres, separadas por um ponto.

Sem entrar em pormenores sobre os porquês, os nomes, que até podem ser alterados pelos utilizadores dos “GPS”, não devem ser muito extensos e também não devem ser utilizados caracteres portugueses. A duplicação de denominações de ficheiros não é permitida.

As extensões são formadas por três caracteres e têm uma designação de acordo com o “GPS” em que funcionarem (Ver Lista abaixo).

Os autocaravanistas que utilizam programas editores de texto, nomeadamente o “WORD”, sabem que sempre que é gravado um texto o mesmo é colocado num ficheiro com um nome atribuído pelo operador e uma extensão designada por “DOC”. De forma semelhante funcionam os “PDIs”.

Os ficheiros “PDI” trabalham em parceria com um outro ficheiro, gráfico, com dimensões pré- estabelecidas, com o mesmo nome do respetivo “PDI”, mas com uma extensão diferente e com uma designação de acordo com o “GPS” em que funcionarem (Ver Lista abaixo).

Estes ficheiros gráficos guardam ícones que são localizados nos monitores dos “GPS” nas localizações onde se situa um específico ponto de interesse.

Em condições semelhantes podem ser criados ficheiros áudio para trabalharem com os ficheiros "PDI" permitindo que o utilizador do "GPS" seja alertado através de som específico (incluindo frases) sempre que se encontrar a uma pré-definida distância de um pré-definido "PDI".


« Última modificação: 01 Jun 2012, 10:15 por infoCPA » Registado

Associação Autocaravanista de Portugal - CPA
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