Visite o novo Portal do CPA!

Caros Associados e Visitantes do fórum CPA,

Informamos que este fórum, por razões técnicas que se prendem com a sua incompatibilidade com os avanços tecnológicos, teve de ser bloqueado definitivamente, mantendo ativa toda a informação que foi sendo guardada desde a sua fundação e que pode ser consultada a todo o momento.

A Direção

Campanha de Angariação de Associados

A direção deliberou promover uma campanha de angariação de associados nas seguintes condições:

1. A campanha inicia-se a 1 de janeiro e termina a 31 de dezembro de cada ano, renovando-se automaticamente até informação em contrário;

2. Os associados proponentes devem ter a quotização de cada ano paga à data em que propuserem o primeiro novo associado do respetivo ano;

3. No âmbito e para os efeitos desta campanha os associados proponentes, por cada novo associado efetivamente inscrito anualmente, têm um desconto de 25% do valor da quotização do ano seguinte ao da inscrição dos novos associados, com o limite de 100%.

Páginas: [1] 2  Todas   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Experiências por terras de Espanha  (Lida 24499 vezes)
paiser
Visitante
« Responder #28 em: 19 Mai 2008, 21:01 »

Companheiros

Quem me dá dicas para 1 semana pelas terras de Sevilha,Córdova e Granada?Os mais viajados deixem aqui as suas experiências,faz favor

Cumprimentos e vão devagar para gastar pouco

Ernesto Pais
Registado
msilva
Membro de Mérito

: ago, 2006

Visitante Nº 1053

« Responder #27 em: 16 Mar 2008, 18:19 »

Caro Morgado:
Permita-me fazer uma correção á localidade que diz ser Porto Manaus é Porto Banus; excelente marina de grandes e ricos yates, bons carros e muitos arabes...é uma zona espetacular com lojas das melhores marcas bares e restaurantes para todos os gostos.
MSilva
Registado

Mário Silva
Loures
morgado
Membro Júnior
**

: mar, 2008

Visitante nº 1513

« Responder #26 em: 16 Mar 2008, 01:18 »

Caros companheiros

No ano passado fiz sul de Espanha de Bendorm até Marbelha, depois Jerez de la frontera e Lisboa.

Fiquei sempre fora dos parques de campismo.

Usualmente costumo pernoitar em zonas residencias calmas (não em bairros sociais) ou junto ás praias.
De dia visito locais onde pernoito e ao fim da tarde, levanto "acampamento" até ao proximo local.
Em Benidorm fiquei parqueada numa rua sem saida em frente á praia do Levante (Zona calma) e deu para ir á praia e vistar o centro.
Em La Manga também fiquei numa rua sem saida, numa zona residencial junto á praia perto de um restaurante que tem feitio de barco.
Em roquetas del mar, também permaneci junto á praia, numa zona em construção de moradias, perto do centro comercial de Roquetas, junto á praia existe um paredão com WC e Chuveiros.
Em Torremolinos parqueei junto á praia, em frente a um restaurante e não tive qualquer problema.
Em Marbelha pernoitei junto á praia de porto manaus, numa rua sem saida. A localização é excelente pois podemos dar uma volta pela Marina de Porto Manaus, percorrendo a pé pelo paredão.
Como vim a referir até á presente data ainda não tive qualquer problema com as estadias fora dos parques, o unico problema é por vezes encontrar agua para abastecer.
As praias de Espanha são de uma forma geral excelentes porque podemos tomar banho nos chuveiros existentes nas praias.

Em Junho pretendo, fazer o nordeste de Espanha (Santander), Loudes, Andorra, Barcelona, Valencia, Madrid, Avila, Merida e Lisboa, espero que 15 dias deêm para o percurso.

Até á proxima

Morgado
Elliot Garage
Registado

Elisa Morgado
Cascais
nelson
Visitante
« Responder #25 em: 11 Mai 2007, 19:29 »

VIVA MARIO
ESTOU IGUALMENTE EM PREPARATIVOS DE VIAGEM ATE BENIDORM.
A ULTIMA VEZ QUE FIZ FOI EM 12 DIAS ATE CADIZ , POSSO DIZER QUE E MUITO JUSTO ,MAS DA SEMPRE , DE TODAS AS MANEIRAS E SEMPRE RUMO A CASA.  NAO FIQUEI EM BENIDORM , FUI FICAR A EL CAMPELO , EM CADIZ CUSTUMO A FICAR A ENTRADA DA NIV JUNTO A PRAIA JUNTO A PRAIA NO PARKING.,TENS CASAS DE BANHO COM DUCHES E AGUA.
Registado
Decarvalho
Visitante
« Responder #24 em: 11 Mai 2007, 17:04 »

alo.............

yes!

esse parque de campismo é o Las Dunas...e o melhor restaurante é qualquer um dos ROMERIJO...
pode tambem estacionar, logo a entrada de Puerto de St Maria num parque de estacionamento pago e vigiado...
Registado
A748-2
Visitante
« Responder #23 em: 11 Mai 2007, 12:42 »

Bom dia,

Mário, embora possa não ser uma grande ajuda, deixo-lhe aqui dois endereços que pode visitar para planear a sua viagem. Resta-me só dizer que em relação ás AS indicadas pelo PACA, nem sempre estão a funcionar correctamente. De resto a única coisa, que não deve descurar é a segurança. Junto a Cádiz tem um excelente parque de campismo que fica em Puerto de Stª Maria mesmo em frente á praia.

www.lapaca.org
 www.campingsonline.com

Boa viagem
Registado
Decarvalho
Visitante
« Responder #22 em: 11 Mai 2007, 09:56 »

VIVA.................

pois sugiro espreite a informaçao sobre varias viagens que tenho feito e estao relatadas e com fotos em
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com

se tiver duvidas contacte por estes posts do forum, ou em directo, seja pelo sistema do forum seja em e-mail

bons planeamentos...
Registado
mario
Visitante
« Responder #21 em: 10 Mai 2007, 23:53 »

Companheiros
pela primeira vez estou a entrar no forum não sou conhecedor de como devo participar mas estou cá para aprender. 

Pretendo durante 11 dias visitar o sul de espanha começando com uma viagem directa até Benidorm e  visitar toda a costa até Cadiz como não conheço os locais de interesse para pernoitar e visitar assim como  areas de serviço, solicito aos companheiros que já visitaram esta zona uma ajuda.
Obrigado
Mário
Sócio - 970
Registado
s.viajante
Visitante
« Responder #20 em: 18 Mar 2007, 02:35 »

Boas noites a todos.
Estive por aqui a ler sobre o que se diz sobre o sul de Espanha e veifiquei que alguns companheiros conhecem alguns dos locais que penso visitar a partir do proximo fim de semana, qualquer informação sobre onde se pode ficar em segurança entre Sevilha, Cádiz,Málaga e Cartagena, agradeço.

Cumprimentos.

J.Pereira
Registado
A748-2
Visitante
« Responder #19 em: 03 Mar 2006, 00:57 »

Boa noite,

Ricardo, o caso aqui referido pelo Nuno, já eu também tinha ouvido de 2 Autocaravanistas portugueses, mas neste caso em França junto a Marselha.
Nestes casos, nem o facto de ter uma "fera" dentro da AC, resolve o problema. Por isso, todo o cuidado é pouco, e tudo aquilo que nós possamos fazer para evitar estas experiências traumatizantes, acho que nos devemos munir e activar todos os meios de defesa.
No fim de contas pode ser o suficiente para nos estragar as férias, e então se estivermos no principio das mesmas, mais revoltante se torna.
Acho que aqui, a única solução é nós darmos a entender que mesmo que utilizem esse gás, vai ser dificil entrar ou sair impunes.
Um sujeito disposto a fazer isso vai sempre pensar se compensa andar lá dentro a roubar com um alarme a tocar, sujeito a ser descoberto. Refiro-me claro a sitios com algum movimento.
Registado
nunor
Visitante
« Responder #18 em: 22 Fev 2006, 18:00 »

Boa tarde Ricardo
Realmente é um bom "alarme". O mais parecido que tenho é a Becas, uma gata preta..... Wink
Mas atenção, quando andei à procura de ACs usadas lembro-me de um companheiro dizer-me que tinha estado no norte de espanha com um rotweleir e que tinha sido assaltado numa noite que ficou fora de um parque.  Ao que parece introduziram gás soporífero e nem o cão deu pela entrada dos Palavra censurada.  Undecided
Por isso todo o cuidado é sempre pouco. Toca a ligar os alarmes. Smiley
Há um tópico no forum que fala sobre alarmes em que se refere este tipo de alarmes para gases.
http://cpa-autocaravanas.com/forum/index.php?topic=19.15
Um abraço e uma festa ao Bocas
Nuno
Registado
rduarte
Visitante
« Responder #17 em: 22 Fev 2006, 13:49 »

OLA NUNOR

Relativamente a sistemas de segurança, podera realmente ser necessario, mas em dois anos nunca tive qualquer tipo de problemas até tenho o alarme desligado.
Só uma achega tenho o (BOCAS/Sibriano), membro autocaravanista da familia com quatro patas que e o meu substituto ao volante quando saio da AC, se calhar e o melhor alarme???
Registado
nunor
Visitante
« Responder #16 em: 22 Fev 2006, 11:02 »

Bom dia Ricardo

Estou a ver que no CPA existem muitos "outsiders" e aventureiros. Wink
Nos primeiros tempos pretendo andar pelos parques, para me ir habitudado à AC e para ver as necessidades em termos de água e luz e depois quem sabe aventurar-me a ficar fora dos parques.
Mas aí tb não é só necessário gerir os recursos de água e luz, é tb preciso estar bem protegido com alarmes, fechaduras e afins não é?

Um abraço
Nuno
Registado
rduarte
Visitante
« Responder #15 em: 22 Fev 2006, 10:27 »

Ola Nunor
Como ja deu para entender eu sou um outsider, tal como a Decas, este ano fiz Lisboa - Toulouse - Bearitz- ACorunha- fiz um desvio ate Puebla De Sanabria e de seguida a costa até Lisboa, em pleno Agosto, tambem reparei que os parques por onde passava estavam sempre completos.
Para se ser outsider e necessario criar condições na AC,
Painel solar, e uma reserva de Agua, depois aprende-se a gerir o que se tem.
Mas cuidado Nunor quem exprimenta fora não volta para dentro

Registado
A748-2
Visitante
« Responder #14 em: 17 Fev 2006, 13:13 »

Bom dia,

Deixa lá Nuno, não te atormentes, há coisas bem pior na vida(ser do Sporting), e no fim de contas... 18 anos também passam depressa... Grin Grin Grin

Atenção Decas, já conseguimos descobrir o único defeito do Nuno, há que ter um pouco de paciência com ele, nem todos somos perfeitos!! Grin Grin Grin
Registado
nunor
Visitante
« Responder #13 em: 16 Fev 2006, 10:04 »

Oh Luís tenha calma, não me confunda....Eu sou dos lagartos...... Wink

Realmente com a tua Ac era difícil de estacionar. É mais um ponto a acrescentar às preocupações da organização, ter reservado 2 ou 3 lugares para os aviões....  Grin

Um abraço
Nuno
Registado
A748-2
Visitante
« Responder #12 em: 16 Fev 2006, 01:08 »

Boa noite,

Exactamente Nuno. Por isso é que a única coisa que apontei ao 31º encontro no Cartaxo, foi o espaço para o parqueamento.
Dá-me ideia que a Decas é daquelas pessoas que vai naquelas excursões a Espanha, e que depois de um almoçinho bem regado, toca a impingir a esta malta, colchões e aspiradores.... Grin Grin Grin
Para conhecer tão bem Espanha....!!!
Além disso acho que o Nuno, não vai de avião para precisar de manobras de aproximação.... Grin Grin (Oh valha-me Deus!!)
Basta ter lá trabalhado.... Wink
Bem, mas viva o nosso presidente o Pintinho... ou também me vai dizer que é dos "moiros"??

Decas, faça a seguinte expêriencia: Depois de ter estado ligada a 220V (não é a Decas!) é a Westinha, repare se a carga da bateria aumentou. caso ela tenha aumentado é porque a bateria recebe carga. Caso isso não aconteça, há qualquer coisa que me escapa, e isto pela simples razão de, se tem uma entrada para 220V, serve exactamente para suprir a energia consumida através da bateria de 12V.
Registado
nunor
Visitante
« Responder #11 em: 15 Fev 2006, 15:44 »

Hummm, já estou a ver qual é tua AC, Luís. Não estacionaste no Cartaxo mesmo no topo do estacionamento, em cima do passeio? Isso não é uma AC, é um avião....... Grin
Realmente com esses apetrechos todos tens uma grande autonomia.
Cuidado Luís que a Decas é uma mulher do norte, carago....... Wink
Um abraço
Nuno
Registado
Decas
Visitante
« Responder #10 em: 15 Fev 2006, 02:32 »

Ora bem Companheiro Luis,

A costa mediterranea, vai desde Cádiz a Barcelona. Certo?  Wink,

La Manga do Mar Menor, fica bem perto de Múrcia ( 100 Km) e a quase 400 Km de Málaga. Antes de Málaga a meio caminho tem a costa de Almeria, por sinal com um sítio lindíssimo Almerimar. Certo? Grin, Não sou alentejana, sou nortenha, nascida na Cidade Invicta. Grin Grin Grin. ( mas já trabalhei no alentejo) Kiss

Dei ao Nunor 2 pontos de referêcia + perto, se quizer dar mais longe pode começar em Tarifa e acabar em Stiges. Grin Grin Grin É só andar por ali acima ou abaixo, e aí sim, Faz Tarragona, Castelló...Benicassin... Benidorm... La Manga... Almeria... Motril...Málaga.. Torremolinos.. Banalmadena.... Mijas...Marbella... Puerto banus... Puerto la Duquesa... Tarifa. Apenas quis aproximá-lo da zona.

Callahonda, também existe a Virgem nos Picos da Europa, Mar Cantábrico. No Norte, daí ter dito que não sabia ao qual se referia. Para terminar de Lagos a Santarem são à volta de 300km, bem mais perto que de Málaga a La Manga. Grin Grin Grin Grin

E eu é que sou alentejana Roll Eyes

Essa da bateria no descanso estar a carregar é que eu não sabia, pq não me indica sinal de carga no painel, do mesmo modo que indica em andamento. Então se ligar a Av a 22ow e não dispendar energia, ela está a receber carga?
« Última modificação: 15 Fev 2006, 02:36 por Decas » Registado
A748-2
Visitante
« Responder #9 em: 15 Fev 2006, 02:09 »

Boa noite,

Nuno, para ficarmos fora, temos de criar condições para isso ou procurar uma AC que esteja preparada minimamente para isso. Uma das coisas que referi á tempos, em relação ao "gabinete técnico" do CPA, era precisamente essa ajuda para responder ás perguntas que me fazes, e que eventualmente quando compraste a tua AC levarias isso em linha de conta na tua opção.
Bem, mas passemos ao mais importante. Dizer-te o que a minha AC tem, não vai servir de bitola em relação á tua, porque a minha é um veiculo pesado (5000Kg) e por isso permite ter o mesmo equipamento que a tua, mas com mais capacidade.
Por isso na minha eu tenho: Depósito de águas limpas de 120Lt Depósito de águas sujas 100Lt, 2 baterias suplementares de 90 Ah cada uma, um gerador 220V TEC 29 e por último 2 painéis solares de 80W cada um. Ou seja com este equipamento permite-me estar em qualquer lugar o tempo que eu quiser, estando só limitado pelo enchimento de águas limpas e despejos de águas sujas e WC quimico. De resto em termos de energia eléctrica para tudo o que trabalha a 12V, tenho os painéis solares a carregar as baterias e no caso de querer ligar ou o ar condicionado ou o microondas basta-me ligar o gerador. De qualquer forma, se tiveres um painel solar e se antes de ires para esses sitios levares uns jerrycans com mais alguma água, permite-te estar mais 1 ou 2 dias. Por isso é que eu te disse, em relação aos duches grátis na praia, coisa muito usual nas praias espanholas, é menos uma coisa com que tens de te preocupar.
Em relação aos locais que te indiquei:
1º Não leves muito em linha de conta o que a Decas diz, porque dizer que La Manga fica a N de Almeria e a S de Múrcia é o mesmo que dizer que a Caparica fica a N de Lagos e a S de Santarém....
(A Decas deve ser alentejana..... Grin Grin Grin)
Todos os sitios que te indiquei, ficam na costa mediterrânica por isso olhando para o mapa e partindo de Málaga encontras Motril  e logo a seguir Calahonda.(sempre junto á costa).Mais acima a seguir a Cartagena encontras La Manga. Por fim, e mais a cima, a seguir a Benidorm (+ conhecido por Bebidorme/viagens de finalistas!!) encontras Altea. E isto tudo sem dizer aquele nome feio que a Decas disse que começa por M...(não havia necessidade!!! Grin)
Agora para a Decas: Ao ligar-mos corrente de 220V ela é tranformada em 12 V através de um transformador que vai carregar a bateria suplementar e só será consumida a necessária, o resto serve precisamente para carregar a bateria.
Registado
Decas
Visitante
« Responder #8 em: 14 Fev 2006, 23:52 »

Oi Nunor,

Claro que tenho uma suplementar e é essa que carrega em andamento, e não é preciso muito, umas voltinhas e já está, geralmente tem autonomia para 3 dias, carro parado, usando as  luzes, frigorifico que é tb 12v e bomba da torneira, findo isso dou uma voltita e carrega. Eu até acho que ela só carrega em andamento, acho que não carrega quando ligado a 220 W, mas isto se calhar é a minha ignorância na matéria / é daquelas de g >:(el).

Queres um conselho para o Verão, faz o norte de espanha, não é tão quente, é mais calmo e lindissimo.
Registado
nunor
Visitante
« Responder #7 em: 14 Fev 2006, 19:03 »

Oi Decas, pois se calhar vai acontecer o mesmo comigo. Vamos lá ver.
Só tens a bateria do carro? Não tens uma suplementar?

Ainda não decidi o passeio para as férias, mas em principio vai ser por cá. Com a bébé é mais complicado gerir o tempo...

Beijinhos
Nuno
Registado
Decas
Visitante
« Responder #6 em: 14 Fev 2006, 17:20 »

Olá Nuno,

Como sabes não sou grande perita nestas andanças de Ac/v, mas a minha experiência, no último Agosto, foi a seguinte. Fiz 30 dias de férias. De inicio ia naquela de ficar sempre em parques, até porque sempre fui campista e caravanista. Mas depois é como o Luis diz, chegas a um sitio lindo e é dificil que optes por ir embora para o Parque atrás do sol posto. Vais ter essa experiência. Então pernoitei 6 vezes em Parques, os restantes 24 dias sempre out. Precisei de ir a Parques, para lavar alguma roupinha e pouco mais. Porque encontrei Áreas de Serviço para os despejos e " enchimentos", estes mais fácéis porque há muita fonte boa também. A bateria carrega em andamento, para isso não precisei.

La Manga do mar menor é a Norte de Almeria e a Sul de Múrcia, águas muy tranquilas e calientes. Bonito

Calahonda poderá ser perto de Mijas, ou lá virgem de Calahonda, nos Picos da Europa, lindo tb, não sei onde o Luis se estava a referir.

Como temos a mesma experiência Wink Wink, grande!, Não queres sair em Agosto para outras paragens?
Registado
nunor
Visitante
« Responder #5 em: 14 Fev 2006, 11:05 »

Bom dia Luís e obrigado pela tua boa disposição..... Cheesy

Realmente adquiri a AC este ano e portanto estou a começar a desbravar o caminho.

Para além da segurança que é o principal motivo, ao ficar em parques conseguimos estender a nossa autonomia, pois podemos reabastecer e fazer os nossos despejos. Como é que fazes?   Quando precisas de àgua ou luz recorres a um parque e depois estás mais uma temporada "outside"?

Em relação aos sitios em Espanha, que eu aconselho:
Puerto de Stª Maria (Parque/Fora) La Manga (Fora) Altea (Parque) Calahonda(Fora).

Tirando o Puerto de Sta Maria junto a Cadiz, onde é que ficam os outros locais?

Um abraço
Nuno
Registado
A748-2
Visitante
« Responder #4 em: 14 Fev 2006, 01:06 »

Boa noite,

Nuno, não sei se é o teu 1º ano de AC, comigo passou-se a mesma coisa. Nas primeiras saídas fiquei sempre em parques de campismo. Mas quando experimentei a 1ª vez, ficar fora, a partir daí não quis outra coisa. mas isso é uma coisa que só tu, vais ter de descobrir. Talvez quando o fizeres pela 1ª vez, seja melhor que o faças acompanhado para te sentires mais seguro e descansado.
Há sitios, que tu vais achar um "crime" seres obrigado a ficares num parque de campismo a Km,s de distância.
Por norma sou um "outsider", mas com isto não quer dizer que por vezes por razões de segurança não utilize um parque, mas como devo ser alérgico, começa-me logo a aparecer uma borbulhagem no corpo!! Grin
Em relação aos sitios em Espanha, que eu aconselho:
Puerto de Stª Maria (Parque/Fora) La Manga (Fora) Altea (Parque) Calahonda(Fora).
Se quiserem informações mais detalhadas e se não conhecerem estes sitios, digam.

P.S. Chamo a atenção dos leitores que a primeira parte da explicação, (ficar fora ou dentro...) me estou a referir a parques de campismo.... Quanto ao resto, se o Nuno precisa de companhia para a 1ª vez, para outras coisas.... isso é lá com ele!! Grin Grin Grin Grin
Registado
Páginas: [1] 2  Todas   Ir para o topo
Imprimir

Ir para: