Visite o novo Portal do CPA!

Caros Associados e Visitantes do fórum CPA,

Informamos que este fórum, por razões técnicas que se prendem com a sua incompatibilidade com os avanços tecnológicos, teve de ser bloqueado definitivamente, mantendo ativa toda a informação que foi sendo guardada desde a sua fundação e que pode ser consultada a todo o momento.

A Direção

Campanha de Angariação de Associados

A direção deliberou promover uma campanha de angariação de associados nas seguintes condições:

1. A campanha inicia-se a 1 de janeiro e termina a 31 de dezembro de cada ano, renovando-se automaticamente até informação em contrário;

2. Os associados proponentes devem ter a quotização de cada ano paga à data em que propuserem o primeiro novo associado do respetivo ano;

3. No âmbito e para os efeitos desta campanha os associados proponentes, por cada novo associado efetivamente inscrito anualmente, têm um desconto de 25% do valor da quotização do ano seguinte ao da inscrição dos novos associados, com o limite de 100%.

Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Perguntas e Respostas para quem se quer iniciar no autocaravanismo  (Lida 13020 vezes)
danibeja
Visitante
« Responder #17 em: 31 Out 2009, 00:14 »

Boa noite,
Na minha opinião nestas questões de estacionamento das ACs é sempre uma questão de bom senso da parte da fiscalização (GNR/PSP), pois o que está escrito e regulamentado é que o estacionamento deve ser efectuado dentro dos limites das marcações no pavimento, mas como é evidente as ACs normalmente tem comprimento muito superior ao dos veículos ligeiros ditos normais.
Mas na minha opinião não deve ter problemas em estacionar a AC nesses locais pois normalmente as forças de segurança só se deslocam para esses parques com intenções de autuar quando existem queixas da parte de outros condutores, pois basta ter o cuidado de não deixar a AC a importunar outros utentes.
Compreenda que o autocaravanista também deve ter o bom senso de estacionar a AC de forma a prejudicar o menos possível os outros condutores; não é porque paga estacionamento que pode impedir os outros utentes de estacionar, circular, etc... e se possível procurar uma zona do parque que tenha mais lugares livres, visto que vai ocupar mais do que um lugar.........
Não é correcto tirar dois tikets de pagamento de parqueamento pois cada tiket só serve para uma viatura, apesar das boas intenções, se o fiscal quiser autuar, autua na mesma.
Evite cometer infracções, mas algumas são mesmo necessárias Wink
Em baixo informo também a legislação mais utilizada nestas fiscalizações:

Estacionamento de veículo, ocupando mais do que um lugar de estacionamento   Art.º 6.º, n.º 2
D.Lei 81/2006   Art.º 6.º, n.º 3
D.Lei 81/2006   € 30 a € 150   -   1.58.006.02.01-L
Resp.: condutor

Localidades, fora do local destinado a esse efeito e sem respeitar a forma indicada.   Artº. 48º, nº.4 do CE   Artº. 48º, nº.6 do CE   € 30 a € 150   -   1.54.048.04.01-L

Não deixar os intervalos indispensáveis à saída  de outros veículos (ou à ocupação de espaços vagos ou ao fácil acesso a prédios).   Artº48º. nº5 do CE   Artº48º. nº6 do CE   € 30 a € 150   -   1.54.048.05.01-L

Impedindo a ocupação de lugares vagos.   Artº50º., nº1, al. b) do CE   Artº50º. nº2 do CE   € 30 a € 150   -   1.54.050.01.04-L
grande abraço
danibeja
Registado
Ameneses
Hero Member

: mai, 2006

« Responder #16 em: 30 Out 2009, 22:35 »

Desde que não exista sinalização a proibir ewtacionamento de autocaravanas pode estacionar (caso das g.superfícies).

Se o estacionamento fôr pago, para não ter problemas pague dois estacinamentos.

Quanto à delimitação em altura devo dizer que em Espanha vários hipermercados (carrefour, por exemplo) abriram passagens para ac´s. Compreenderam que é vantajoso para eles! Já agora; nalguns até pode pernoitar, caso de Algeciras.

Ameneses

Autocaravanista
Registado

Adérito Meneses
Aveiro
Manel
Membro de Mérito

: out, 2006

« Responder #15 em: 30 Out 2009, 19:04 »

Boa Tarde a todos!

Aqui vai 1 pergunta para quem de saber e boa vontade possa responder:

É permitido (legal) estacionar a AC em Parque de Estacionamento Autorizado,

mas com delimitações no piso adequado a ligeiros?

É que neste caso temos que ocupar 2 lugares, quer seja numa rua um num parque (estilo os das grandes superficies)!

Afinal as nossas Ac são de categoria "ligeiro", mas são compridinhas...

E se fôr parque pago... podemos ocupar 2 e pagar só 1?

Obrigado

Saudações
Registado

Eugénio Reis
Torres Novas
JorgeUMM
Visitante
« Responder #14 em: 09 Out 2008, 22:06 »

Boas Caravanistas

Partindo da velha máxima de que quem não sabe pergunta e, já agora deve fazê-lo a quem detém o saber da experiência feito.
Eu como sou novo nestas andanças gostaria que alguém me pudesse explicar a forma correcta da utilização dos produtos para as cassetes de WC.
Comprei três produtos, citando de memória um para a cassete, outro para o WC para reduzir os odores eum terceiro para eliminar os limos.
Querendo acreditar que estas dúvidas já vos tenham assolado em tempos idos, agradecia esclarecimentos o mais completos possíveis, em particular, onde colocar, dosagens e substituições.
Fazendo votos para que estas minhas hesitações sejam clarificadas aceitem os meus agradecimentos antecipados.

Jorge Figueiredo
Carregal do Sal 
Registado
urbino
Membro de Mérito

: dez, 2006

« Responder #13 em: 15 Dez 2007, 19:39 »

Companheiro:
A vantagem do propano é que lhe permite suportar temperaturas muito mais baixas sem congelar, ao contrário do butano que congela a temperaturas mais altas.
Boas curvas ... sem congelamentos
Registado

César Urbino Rodrigues
Bragança
franklim
Visitante
« Responder #12 em: 15 Dez 2007, 19:14 »

boas   caravanistas  qual o gas a utilisar na ac propano  ou butano  ate agora consumiu o que    vinha com ac  as garrafas eram alemas nao tem nenhuma especificacao
obrigados abraco boa viagem
« Última modificação: 15 Dez 2007, 19:33 por franklim » Registado
msilva
Membro de Mérito

: ago, 2006

Visitante Nº 1053

« Responder #11 em: 11 Out 2006, 23:56 »

Conpanheiro ANTONIO:
Depois de ler todas as suas dúvidas, depois de umas mini ferias bem passadas em AC, e vendo as suas exigencias se as concretizar depressa achará algumas inúteis. Hoje regulamos as nossas necessidádes por supérfluos e não por os essenciais. Não entre nesse erro pois vai gastar €€€ sem grande necessidade. 7m para uma autocaravana com rodado duplo para 5/6 pessoas é um supérfluo, capuchino??? Se não é por €€€ veja bem as integrais, melhor visibilidade,acessibilidade, e a nivel de tração, trazeira ou dianteira é indiferente(vamos passear devagar) abs É essencial; airbags?, quantos anos sem acidentes em que vai cada 2 anos mandar á manutenção sem deles necessitar(os airbags tem manutenções periodicas)embora agora são instalados de serie, a suspensão pneumatica só quem a tem é que goza de uma segurança de condução segundo a carga e estrada onde se circula, alarme de gás (que detecta desde soníferos narcóticos a insecticidas)é essencial para mais com crianças, o aquecimento em viagem a choufagem ou o ar condicionado estão á altura mas o ar condicionado serve para o inverno e verão. Com respeito ao gás(botijas) informe-se do GPL pois pode ter todos os aparelhos a trabalharem a GPL e atestar em qualquer zona de serviço e segundo as necessidades da viagem que vai fazer. Se tem disponibilidade informe-se para a compra da AC na Alemanha, Luxemburgo, Italia pois aí sim preocupam-se com a segurança/conforto e do que melhor pode ter numa AC a bons preços.
Cumprimentos
MSilva 
Registado

Mário Silva
Loures
Ruy Figueiredo
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: dez, 2005

Sócio Nº 76

« Responder #10 em: 11 Out 2006, 22:04 »

Companheiro António
Estava a dar uma olhadela cá pelo Forum e li as suas dúvidas.
A suspensão pneumática eu montei no meu carro e ficou muito melhor.
Reduz o balanceamento, aumenta a estabilidade em curvas, permite nivelar
a viatura em situação de carga, não tem manutenção.
Dai que os camions quase todos têm.
A instalação é rápida e simples.
Se quiser cópia do artigo que saiu no boletim nº 9 de Novembro 2005 no Clube temos
cópia.
Quanto ao rodado duplo no estranjeiro paga mais.
Depois de ler os seus requesitos creio que vai ser um pouco dificil encontrar
No entanto como técnico de automóveis estou ao dispor para qualquer ajuda, o meu contacto é o Clube normalmente estou lá à tarde.
« Última modificação: 11 Out 2006, 22:06 por Ruy Figueiredo » Registado

Com um até breve,
Ruy Figueiredo
Lisboa
AC1972
Visitante
« Responder #9 em: 29 Set 2006, 11:47 »

Companheiro Nuno,

Pela sua resposta depreendo que na sua autocaravana não tem instalado este suplemento à suspensão de normal, e que nunca também sentiu a necessidade de instalar, correcto ?

Obviamente, a utilidade da suspensão poderá variar de acordo com o tamanho da autocaravana. Pelo que li, penso que é não é algo essêncial, mas como já vos tinha dito eu sou caloiro  Cheesy

Um abraço,

António Carvalho
« Última modificação: 29 Set 2006, 11:51 por AC1972 » Registado
nunor
Visitante
« Responder #8 em: 29 Set 2006, 10:06 »

Boa pergunta companheiro António.

Não faço a mínima ideia. No Boletim de Novembro do ano passado sei que foi publicado um texto sobre suspensão pneumática. Não sei se ajudará muito mas já é alguma coisa.

Pode vê o texto aqui (pag.14):
http://cpa-autocaravanas.com/materiais/Boletim9Nov2005.pdf

Um abraço
Nuno
Registado
AC1972
Visitante
« Responder #7 em: 29 Set 2006, 09:59 »

Bom dia caros companheiros,

Qual é a vossa opinião sobre a suspensão pneumática ? É realmente indespensável para autocaravanas do tipo capucine com 7 metros ? Ou "vive-se" bem sem a ter?

Um abraço,

António Carvalho
Registado
rduarte
Visitante
« Responder #6 em: 27 Set 2006, 23:48 »

Boa noite

Companheiro AC1972, acrescente a lista o Conversor, quanto a questão do gas vai preceber que este dura muito na AC, mas as duas botijas são importantes, eu nunca ando com as duas cheias.
Quanto a capacidade das aguas os depositos de aguas limpas e sujas iram dar-lhe uma media de dois a tres dias, como tal com o tempo só vai ter que programar as viagens contablizando de tres em tres dias um dia para manutenção.

Ainda faltam os utensilios, lá para dentro pratos tachos copos, etc...

Noticia de ultima hora companheiro AC1972, ultrapassou a tara o peso bruto e mais alguma coiza que exista Cheesy Cheesy Cheesy

Boa Viagem
Registado
AC1972
Visitante
« Responder #5 em: 27 Set 2006, 23:04 »

Caros Amigos,

Em primeiro lugar o meu obrigado pelas vossas sugestões, que são fruto da vossa experiência. Eu nestas andanças ainda sou caloiro.
Mas tenho tentado aprender o máximo desde que decidi adquirir uma AC.
Neste momento tenho um modelo de referência que vai amadurecendo na minha ideia que é o seguinte (coloco entre parentes é o que eu acho essêncial) :

Rodado duplo  - tracção traseira (essêncial)
2400 cm3
140 cvs  e 6 velocidades

air bag do condutor (essêncial)
ABS (?)
Ar condicionado de cabine (essêncial)
Cruise control
computador de  bordo
pack electrico (vidros electricos e fecho centralizado de portas dianteiras de cabine)

No Módulo terá:
frigorifico 180 litros (essêncial)
casa de banho com duche separado (essêncial)
Aquecimento de viagem (não sei mas penso que deve ser essêncial)
1 cama de casal sempre feita (essêncial)
2 Beliches, podendo um fazer de garagem (essêncial)

Painel solar (essêncial)
rádio (essêncial)
toldo (essêncial)
antena de TV (útil mas não essêncial)
Porta bicicletas (essêncial)

Pelos vossos comentários acho que estou no bom caminho.

Depois acho que também é essêncial ter capacidade para levar 2 botijas de gás (penso eu que deve dar um conforto qd acabar uma ter outra). Será que estou a pensar mal ?

Como é que vocês resolvem o problemas das diferenças das garrafas de gas de país para país ?

Depois há uma outra caracteristica que também acho importante só que poderá ser complicada de resolver, por causa da tara das autocaravanas de 7 metros, que é aumentar a capacidade das águas limpas e sujas. Como é que vocês resolveram esta situação ?

Muito obrigado,

Um abraço,

António Carvalho
Registado
Raul Lopes
Visitante
« Responder #4 em: 27 Set 2006, 16:42 »

Caro AC,

Depois do que já foi dito não sei se lhe adianta estas dicas, logo verá:

• A capucine parece-me uma boa opção para quem viaja com família, até pelo espaço de arrumação que permite. Não é mais difícil de conduzir, nem insegura. Limita-se a ter um consumo ligieramente superior.
  • Actualmente a maioria das AC tem 7 ou mais metros. Depois de fazer 500 kms ao volante nunca mais dá pela diferença. São muito poucos os sitios onde vá com uma mais pequena que não possa ir com uma destas. Mesmo sem que a familia cresça o que ganha em espaço interior compensa.
  • Já quanto ao rodado duplo e maior segurança que permite, creio ser um mito. Aliás suponho que actualmente só os chassis Ford usam o rodado duplo. pelo menos nos modelos de Ac com menos de 3500Kg. Um chassis com uma boa distribuição de peso entre eixos e usando os pneus reforçados concebidos para autocaravanas dispensam perfeitamente o duplo rodado. Para além de que em alguns países pagam o dobro da portagem nas auto-estradas. 
  • Ar condicionado e bancos rotativos da cabine (que eu não tenho) são dois pormenores que a experiência me ensinou a valorizar na escolha. Quanto ao ar condicionado, ao viajar no Verão, especialmente pelo Sul da Europa, logo saberá dar-lhe o valor. Os bancos rotativos aumentam muito o espaço útil interior e, sobretudo aumentam a visibilidade frontal de quem viaja atrás, ao mesmo tempo que facilitam a conversa entre os viajantes.
    Uma daquelas garagens onde quase se cabe em pé também acaba por se revelar muito útil no momento de equacionar a compra de uma motinha, de uma bicileta ....etc.

Não se precipite na compra, este é o principal conselho que lhe dou!

Observe, compare, pense no que gosta de fazer e do que realmente precisa para isso ... e então decida-se pela compra. Tenha em conta que muitas vezes os vendedores  tentam encher os olhos às nossas companheiras com o forno do fogão, o micro-ondas, etc. Nessa altura vale a pena pensar se realmente com os hábitos que temos aquelas são as coisas fundamentais de que precisamos. Será que quando saimos de casa é que nos dá para fazer uns grandes assados no forno? Ou preferiremos o grelhador a carvão?

Mais duas sugestões: antes de comprar passe pela Campisport que está mesmo aí; pondere também as ofertas de AC usadas que estão anunciadas no nosso site e aqui no fórum na secção "outros assuntos".
Na secção "sites úteis" também encontrará um link que lhe permite comarar caracter´siticas das AC e preços (em Espanha).

Boa escolha e seja bem-vindo ao mundo dos turistas itinerantes!
[/list]
« Última modificação: 09 Dez 2006, 19:49 por Raul Lopes » Registado
nunor
Visitante
« Responder #3 em: 27 Set 2006, 15:58 »

Boa tarde AC1972

Eu concordo com o Rduarte. Será mais importante decidir primeiro sobre as necessidades (nº de camas, se é importante ou não ter sempre alguma feita, painel solar para quem pensa ficar maioritariamente fora de parques de campismo, uma bateria com uma capacidade razoável, de preferência de gel, câmara de recuo, televisão de LCD ou normal, de preferência de 12 V, tamanho do toldo, porta-bicicletas, espaço para arrumação, ar condicionado , etc, etc, há tantas coisas!!!)

Eu tenho uma AC de rodado duplo e o que me disseram era que será mais estável e mais difícil de atascar mas que gastaria mais gasóleo. Sinceramente não sei, pois nunca experimentei outra, mas faz todo o sentido que assim seja.

Quanto ao tamanho, o primeiro conselho vai para ter muito cuidado ao curvar. Nas primeira vezes convém fazer uma curva bastante larga para evitar os sinais de trânsito, semáforos ou árvores junto à berma. Depois com prática já nem nos lembramos que estamos a conduzir uma AC.

Mas há por aqui companheiros muito mais experientes. Pode ser que eles lhe dêm mais umas dicas. Se não, ponha dúvidas, que foi o que eu fiz quando decidi comprar a minha. Com perguntas concretas por vezes é mais fácil obter respostas.
Um abraço e boa escolha.
Nuno
Registado
rduarte
Visitante
« Responder #2 em: 27 Set 2006, 15:38 »

Boa Tarde

Bem vindo o forum AC1972, eu tenho uma capucino com rodado normal (espero que saiba que o rodado duplo na Europa paga classe 2), na familia somos 5 a contar com o cão, e acho que não se devia preocupar com o tamanho, pois ter 6,50 ou 7,00 mt, as dificuldades que vão aparecer é na altura (troncos, varandas e telhados, etc..), acho que têm que se preocupar é com o equipamento extra a colocar isso sim é importante (painel solar, conversor, suporte bicicletas, etc..), quando fui escolher a minha caracoleta foi amor a primeira vista.

Espero que tenha sorte na sua escolha.

Boa Viagem
Registado
AC1972
Visitante
« Responder #1 em: 27 Set 2006, 10:08 »

Em Junho aluguei 4 dias uma autocaravana para perceber melhor alguns aspectos e saber se´gostávamos ou não. Posso dizer que adorámos (eu a minha esposa e o meu filho de 5 anos). E como adorámos, estamos a pensar fazer um investimento de longo prazo e por isso optar pela aquisição de uma AC nova.
Desde de Junho até ao momento temos visto várias opções e falado com algumas pessoas ligadas às autocaravanas. O modelo que pensamos poder ser o ideal para nós (e a pensar num possível aumento da família) é o modelo capucine, com dois beliches. Juntando a estas características o facto de ter rodado duplo e tracção às rodas traseiras (o que me disseram foi que o rodado duplo e tracção traseira permite uma condução mais segura) implica que o comprimento da AC atinja o 7 metros.

A pergunta-lhe que eu faço é a seguinte: Acham que uma autocaravana de 7 metros é muito grande ?
Acham que com uma autocaravana mais pequena conseguia usufruir mais ?

Na vossa opinião qual é a vantagem de ter uma autocaravana grande (7 metros) e as desvantagens ?

Desde de já o meu obrigado,

António Carvalho
Registado
Decas
Visitante
« em: 20 Fev 2006, 00:40 »

Olá companheiros,

Deixo aqui um documento de perguntas e respostas frequentes que podem ser úteis para quem se queira iniciar no autocaravanismo.

O documento foi por mim traduzido e adaptado à nossa realidade a partir de um documento base de seguinte site:

http://www.viajalibre.com/index.php?
option=com_content&task=view&id=22&Itemid=49#2

Se algum companheiro quiser dar alguma achega ao texto ou à tradução é só dizer.
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir

Ir para: