Visite o novo Portal do CPA!

Caros Associados e Visitantes do fórum CPA,

Informamos que este fórum, por razões técnicas que se prendem com a sua incompatibilidade com os avanços tecnológicos, teve de ser bloqueado definitivamente, mantendo ativa toda a informação que foi sendo guardada desde a sua fundação e que pode ser consultada a todo o momento.

A Direção

Campanha de Angariação de Associados

A direção deliberou promover uma campanha de angariação de associados nas seguintes condições:

1. A campanha inicia-se a 1 de janeiro e termina a 31 de dezembro de cada ano, renovando-se automaticamente até informação em contrário;

2. Os associados proponentes devem ter a quotização de cada ano paga à data em que propuserem o primeiro novo associado do respetivo ano;

3. No âmbito e para os efeitos desta campanha os associados proponentes, por cada novo associado efetivamente inscrito anualmente, têm um desconto de 25% do valor da quotização do ano seguinte ao da inscrição dos novos associados, com o limite de 100%.

Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Comunicações via Rádio CB  (Lida 20033 vezes)
ramosj
Visitante
« Responder #13 em: 06 Mai 2007, 18:39 »

Caro RamosJ, boa noite de novo.
Há um sócio de longa data do CPA que é profundo conhecedor de rádios CB, e também comerciante no ramo: José Garcia, empresa CALEIDOSOM (Lisboa). 
Pode pedir o contacto à secretaria do CPA, pois é mais simples a explicação ao vivo do que estar a ler a legislação!...

Companheiro Mário,

Obrigado pela informação.

Saudações Autocaravanistas

José Ramos
Registado
Mário Caxias
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: fev, 2006

Sócio Nº 26

« Responder #12 em: 05 Mai 2007, 22:43 »

Caro RamosJ, boa noite de novo.
Há um sócio de longa data do CPA que é profundo conhecedor de rádios CB, e também comerciante no ramo: José Garcia, empresa CALEIDOSOM (Lisboa). 
Pode pedir o contacto à secretaria do CPA, pois é mais simples a explicação ao vivo do que estar a ler a legislação!...
Registado

Mário Caxias
Lisboa
ramosj
Visitante
« Responder #11 em: 03 Mai 2007, 15:00 »

Boas Companheiros,

Queria lançar aqui um pedido de esclarecimentos sobre instalação de um rádio CB numa AC (ou outra viatura).

Segundo o site Rádio Portugal CB http://www.radiocb.com/ no seguinte link http://www.radiocb.com/main/menus_main/banda_do_cidadao/05_gastos_instalacao/default.htm encontramos a seguinte informação sobre a instalação do Rádio numa viatura. Gostaria de saber se os valores estão correctos e o grau de dificuldade é tão baixo como dixem:

UMA ESTAÇÃO CB MÓVEL A FUNCIONAR LEGALMENTE?

Aqui, talvez seja o caso mais simples e económico, atendendo a que não é necessário tanto equipamento para operar, mas visto o caso por outra vertente, é muito mais complicado. Mas lá iremos...
Vamos basear o custo da estação CB móvel, nos mesmos valores do quadro anterior, não preenchendo o que não nos faz falta.

Rádio CB dos mais baratinhos   60,00€
Antena exterior 22,50 €
Medidor de estacionárias - SWR     12,50€
SUB-TOTAL.......... 95,00 €
Taxa vitalícia de Certificado de Registo  74,82€
TOTAL... 169,82 €

NOTA IMPORTANTE: Se já tem CERTIFICADO DE REGISTO não é necessário tirar outro, pois com o dito Certificado está autorizado a utilizar o número de equipamentos que quiser, tanto em base como em móvel, desde que estejam abrangidos pela Norma Europeia.
O exemplo anterior é para quem não tem estação CB fixa e quer montar uma estação CB móvel. Tanto num caso como noutro, o mesmo equipamento pode ser operado em fixo como em móvel.

::::::::::

Como vimos, a estação CB móvel fica muito mais económica do que uma estação CB fixa (base). A fonte de alimentação não é necessária porque é com a energia da bateria que o equipamento é alimentado.
Depois não há necessidade de comprar cabo coaxial para ligar o rádio à antena exterior, porque com a mesma já vem o respectivo cabo, e cortado à medida certa. A antena exterior além de ser mais barata, não requer todos aqueles acessórios que são indispensáveis para a montagem de uma antena no telhado da nossa residência.
Mas requer muito mais cuidado e alguns conhecimentos técnicos para que depois de montada, tudo funcione na perfeição. Apesar desses conhecimentos técnicos serem básicos para quem anda há alguns anos nestas coisas, para quem inicia agora a sua actividade como cebeísta, pode, à primeira vista, ser um pouco complicado.
Mas não é. O que é fundamental, é fazer as coisas com calma e quando não se sabe como fazer, é perguntar a quem sabe. Ninguém nasce ensinado, e um burro carregado de livros é um doutor.
Antes de iniciarmos a montagem da antena, há um aspecto muito importante a considerar, que é o seguinte: qual o tipo de material de que é feito o local onde se vai proceder à montar da mesma?

É chapa de ferro?
É fibra de vidro?
É plástico?
É fibra de carbono?
A base metálica da antena tem que ficar em contacto com a massa da viatura através da sua chapa ferro, ou de outro meio de condutibilidade.
Com o aparecimento de carrocerias em matéria isolante (fibra de vidro, plástico, carbono, etc.) a montagem de antenas para emissores-receptores tornou-se um pouco mais trabalhosa, havendo sempre a necessidade de procurar a massa da viatura, ligando-a à base da antena através com um condutor de cobre.
Agora, e que já sabemos como deve ser apertada a base da antena, vamos escolher o local onde a iremos fixar definitiva, ou temporariamente. Há três hipóteses a considerar:

Furar a corroçaria da viatura e montar a antena. Para a retirar, basta desenroscar a parte superior do conjunto (bobine onde está apertada a vareta). O que fica no local é só uma pequena peça metálica que pode ser protegida da chuva e do pó por uma pequena tampa de plástico.
Se não se quiser furar o carro, pode-se aplicar um acessório de aperto onde vamos enroscar a antena. Geralmente este adaptador monta-se numa das goteiras laterais, na borda do porta-bagagens, ou na porta traseira. Para a retirar, procedemos como no caso anterior
Se a viatura tem a carroçaria em chapa de ferro, o ideal é uma antena enroscada a uma base magnética. Pessoalmente, acho que é a solução mais prática, mas não a mais eficiente em termos operacionais. Para a retirar, neste caso, é um pouco mais complicado. Tem que se desligar o cabo do emissor-receptor, pois o dito está ligado directamente à base magnética onde vai enroscar a antera.

José Ramos
Registado
Mário Caxias
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: fev, 2006

Sócio Nº 26

« Responder #10 em: 29 Jul 2006, 01:21 »

Caro Nuno, apenas hoje li a sua mensagem, pois tenho andado arredado deste "café virtual". 
Claro que concordo consigo nas indicações que transmite.  A minha prática de CB é esporádica.
Registado

Mário Caxias
Lisboa
Carlos Nuno
Membro

: jun, 2006

« Responder #9 em: 23 Jun 2006, 18:20 »

Amigo Caxias
O uso do CB em coluna é, sem dúvida, uma mais valia para a viajem. Eu tenho alguma experiencia e, por isso mesmo, permito-me fazer um reparo porque fui, na minha profissão, Operador de Comunicações. Talvez por deformação profissional encaro o CB como uma peça de ferramenta. O que, lamentávelmente, algumas vezes se verifica é que alguns utilizadores fazem do aparelho um brinquedo pois a sua utilização tem, em termos  de Comunicações, algumas regras: - escutar antes de falar; não interromper uma comunicação de outro operador;ser breve e conciso;não utilizar o aparelho para brincar com comentários e " bocas " algumas vezes bem inconvenientes. Quanto maior é o grupo maior é a possibilidade de desvios ao bom uso do sistema e deve haver alguém que coordene a função. Fiz-me entender? Um abraço.
Carlos Nuno
Registado

Carlos Nuno
Amadora
Mário Caxias
Visitante
« Responder #8 em: 21 Jan 2006, 00:00 »

Olá, boa noite a quem está por aqui!
O uso de rádio CB numa viagem de mais de uma AC (mesmo que sejam apenas 2) torna-a muito mais agradável, quer pela redução da atenção sobre o percurso que leva a viatura da frente (desvios, circulação dentro de localidades, etc), quer pela facilidade de ir comentando o que se vê e planeando as paragens.
Se a viagem fôr por mais de uma semana e circularem com frequência nesses dias, o investimento tem retorno na melhor usufruição da viagem!  Além de que servirá para o próximo passeio, ou para melhor acompanhar os Encontros do CPA.
Cordiais votos de boa noite     Mário Caxias
Registado
rui_martins
Visitante
« Responder #7 em: 17 Jan 2006, 19:26 »

Olá,

Não tenho grande experiência de uso do CB ou de PMR quando viajo de AC pela simples razão de que na maioria dos casos viajamos sozinhos.  Contudo, nas nossas saídas relacionadas com o Todo-Terreno em que viajamos normalmente em grupo e por vezes com mais de 2 dezenas de viaturas, o CB é um instrumento muito valioso e a forma priveligiada de contacto entre todo o grupo.
Mais recentemente comprei também um par de PMR's que facilita a comunicação sempre que se fazem "inspecções preliminares de terreno" a pé ou mesmo quando temos alguém fora do jipe a dar-nos indicações sobre a forma como devemos avançar.
Não tenho, por isso, dúvida nenhuma de que para quem viaja em grupo, dispôr de CB é uma mais-valia apreciável.

Como se depreende do que acabei de escrever, sou possuidor quer de equipamentos CB quer de equipamentos PMR (vulgarmente conhecidos por walkie-talkies).

A minha experiência diz-me o seguinte:

1 - Equipamento CB:
     Este é o tipo de equipamento mais útil devido às suas características.   O seu raio de acção (área em que é possível comunicarmos com outros equipamentos semelhantes) é já bastante razoável, embora possa variar entre os poucos Kms e as dezenas de Kms dependendo das condições da zona onde nos situamos.
      A maioria dos equipamentos disponíveis funciona quer em AM quer em FM ( nota: AM e FM são modos de modulação do sinal audio na portadora, mas isso será concerteza um aspecto demasiadamente técnico e de importância reduzida para a maioria dos autocaravanistas...).
      Existem também equipamentos que têm ainda outros modos de funcionamento, nomeadamente SSB ( Banda Lateral Única ), mas a sua utilização obriga a ter Licença de Radioamador tanto quanto sei.
      Gostaria também de salientar que, apesar de serem largamente usados, a utilização de Amplificadores Lineares ( conhecidos muitas vezes como Alfa-Lima ) para aumentar a potência emitida é ilegal.
      Voltando ainda ao AM e ao FM, de um modo geral, para comunicação a distâncias muito curtas ( dezenas de metros ou poucas centenas ) é normalmente preferível o modo de FM, enquanto para comunicações a distâncias maiores o modo AM apresenta na maioria dos casos resultados vantajosos.

2 - PMR
      A sua grande vantagem é a portabilidade, uma vez que são equipamentos muito pequenos e leves ( Nota: - Existem também equipamentos CB portáteis, mas são um pouco maiores e mais pesados ).
      O seu grande "defeito" é o seu reduzido alcance.  Apesar de ser anunciado um alcance de 3 a 5 km, isso é um valor muito teórico, uma vez que só é alcançado em condições óptimas, que na prática quase nunca se encontram.
      Para uma utilização no interior das AC's, na maioria dos casos o alcance não ultrapassa as dezenas de metros.  Dito de outra forma, para um grupo de 4 ou 5 AC's viajando em conjunto e umas atrás das outras, a utilização de PMR's é perfeitamente satisfatória, mas, se o grupo fôr bastante maior e/ou se a distância entre AC's fôr já significativa, a utilização de PMR's não será viável como meio de comunicação entre todos.

3 - Existem ainda um outro tipo de equipamento que tem vindo a ganhar adeptos, mas que ainda é pouco utilizado:  Os equipamentos VHF.
      São equipamentos significativamente mais caros e, como acabei de dizer, a sua utilização ainda está pouco difundida para este tipo de uso.

4 - A ter em atenção:

a) -  A utilização de equipamento CB obriga, legalmente, ao pagamento de uma taxa (creio de cerca de 75 Euros ) que é paga uma vez e que permite ao seu titular a operação de equipamento CB.

b) -  A utilização de PMR's é totalmente livre e não obriga ao pagamento de qualquer tipo de Taxa ou Licença.

c) -  A utilização de outros tipos de equipamentos Rádio está normalmente condicionada à posse de uma Licença de RadioAmador, que para ser obtida tem um conjunto de exigências mais alargadas e mesmo, segundo creio, a prestação de determinado tipo de provas.

d) - A utilização legal de equipamento CB depende de país para país.  Há vários países que têm normas/leis específicas e que limitam ou até proíbem o uso de CB.
   Apenas como exemplo, em Marrocos não é permitido o uso de CB.  Normalmente, na fronteira, se verificam que se leva equipamento CB este é apreendido, embora seja (teoricamente) possível a sua recuperação ao abandonar o país.  Contudo, muitas vezes, essa recuperação é mais complicada do que o que se poderia imaginar e não é por acaso que têm depósitos nas fronteiras com imensos CB's que não foram recuperados pelos seus proprietários.
    Também apenas como informação, a minha experiência pessoal demonstra que havendo o cuidado de esconder apropriadamente o CB e a respectiva antena durante a passagem pela fronteira, em Marrocos, a sua instalação e uso depois, no interior do país, é razoavelmente tolerada.  Quando estive em Marrocos, de jipe e com mais 5 jipes em conjunto, após termos passado a fronteira, instalamos o equipamento CB e utilizamo-lo de forma continuada em todo o lado (mesmo junto à polícia !) sem que nos tenham feito qualquer reparo.

e) - Para finalizar, gostaria de dizer que o bom funcionamento do CB está dependente da sua correcta instalação e, principalmente da instalação e afinação da antena.  Aconselho, para quem não estiver habituado a este tipo de equipamentos, a que a sua instalação seja feita por alguém com os conhecimentos e o equipamento adequado.
      Uma instalação mal feita da antena pode, em casos extremos, levar mesmo à avaria do emissor/receptor ( também conhecido como Rádio CB ).

Um abraço amigo,

Rui Martins
Braga
Registado
nunor
Visitante
« Responder #6 em: 17 Jan 2006, 16:27 »

Já que se está a falar de comunicações, o que pensam daqueles walkie-talkies tipo motorola, que dão para 3 ou 5 km de distância. São uma boa alternativa aos rádios cb?
(estou-me a referir a uma utilização de modo a manter as ACs juntas durante um percurso)

Nuno
Registado
Manuel Luar
Visitante
« Responder #5 em: 17 Jan 2006, 15:51 »

O companheiro Garcia inibiu-se de o dizer, mas eu que não vendo rádios estou à vontade para o dizer: dispõr de rádio é uma grande vantagem quando se viaja em grupo, pois permite a comunicação em tempo real articulando decisões de condução.

Nos passeios do CPA os rádios têm-se revelado indispensáveis para manter a coluna de AC unida.

Para quem puder, é um investimento que recomendo.

Uma informação adicional: normalmente, nos passeios do CPA os rádios vão sintonizados no canal 27.
« Última modificação: 17 Jan 2006, 18:46 por Manuel Luar » Registado
Jose Garcia
Visitante
« Responder #4 em: 09 Jan 2006, 14:31 »

Companheiros, bons dias.
Conforme me foi solicitado, venho informar que sou vendedor dos radios de comunicação CB e outros.

Tenho um protocolo com o CPA na venda dos mesmos, falar com a D. Maria Amélia a qual vos dará informações.

Com os meus cumprimentos

José Garcia
Registado
Jose Garcia
Visitante
« Responder #3 em: 28 Dez 2005, 14:58 »

Companheiro Zeca Santos

É muito oportuna a sua sugestão,os preços para os rádios CB vão de 70,16 Euros a 403,00 Euros, mas não se assuste porque os mais usuais nas autocaravanas são os que custam em média 111,85 Euros ou 159,00 Euros.
As antenas as mais indicadas custam em média 42,70 Euros ou 49,01 Euros.
Os suportes de fixação da antena custa em média 20,12 Euros.
Por exemplo 1 radio mais antena e suporte custa na media  175,00 Euros(35.000$00) .
Espero que dei uma informação esclarecida.
Saudações
Garcia
Registado
Zeca Santos
Visitante
« Responder #2 em: 28 Dez 2005, 13:45 »

Companheiro Garcia,

Julgo que como homem entendido na matéria podia dar um palpite de preços de um conjunto pronto a funcionar.

Sei que há vários preços, mas com boa vontade poderá dizer que varia entre X e Y euros aproximadamente e sem compromiso, porque ainda há muitos companheiros que pensam em custos muito elevados.

Um abraço

Registado
AnaF
Visitante
« Responder #1 em: 26 Dez 2005, 17:51 »

Olá!

De facto a utilização de rádio é super importante quando os "caracóis" se juntam em passeio. O seu uso deveria ser mais difundido (e já agora outra regra de ouro dos passeios, que não só de autocaravanas): não perder o companheiro que nos segue - "não perder o último". 

Saudações.
Registado
Fórum anterior
Visitante
« em: 20 Dez 2005, 13:23 »

Posted by: Jose Garcia Dec 15 2005, 11:48 AM

Companheiros,

Quando se realiza um passeio com vários autocaravanistas, há vantagens na comunicação via rádio.
E porquê?
Problemas de transito, sinais luminos, avarias e uma coversação entre as companheiras e não só.

Para qualquer esclarecimento sobre a matéria, estou à disposição dos companheiros.

Saudações

José Garcia

Posted by: time_out Dec 17 2005, 12:53 PM
Boa tarde

Porque não divulgar informações sobre os passos a dar para se poder usar o CB.
Pelo que sei não é só comprar e utilizar.

Posted by: Jose Garcia Dec 20 2005, 11:26 AM
QUOTE (time_out @ Dec 17 2005, 12:53 PM)
Boa tarde

Porque não divulgar informações sobre os passos a dar para se poder usar o CB.
Pelo que sei não é só comprar e utilizar. 

Bom dia companheiro

Os passos a dar para a utilização do rádio CB são os seguintes:

1º - Requerer à ANACOM-Autoridade de Nacional de Comunicações,com sede em Lisboa, Av. José Malhoa, nº 12, o registo de utilizador como operador de rádio CB em AM/FM.

2º - O custo do registo são 75 Euros, pagos de uma só vez.
(Já não há licenciamento dos rádios de CB)

3º - Comprar o rádio que tenha o CERTIFICADO DE CONFORMIDADE de acordo com as normas europeias em vigor.

MONTAGEM

Escolher o melhor local para a instalação da antena, que será no capon da autocaravana.

Depois da instalação executada, e antes de fazer emissão de rádio tem que se afinar a antena com um medidor de estacionárias, para um mínimo de ondas reflectidas.

Só assim é que o rádio fica protegido.

Para mais esclarecimentos, estou ao vosso dispor.

José Garcia 

Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir

Ir para: