Visite o novo Portal do CPA!

Caros Associados e Visitantes do fórum CPA,

Informamos que este fórum, por razões técnicas que se prendem com a sua incompatibilidade com os avanços tecnológicos, teve de ser bloqueado definitivamente, mantendo ativa toda a informação que foi sendo guardada desde a sua fundação e que pode ser consultada a todo o momento.

A Direção

Campanha de Angariação de Associados

A direção deliberou promover uma campanha de angariação de associados nas seguintes condições:

1. A campanha inicia-se a 1 de janeiro e termina a 31 de dezembro de cada ano, renovando-se automaticamente até informação em contrário;

2. Os associados proponentes devem ter a quotização de cada ano paga à data em que propuserem o primeiro novo associado do respetivo ano;

3. No âmbito e para os efeitos desta campanha os associados proponentes, por cada novo associado efetivamente inscrito anualmente, têm um desconto de 25% do valor da quotização do ano seguinte ao da inscrição dos novos associados, com o limite de 100%.

Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Como escolher o local de pernoita  (Lida 11000 vezes)
Raul Lopes
Visitante
« Responder #15 em: 23 Out 2006, 22:40 »

Pois ... é por estas e outras que tais que me não canso de dizer: temos que ter comportamentos irrepreensíveis.
Não é para parecer meninos do coro, é porque da mesma maneira que uma gota de tinta suja muitos litros de água, também um autocaravanista mal comportado prejudica muitos outros.
Registado
Decarvalho
Visitante
« Responder #14 em: 23 Out 2006, 14:50 »

carissimos AC,

Por razões profissionais hoje 2F dia 23 de outubro, tive de ir a Cascais, para uma reuniao na CMC e antes...resolvi passar pelo posto de turismo a saber de BTS para os autocaravanistas...

pergunto no posto de turismo....tenho um amigo françês que vem de AC, quer ficar fora do parque de campismo do guincho, que é muito longe da vila, e bla bla bla...não tem ai um mapa com sitios que aconselhe?

R: nada de nada...só no parque de campismo. Mas vá à policia perguntar!( no estrangeiro tanto pergunto aos gendarmes como no posto de turismo...ver o Blog o relato sobre meia volta a França, por ex.)

Na polícia, que fica no lado oposto ao turismo, um guarda impecavel respondeu que não devia pernoitar em sitios isolados, nada de guincho, por exemplo, e em Carcavelos so se estiver acompanhado...recomenda a zona do CIAAC (Forte de Cascais) o parking de Sao Joao do Estoril e ao longo da AV. SAboia...Multas, perguntei eu? Não senhor disse o PSP, não ha multas nestes locais...

Tive depois ocasiao de questionar sobre o tema de AS a um senhor Vereador da CMC.

Que não, que esse tipo de turistas não interessava a Cascais, que não era postal para o Turismo do concelho...e logo ali enumerou algumas cenas de comportamentos de ANTI-AUTOCARAVANISTAS (os A-AC não se confundem com os AC, mas prejudicam estes)....roupas estendidas, espaços ocupados retirando visibilidade ao mar, despejos, cães e acampamento portanto sem condições...

Daqui 2 consclusões tiro....

1) talvez o CPA pudesse endereçar uma carta a todos os postos da GNR e/ou da PSP, nas localidades que interessam mais aos AC, bem como aos presidentes das respectivas Juntas de Freguesia, pedindo a indicaçao dos locais onde "recomendam" ou pelo menos "não desconselham" o estacionamento com pernoita.
2) a edição do tal autocolante mais reduzido, e mais expressivo nos dizeres. estilo RESPECT, com extractos da cartilha do AC, não só para os socios puderem ir dissemenando, mas também para os autarcas com o pelouro do turismo, e agentes da ordem igiualmente...
« Última modificação: 23 Out 2006, 14:53 por Decarvalho » Registado
Matias
Visitante
« Responder #13 em: 15 Jun 2006, 14:23 »

Companheiros,

Cada vez se torna mais difícil pernoitar na orla costeira, e cada vez dou mais razão ao companheiro Mario Caxias no tentar deslocar os ACs para o interior, onde na verdade nos podemos deslumbrar com belas paisagens e com estacionamentos fáceis.

Quero no entanto falar sobre um sistema que existia em França e que resolvia o estacionamento nocturno, "Formule Invitations", li da oportunidade de se implantar tal em Espanha e Portugal no "El Camping Y su Mundo" será que não chegou a haver projecto?
Se alguém souber algo gostaria de ter conhecimento.
Registado
Decas
Visitante
« Responder #12 em: 18 Jan 2006, 01:19 »

TopDriver,

Penso que aquilo que estudei sobre Associativismo e Federações, para que elas existam é necessário haver um nº suficiente de associações que as integrem, só assim poderá constituir-se uma Federação.
Que me pareça não existe nº suficiente de associações de autocaravanistas para constituir a Federação, mas poderei aprofundar o assunto, pois o curso já o acabei há largos anos e as coisas podem ter mudado.

Aliás a Federação já existe é só alterar a sigla de FCMP , para FCAMP, que seria do montanhismo se os trilhos só existissem dentro dos parques? Daí a terem alterado.

De qualquer forma para sermos 5000, na base da falada publicidade do Raul, poderia criar-se autocolantes que seriam  deixados por nós , em alguns vidrinhos, tais como; Parques de Campismo, lojas de desporto, lojas de material de autocaravanismo etc, um galhardete pequeno que se pusésse na autocaravana, t-shirts etc, para dar a conhecer o que há e a necessidade de se pertencer a uma Associação Específica, independentemente daquela que até escolhemos para tratar da Carta de Campista ( dos que a possuem).  Cool
« Última modificação: 18 Jan 2006, 01:58 por Decas » Registado
TOPDRIVER
Visitante
« Responder #11 em: 18 Jan 2006, 01:02 »

Boa noite,

Raul, eu juro que não digo mais nada, mas vai-me desculpar que esta está-me na ponta da lingua, e eu não resisto!

Para isso ser mais fácil bastava termos uma...Federação......!!!! Grin

E já não está cá quem falou!!

T.D.
Registado
Decas
Visitante
« Responder #10 em: 18 Jan 2006, 00:55 »

Olá TopDriver,

O que disséste mais a achega do Raul, só demonstra que os Franceses não andam a dormir na caravana,  Grin que é como quem diz, a dormir na forma, mas sim adoram dormir em segurança e tranquilidade na Autocaravana Cheesy.

Vamos lá a acordar!!!
Registado
Raul Lopes
Visitante
« Responder #9 em: 18 Jan 2006, 00:50 »

Na linha do esclarecimento do TD, apenas mais uma adenda: em França a coisa não se ficou por conversa de ministros. Nalguns casos chegou a Tribunal Superior que ordenou às Autarquias em causa a retirada dos ditos sinais, criando assim jurisprudência sobre a matéria.

Tenho esperança de que quando tivermos um clube não com mil sócios mas com 5 mil e todos a puxar para o  mesmo lado com a camisola do clube vestida, tenho a esperança, dizia, que nessa altura o CPA possa ter um serviço de apoio jurídico capaz de levar o problema às instâncias judiciais, como aconteceu em França.
Até lá, ....
Registado
TOPDRIVER
Visitante
« Responder #8 em: 18 Jan 2006, 00:39 »

Boa noite,

Em relação á resposta do Raul, e como leitor habitual da "Camping Car Magazine", só uma achega.
No correio dos leitores da dita revista, todos os meses, havia relatos de autocaravanistas expulsos de diversos lugares e que achavam que estavam a ser discriminados só porque os sinais usados só impediam o estacionamento de AC,s sinais esses sem base legal porque não faziam NEM FAZEM parte do código da estrada.
Ora como França é França e não é Portugal, a associação de AC,s resolveu escrever ao ministro dos transportes a perguntar a legalidade e validade desses mesmos sinais. A resposta, como já se esperava, só veio confirmar o vazio de legalidade desses mesmos sinais. Ora, como os Franceses não são Portugueses e não andam a dormir, muito simplesmente fizeram cópias dessa carta assinada pelo ministro, e através da revista puseram a circular em separata essa mesma carta para ser colocada no párabrisas ou mostrada ás autoridades quando fosse necessário. Eu por exemplo tenho uma, que costumo utilizar, quando vou para França, embora nunca a tenha usado.
Decas aqui está a razão porque França é um caso á parte para viajar em AC. E em Portugal quando é que fazemos o mesmo?

T.P.   
Registado
Decas
Visitante
« Responder #7 em: 17 Jan 2006, 18:04 »

Olá fluis,

Aqui estão vários conselhos úteis para a construção de um artigo a ser publicitado.

Temos de aproveitar toda a criatividade, pois acho que não serão muitos os de fora a dedicar o seu tempo à escrita de artigos relacionados com o autocaravanismo.

Só se for para o por em causa  Smiley
Registado
fluis
Visitante
« Responder #6 em: 17 Jan 2006, 17:26 »

Bom tarde,

Ok Raul, vou tentar explicar o meu modo para escolher um local para pernoita. Mas antes deixa-me dizer-te que a minha experiência não deve ser maior do que a tua.

O que faço são coisas muito simples, conjugando comportamento com questões de segurança:

- Nunca ocupar o espaço exterior à AC e deixar tudo rigorosamente limpo.
Temos visto exemplos que vão desde verdadeiros acampamentos exteriores, com oleados a delinear o espaço entre 2 autocaravanas até ao "simples" varrer e lavar da autocaravana para o exterior e o deixar os sacos do lixo no local.

- Evitar, na medida do possível,  a aglomeração de autocaravanas.  Se a zona nos agrada e já lá existem AC's, tentamos estacionar com alguma distância e nunca lado a lado.

- Atenção à sinalização do local (proibições, horários de estacionamento...) - tentamos assim evitar algumas surpresas desagradáveis a meio da noite...

- Atenção ao posicionamento da AC em relação ao lugar - não tapar janelas, montras, portas de habitação e não servir de trampolim para varandas. No estacionamento perpendicular, as rodas da AC encostam no passeio, mas em muitas (como é o caso da minha) ficam mais de 2 metros do veiculo em cima do passeio, o que poderá inviabilizar o uso do mesmo, prejudicar a passagem  das pessoas ou tapar acessos..

- Escolha da zona - evitamos as grandes cidades, dando preferência a pequenas povoações, normalmente mais calmas. Damos sempre uma volta pela zona observando determinado tipo de pormenores, um pouco no fundo como quando fazemos a escolha da zona da nossa casa.

Alguns exemplos:

- Grades nas janelas pode significar que estamos numa zona problemática, pelo contrário roupa estendida costuma não haver problemas de furtos.   

- Sinais da possível existência de vandalismo na zona

- De preferência, zonas bem iluminadas

- Evitar locais junto de clubes nocturnos

Nas povoações que têm grandes largos, por exemplo, em que parecem ter sido feitos a pensar em nós, aí eu costumo ver:

- Se  se  trata do local para o mercado local, e se não se realiza no dia seguinte.

- Se o local é em terra batida, marcas visíveis de piões – em certas povoações, por vezes,   são locais de divertimento nocturno e por esse motivo seremos incomodados durante o sono.

Em muitas povoações, os largos da igreja, ou parques de estacionamento de castelos ou outros, podem ser excelentes locais para se passar uma noite tranquila, mas deve-se  seguir um pouco também o que sentimos sobre o local.

É mais ou menos assim que eu faço, outros farão de outra maneira.
« Última modificação: 17 Jan 2006, 17:47 por fluis » Registado
Decas
Visitante
« Responder #5 em: 17 Jan 2006, 17:20 »

Olá companheiros

Mais um tópico que lancei por achar pertinente e não impertinente  Smiley e que também ele depois de bem aprofundado, seria de levar o mesmo caminho que já sugeri no outro tópico - passar à sua publicação.

Vamos contribuir neste fórum para noticias importantes para a área que pretendemos desenvolver o autocaravanismo.

Vá lá um esforçozinho  Smiley Todos a pensar, pesquisar, procurar , escrever,

A União faz a força, não deixes que o elo se parta, inscreve-te no CPA

Esta frase é para o Raul, para a publicidade, mais tarde penso noutras
Registado
Raul Lopes
Visitante
« Responder #4 em: 17 Jan 2006, 12:48 »

Olá companheiros

Como sabem ainda sou estreante nestas andanças das autocaravanas, e apesar de ser campista por paixão há 30 anos, a minha VW Westfalia, leva-me muitas vezes a ficar do lado de fora. Ou porque os parques estão cheios, ou porque é tarde e tenho de pernoitar, ou ainda porque gosto do local e não há Parque.
(...)
Tenho portanto dúvidas ácerca destas proibições, passo a expôr:

Há sinais próprios de proibição?[/color]
Em caso de não existir sinalização, a quem devo perguntar?
Há diferenças entre estacionar( durante o dia) e pernoitar?
Neste caso a sinalização é diferente?
Como tenho uma VW que é pouco maior que um carro ligeiro e para além de Ac é o meu transporte, poderei estacionar em qualquer sítio( apesar de  o livrete dizer AC)? Digo estacionar de dia e não pernoitar.

As perguntas que a Decas coloca corporizam a principal discussão juridica em torno do autocaranismo que está em curso em vários países europeus.
A boa doutrina jurídica diz-nos que não pode haver discriminação, logo as AC têm de ser tratadas como os restantes veículos da mesma categoria: os ligeiros.
Assim sendo, não existem sinais especiais de proibição do estacionamento de AC que tenham cobertura legal. Mas lá que não tem faltado criatividade aos municipios da europa mediterranica para inventar sinalização, isso não. Claro que sempre se pode recorrer aos tribunais em caso de se ser multado, mas eu recomendaria mesmo é que se evitassem tais sitios.

Outra questão é o estacionar e pernoitar, que do ponto de vista legal não tem qualquer diferença. O problema é que as autoridades tendem a confundir estacionar e pernoitar com acampar, isso sim diferente. Problema maior creio eu é que não são só as autoridades a fazerem esta confusão: há muito dono de AC a fazer de tudo quanto é sítio o seu parque de campismo. Depois ... levamos todos por tabela.

Aproveito para me juntar ao apelo da Decas e pedir aos mais experientes que aqui descrevam os cuidados que costumam ter ao escolher o local para pernoitar.

Por exemplo, o FLuis já nos levantou a ponta deste véu a propósito de um outo tópico. Não quererás voltar ao assunto?
« Última modificação: 17 Jan 2006, 12:50 por Raul Lopes » Registado
TOPDRIVER
Visitante
« Responder #3 em: 15 Jan 2006, 17:55 »

Boa Tarde,

Acho que por causa da Decas, vamos criar aqui no fórum a secção das perguntas dificéis. Grin
E aqui está uma questão bastante pertinente posta por uma pessoa impertinente  Grin e apesar de a sua popularidade não ser das melhores (não sei se já tinha dito isto???) Grin aqui vai a resposta mais coerente que eu arranjei. (tipo funcionário público!)
As autoridades têm razões que a própria razão desconhece, e por isso não serei a pessoa mais indicada para responder, quiçá , o facto de estarem a ressonar para lá dos limites suportáveis pelo ouvido humano e ninguém em San Sebastian conseguir dormir? Grin Grin Grin
Em relação á Ericeira, pois..... não vá para lá!!! Portugal tem sitios tão ou mais bonitos!!!  (Portugal, é tão grande, caramba!!!) Huh Huh

T.P.
Registado
Decas
Visitante
« Responder #2 em: 15 Jan 2006, 17:04 »

Olá Topdriver,

Mais uma vez muito obrigada pela solidariedade, respeito e atenção para com os demais participantes deste fórum.

Não é qualquer desprimor a minha VW Westfalia é mesmo uma paixão, porque pelo preço dava e sobrava para qualquer outra. Mas é a realização de um sonho de adolescente, se calhar mais tarde poderei vir a trocar, agora é mesmo paixão.

Mas a questão é a seguinte,por exemplo na Ericeira tem estacionamente proibido a autocaravanas, se eu estacionar e for multada, como no livrete diz autocaravana, já estou a pagar ou não?

Esta é a minha dúvida, outra em San Sebastian pernoitei num parque onde não havia qualquer proibição, aliás pagava-se estacionamento e fomos todos acordados, porque não se podia pernoitar. É por isso que eu não entendo e precisava de algum esclarecimento.

Explica novamente como se eu fosse muito burra  Angry se calhar é uma dúvida porque sou mulher ou burra, mas ainda não estou segura. Se me puder dar outra dica, uma vez que mais ninguém pretende perder tempo com o assunto, desde já muito obrigada.
Registado
TOPDRIVER
Visitante
« Responder #1 em: 15 Jan 2006, 16:45 »

Boa Tarde,

Decas, como acho, uma falta de cavalheirismo  Grin ainda não lhe terem respondido, aqui vai, a ajuda que eu lhe posso dar, embora ache que se calhar não vai gostar da resposta.
As limitaçôes que uma AC encontra normalmente em termos de estacionamento,pernoita e circulação devem-se essencialmente ás dimensôes, peso bruto e manobras dentro de cidades e espaço ocupado em parques de estacionamento. Ora, para todos os efeitos, a sua "AC" não passa de um vulgar (sem desprimor!) furgão transformado por um (talvez?) dos mais antigos fabricantes de furgões, que só muito recentemente entrou no fabrico de AC,s.
Por isso, dificilmente irá encontrar restrições de qualquer espécie tanto na circulação como no parqueamento, porque normalmente o código da estrada só prevê restrições nos casos de comprimento, largura, altura e peso bruto. Por isso disfrute da liberdade que tem pelo facto de ter uma Westfalia e goze com aqueles que não conseguem chegar onde a Decas chega.
Antes de acabar, gostaria de felicitá-la, (sem qualquer tipo de tique machista) pela a sua participação neste fórum.
Atrás de um grande fórum está sempre uma mulher. Wink

T.P. 
Registado
Decas
Visitante
« em: 13 Jan 2006, 22:35 »

Olá companheiros

Como sabem ainda sou estreante nestas andanças das autocaravanas, e apesar de ser campista por paixão há 30 anos, a minha VW Westfalia, leva-me muitas vezes a ficar do lado de fora. Ou porque os parques estão cheios, ou porque é tarde e tenho de pernoitar, ou ainda porque gosto do local e não há Parque.

Apesar de estreante, este verão fiz 5000km, 30 dias 24 dos quais fiquei fora dos parques.

Escolhi os locais de pernoitar um pouco por instinto, ou porque estavam outras Acs, ou porque achava ser seguro. Em San Sebastian sai-me mal, pq apesar de estar num sítio onde estavam umas 12 Acs, ás 2h da manhã a guarda cívil acordou toda a gente e mandou-nos sair a todos pq não se podia pernoitar.

Tenho portanto dúvidas ácerca destas proibições, passo a expôr:

Há sinais próprios de proibição?[/color]
Em caso de não existir sinalização, a quem devo perguntar?
Há diferenças entre estacionar( durante o dia) e pernoitar?
Neste caso a sinalização é diferente?
Como tenho uma VW que é pouco maior que um carro ligeiro e para além de Ac é o meu transporte, poderei estacionar em qualquer sítio( apesar de  o livrete dizer AC)? Digo estacionar de dia e não pernoitar.

Se alguém me puder ajudar a tirar estas dúvidas que possivelmente serão tb de outros, uma vez que vejo por aqui alguns CROMOS SEM EXPERIÊNCIA COMO EU, agradecia, se não vos der muito trabalho.

Desde já o meu obrigada ( Sei que são perguntas de mulheres  Angry mas para isso estão cá os homens, para esclarecer Kiss

Estou a brrincar... Cheesy
« Última modificação: 13 Jan 2006, 22:40 por Decas » Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir

Ir para: