Visite o novo Portal do CPA!

Caros Associados e Visitantes do fórum CPA,

Informamos que este fórum, por razões técnicas que se prendem com a sua incompatibilidade com os avanços tecnológicos, teve de ser bloqueado definitivamente, mantendo ativa toda a informação que foi sendo guardada desde a sua fundação e que pode ser consultada a todo o momento.

A Direção

Campanha de Angariação de Associados

A direção deliberou promover uma campanha de angariação de associados nas seguintes condições:

1. A campanha inicia-se a 1 de janeiro e termina a 31 de dezembro de cada ano, renovando-se automaticamente até informação em contrário;

2. Os associados proponentes devem ter a quotização de cada ano paga à data em que propuserem o primeiro novo associado do respetivo ano;

3. No âmbito e para os efeitos desta campanha os associados proponentes, por cada novo associado efetivamente inscrito anualmente, têm um desconto de 25% do valor da quotização do ano seguinte ao da inscrição dos novos associados, com o limite de 100%.

Páginas: 1 2 [3]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Mais um assalto ... no sul de França  (Lida 45863 vezes)
Raul Lopes
Visitante
« Responder #19 em: 01 Ago 2007, 11:20 »

Não sei onde se vende o óxido nitroso. Penso aliás que não é de venda livre.
Ao que me consta, é usado nos hospitais pelos anestesistas e... pelo "pessoal dos tunnings" como aditivo de carburante durante as corridas "clandestinas" de carros.
O que sugere que exista um mercado negro ligado aos acessórios automóveis onde se pode comprar o produto
Quando virem um carro a deitar chamas pelo escape, perguntem ao condutor em que bomba abasteceu o avião dele Smiley Smiley

Se alguém descobrir outra fonte de abastecimento, era útil o teste. Pelo menos entre nós contribuia para diminuir as dúvidas existentes em torno da questão.

Talvez algum dos companheiros que partilham connosco este fórum e que exercem funções na Polícia possam dar-nos esclarecimentos adicionais sobre o assunto assaltos com gás.
« Última modificação: 01 Ago 2007, 11:27 por RaulLopes » Registado
Decarvalho
Visitante
« Responder #18 em: 01 Ago 2007, 04:09 »

Carissimos,

Ja comprei um detector de gas ha uns dois anos na Nauticampo, no stand da Marcampo mas desconheço exactamente as suas qualidades. Uma coisa garanto é extremamente eficaz e emite sinal sonoro se por ventura o gas do frigorifico fica solto...ou do fogão. Toca logo, e funciona naturalmente a 12V.

O preço?...qualquer coisa como 70 euros na altura.

felizmente nao tive ainda nenhuam experiencia com a gravidade da que motivou o início destes posts, e em sites franceses é muito discutido se sim ou não, existe mesmo esse perigo de gas, ou se se trata apenas de carteiristas de dedos e passos levissimos perante viajantes cansados de viagem e epor isso entorpecidos pelo sono....e já agora, onde e como se pode comprar o tal gas soporifico que os assaltantes tem para se testar o detector de gas?

Mas lá que ha assaltos, isso é indiscutivel, e pontos negros em auto- estradas também, e tomar entre nós todas as informações aqui partilhadas sera decerto bem útil. Bem hajam os que asim procedem!
vejam mais em http://www.campingcar-bricoloisirs.net/securite.html

Ora aqui vai mais uma ajuda aos companheiros deste forum:
http://www.leader-loisirs.com/securite-detecteur-c-223_224.html (preço 129€)
http://www.narbonneaccessoires.fr/boutique/index.php?cPath=138_142 (49€)
« Última modificação: 01 Ago 2007, 04:22 por Decarvalho » Registado
JRFIRMINO
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: out, 2006

Sócio Nº 550

« Responder #17 em: 31 Jul 2007, 23:50 »

Desconheço...o vendedor diz que detecta eter, coloformio, etanol, metanol, gas pimenta e outros gases narcoticos, além de burtano e propano, e recomenda-o ao ingleses que visitarem o continente!
GBP 86.76 com correio.
Através da ebay.co.uk (ou http://campervanaccesories.co.uk)
Registado

João Firmino
Queluz-Sintra
Raul Lopes
Visitante
« Responder #16 em: 31 Jul 2007, 23:24 »

Companheiro Firmino,

Esse alarme que encomendou também detecta o óxido nitroso?

Depois de testar a coisa dê-nos pormenores (mesmo que isso signifique alguma publicidade).
Registado
JRFIRMINO
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 550

« Responder #15 em: 31 Jul 2007, 23:05 »

Companheiro North
Boa viagem e nada de maus encontros.
Acabei de encomendar para Inglaterra um alarme de gás soporifero (além de detectar outros tipos de gases).
Em portugal não tive sorte (Firmas de equipamentos de segurança que contactei não sabiam de que se tratava...)
Deve chegar por estes dias. Espero no entanto nunca o ouvir tocar...
João Firmino
PS.:
Aproveito para dar um louvor ao companheiro Raul pela codificação deste tópico. Realmente, há gente para tudo...
Registado

João Firmino
Queluz-Sintra
Raul Lopes
Visitante
« Responder #14 em: 31 Jul 2007, 22:49 »

Companheiro North,

antes de mais, votos de boa viagem e de excelentes férias.

Se estes conselhos lhe parecerem úteis e ainda forem a tempo...:

1-- nesta zona evite dormir nas estações de serviço das auto-estradas (mesmo das que têm áreas de serviço para AC). Já dormi em paz na mesma zona em bairros residenciais e em ruas de empreendimentos turísticos (em contrapartida já fui assaltado na AE).

2-- bloqueie as portas da cabine por dentro (no meu caso com uma corrente e um cadeado que amarram uma porta à outra impedindo a sua abertura, e que acciona a buzina caso tentem abrir uma delas).

3- separe os documentos e objectos mais valiosos em grupos, distribuindo-os pela família e deixando escondidos em vários pontos da autocaravana, pelo menos: um jogo de chaves, um cartão multibanco/crédito e um documento de identificação de cada tripulante (BI, passaporte,...)

4- Mantenha-se sempre alerta, mas lembre-se que mais importante do que os anéis são os dedos.

Finalmente, boa sorte Smiley

Registado
Carlos North
Visitante
« Responder #13 em: 31 Jul 2007, 10:40 »

Caros companheiros e amigos,

A 24 horas de sair e tendo planeado passar pelo tal ninho de vespas, interrogo-me neste momento se confio na Virgem ou se uma das cassetes WC será transformada em cofre Roll Eyes
 Com tanta incidencia de assaltos nessa zona o melhor é passar a correr sem parar.
 Obrigado a todos que manifestaram aqui as suas opiniões, este  forum é um excelente meio de
comunicação e colaboração.

Um abraço a todos

North
« Última modificação: 31 Jul 2007, 10:47 por North » Registado
angel_eug
Visitante
« Responder #12 em: 30 Jul 2007, 22:44 »

Boa noite companheiro e "vizinho"(Seixal)-
Zébravo

A minha solidariedade...
Não devem ser estes contratempos, ainda que muito dolorosos, nos devem baixar a "moral", temos seguir em frente e o companheiro terá essa força de continuar rolando, ser livre.... é esta forma de ser e estar que move um autocaravanista!!

O seu relato e as dicas dos outros companheiros, sempre úteis, têm-me ajudado e cada vez mais, a pensar mais na minha segurança e principalmente quando levo acompanhantes, na preparação de cada viagem  e nesta altura de partida para mais 15 dias pro Sul de Espanha, se torna actualissima o redrobrar de atenção...
Até ao dia que me tocará a mim...

Cumprimentos a todos
...boas curvas, de todas....
e.s.
« Última modificação: 31 Jul 2007, 15:01 por Santos-Eug » Registado
Raul Lopes
Visitante
« Responder #11 em: 30 Jul 2007, 20:52 »

Companheiros,

em primeiro lugar faço notar que transferi este tópico para uma zona só acessível a membros registados. Desta forma podemos partilhar à vontade os nossos "truques" sem receio de os estar a revelar a quem não devemos (tenho notado um particular interesse no fórum por parte de romenos, porque será?).

Em segundo lugar transcrevo aqui uma mensagem anterior, que na parte final contém algumas indicações que podem revelar-se úteis em situações como as vividas pelo companheiro Zébravo.

Relativamente à questão do Carlos North, eu pratico um mix: o habitáculo preservado de olhares estranhos (mas com cortinados que me permitam ver o exterior) e a cabine completamente escancarada (obviamente sem nada para além de mapas...., com as duas portas bloqueadas por uma corrente que se for esticada acciona a buzina e com uma abertura no cortinado que permita ao meu cão espreitar). Não tem ciência, mas se assim tivesse procedido naquela noite... não teria sido assaltado como fui. Aprendi à minha custa!

Para dar o exemplo, vou começar por identificar aqui o conjunto de documentos e objectos pessoais de maior valor para quem viaja.
Para mim, fazem parte do tesouro do autocaravanista as seguintes preciosidades que devemos preocupar-nos em levar e, em viagem, de proteger:
  • 1- Documentos da autocaravana (especial atenção à validade da Carta de condução e da apólice de seguro nos países que tencionamos visitar; para situações especiais consultar o ACP)
  • 2-Documentos pessoais: BI/Passaportes/cédulas pessoais, cartão europeu de saúde, Carta de Campista, Boletim de vacinas, número de contribuinte, cópia de receitas médicas críticas, de graduação de óculos, ... 
  • 3- Documentos dos animais de companhia (atenção aos chips)
  • 4-Meios monetários: dinheiro para os primeiros dias, cartões de débito de mais do que uma conta, cartão(s) de crédito, (travel cheques, em certas circunstâncias), códigos de home banking bem dissimulados
  • 5-Kit SOS-Criança (colocado em bolsa plastificada a ser transportada, ao pescoço, por cada criança): cópia de documento pessoal de identificação, cartão (escrito em inglês) com números de telefone de contacto de familiares (atenção ao +351) e com indicação de em situação de emergência contactar a Embaixada portuguesa, algum dinheiro (suficiente para fazer alguns telefonemas, comer uma refeição e/ou apanhar um taxi para 1 viagem na cidade)
  • 6- duplicados das chaves da autocaravana, a distribuir pelos acompanhantes
  • 7- Documentação de viagem: mapas, guias turisticos, roteiros e notas de preparação da viagem, locais de pernoita ....
  • 8- Equipamentos de uso pessoal: telemóvel (carregado e com rooming activado), agenda telefónica, máquina fotográfica, câmara de filmar, computador portáctil, GPS, receptor de TV por satélite, leitor de CD/DVD ... e respectivos cabos e acessórios, em especial os transformadores de recarga do telemóvel, baterias, etc.

Este tesouro deve ser devidamente acondicionado e repartido entre os elementos da família e diferentes locais seguros da autocaravana, por forma a garantir que se houver um assalto à AC ou a algum dos viajantes isso não põe em causa a continuação da viagem, no mínimo para poder regressar a casa. Por exemplo, não me parece prudente transportar em conjunto todos os cartões bancários.

Recomendo particularmente que se faça fotocópia dos documentos e que se elabore um lista com os números de série dos equipamentos transportados susceptíveis de chamarem a atenção dos amigos do alheio, ou simplesmente que se tenham que declarar na Alfândega ao entrar em certos países.
É igualmente recomendável anotar os números dos cartões bancários, assim como o telefone para comunicar o eventual extravio do cartão.

Creio que me não esqueci de nada deste grupo de coisas que seja realmente indispensável em viagem, se o fiz, haja quem me corrija.

Se achar que esta lista lhe pode servir de referência na preparação das suas viagens, pode imprimi-la. Para tal basta carregar no botão que está no canto superior direito onde diz: "Imprimir".[/size]
Registado
zebravo
Visitante
« Responder #10 em: 30 Jul 2007, 20:51 »

Caríssimos,
Acabo de receber uma notícia desagradável de uns amigos que alugaram uma autocaravana e foram para Itália. Aconteceu-lhes exactamente o mesmo que a mim. Foram assaltados pelo mesmo processo na mesma zona. Prosseguiram a viagem porque não lhes levaram os cartões bancários.

Quanto aos cortinados ou qualquer outro na cabina, penso que facilita o trabalho dos malfeitores. Trabalham à vontade. Ninguém os vê!
Em ambos os assaltos de que fui vítima tinha a cabina tapada. Facilitei-lhes o "trabalho". Em ambos os casos havia movimentação de pessoas. Em Barcelona apanhei-os a sair do veículo e entrarem numa carrinha estacionada atrás de mim. A rua estava cheia de pessoas a movimentarem-se. Como eram 5 e de etnia cigana ou coisa parecida deixei-os partir. A minha vida é muito mais valiosa.
Penso que se a autocaravana estiver com os estores e cortinas abertas e bastante desarrumada eles não se interessam por ela.
O pior são as nossas mulheres que gostam de ter tudo arrumadinho e não querem que as suas coisas estejam à vista.
Já tenho observado autocaravanas, quase todas de matrícula alemã, no meio de cidades complicadas com aspecto de abandonadas. Têm tudo à vista e com alguma roupa espalhada...  Regressam e arrumam tudo novamente. Os Palavra censuradas não se sentem atraídos e não lhes tocam.
Saudações autocaravanistas
Registado
Decarvalho
Visitante
« Responder #9 em: 30 Jul 2007, 16:30 »

amigo north

ja vivi as 2 situações...uma capucine sem cortinados no cockpit, ( e foi assaltada, com vidro fronteiro lateral partido, para furtarem um telemovel do tablier...claro, estava a pedi-las, a luz do dia e em Espanha, num intervalo para almoço) e uma perfilada com janelas e cortinas, nao de tabuinhas, mas de correr quer no vidro da frente o parabrisas..quer nas janelas laterais do condutor e co-piloto...

Nao se trata de opiniao cientifica mas de palpite...prefiro as vistas todas resguardadas...cria a noçao de desconhecido para quem esta de fora, e talvez leve a que aumentem os receios de nao se aventurarem no desconhecido...se a vista esta devassada...é mais facil fazer-se o levantamento do que esta a vista e tirar  as medidas do caminho a percorrer no interior...

ou nao sera assim?
penso que os cortinados fechados sao menos convidativos aos amigos do alheio...

PS
quanto ao cacau, e cartões... nunca esta tudo junto, em principio numa carteira que serve de almofada, e numa bolsa de pescoço, e uma outra parte em $$ debaixo do forro da prateleira dos copos...e hesito se nao sera melhor num alçapao dos que so tem acesso do exetrior, e debaixo de outro forro...da cassete?

autocaravanista prevenido vale por dois...
« Última modificação: 30 Jul 2007, 21:24 por Decarvalho » Registado
Carlos North
Visitante
« Responder #8 em: 30 Jul 2007, 12:33 »

Caro companheiro Decarvalho,

Vejo que perguntou ao companheiro Zebravo se "as janelas tinham cortinados a frente?", penso que se referia ás janelas da cabine. Como tenho lido aqui e ali opiniões contraditórias sobre este assunto da obturação ou não da cabine durante as pernoitas e estacionamentos em que abandonamos a AC, pela sua experiência ou algum outro companheiro que conselhos me podem dar sobre este assunto relativamente a um aumento de segurança?
 Obviamente que não me refiro a obturações só por motivo de isloamento térmico em climas desfavoráveis.

Desde já agradeço algum comentário.

As melhores saudações e bons Km

North
Registado
Decarvalho
Visitante
« Responder #7 em: 29 Jul 2007, 20:45 »

carissimo Zebravo

O meu amigo ja verificou a  estas horas que os companheiros deste forum de qualidade excelente, como os que já intervieram, são de molde a o ampararem na decisão de continuar pelo autocaravanismo fora...

Nada de desistencias como explicam melhor o amigo Firmino, o North eo Raul Lopes, e outros ha, bem simpaticos membros deste forum que se acham em viagem, senao ja tambem tinham vindo aqui com o seu abraço solidario.

De facto um autocaravanista bem formado, sofre necessariamente quando ve um companheiro abalado e  com razão,  com um infortúnio ocasional.

Mas ânimo, e alma ate Almeida...
Grato tambem pelo seu reply, ajuda-nos a todos a tomar precauções e a primeira com explica, é não confiarmos excessivamente no nosso sono de vigilia...cansados...não reagimos da mesma maneira! Em boa verdade ha que tirar sempre lições da vida, e partilha-las com a sua disponibilidade faz bem a este forum...eleva o nível...e mantem interessados quem com desgosto ve por vezes simples desconverstas ocas e inuteis...

Este ano vou talvez e outravez passar por essa zona...onde ha excelentes atractivos turisticos...Ja foi a ENSERUNE?...vale a pena mesmo..e talvez tambem as 9 eclusas de FONSERANNE que ainda não conheço...depois conto para integrar como sugestao na sua viagem de 2008 em autocaravana, pois claro!
« Última modificação: 29 Jul 2007, 20:50 por Decarvalho » Registado
Carlos North
Visitante
« Responder #6 em: 29 Jul 2007, 16:24 »

Companheiro Zebravo

Também pretendo transmitir a minha solidariedade, são incidentes que nos deixam sempre marcas, penso que o tempo é o melhor conselheiro, deixe a sua decisão para mais tarde e verá que o bichinho de viajar em liberdade não se deixará atemorizar por uns desclassificados.
 A dois dias de me fazer á estrada com o mesmo destino, agradeço ter trazido aqui este seu relato, a reflexão sobre a segurança de todos quanto viajam a bordo das nossas AC deverá estar presente em cada momento, começando na forma de conduzir até quando estacionamos.
 Penso que será de toda a utilidade debatermos aqui estes assuntos que poderão determinar as nossas opções futuras, viajar em tranquilidade e liberdade, parar em locais extraordinários, usufruir das áreas de serviço, seguir as boas práticas do autocaravanismo ou sair num blindado, recolhendo aos parques de campismo num estado de alerta permanente?
 Bom não chegaremos a tanto mas pelo menos que se conheçam relatos das técnicas utilizadas por estes habilidosos da maldade, as rotas e os pontos negros mais frequentes, para que estando mais conscientes nos possamos precaver e seguir a nossa viagem em paz.
 No ano passado nessa grande rota do Mediterrâneo perto de Barcelona numa área de serviço, deitaram a mão á porta da minha AC experimentando abrir e entrar de surpresa, valeram-me as trancas que tenho nessa porta, duas barras de aço impedem a abertura por fora, também as portas da cabina têm fechaduras extra tipo "viro" como as de casa que têm ali o mesmo efeito.
 Na realidade pela manhã senti o som característico do manípulo da porta de entrada para a célula mas já os meus cães ladravam insistentemente o que me despertou vivamente.
Desde então não paro em áreas de serviço, coloquei um alarme de gás e deixo um bebedouro de água para cães tipo XXL junto ao degrau de entrada para dar maior dimensão aos meus dois quatro patas de 1,5Kg cada um (esta não é da minha autoria, aprendi em outro blog).
 A minha AC foi importada da Alemanha e a data da 1ª matrícula é de 1993, por certo o anterior dono já nessa altura sentiu necessidade de segurança extra, isto dos assaltos já não é novo como se pode ver.

Enfim um pouco mais de prudência e informação não faz mal a ninguém.
O companheiro DeCarvalho sempre on-line e atento também nos envia algumas dicas importantes a ter em atenção.

Mais uma vez lamento pelo sucedido e desejo que tenha encontrado uma alternativa compensadora para o resto das férias.

Um abraço para si e restantes companheiros.
North
Registado
JRFIRMINO
Sócio do CPA
Membro de Mérito

Sócio Nº 550

« Responder #5 em: 29 Jul 2007, 15:43 »

Caro Amigo
Vender a autocaravana só por ter sido assaltado? Nem pensar! Eu moro num 5º andar, já fui assaltado e não o vendi...tomei foi mais cuidado de futuro! Há é que tomar previdências para o futuro.
Esse ítem da autocaravana "pé descalço" estacionada  ao lado, nunca me passou pela cabeça, mas vou anotá-lo, pois é muito pertinente. As dicas transcritas pelo companheiro Decarvalho (no tópico "acessórios...")são preciosíssimas, e vou tb anotá-las.
Mas há tb muita coisa a fazer (excepto em caso de assalto violento). Os alarmes (que devem ser sempre ligados) muitas vezes não resultam: quantos disparam sem estar ninguém por perto...e, como são demasiado conhecidos, muita gente já nem lhes liga. Entre outras coisas, montei uma sirene de incêndio (daquelas que nos ferem os ouvidos quando no emprego nos fazem um simulacro de fogo). Tenho um interruptor junto à almofada e rápidamente a posso ligar quando alguém tentar "arranhar" as janelas ou as fechaduras . O som é diferente, e chama mais rápidamente a atenção. Tenho, no entanto, o hábito de trancar sempre as portas pelo interior (em matéria de segurança aprende-se que não há sistemas invioláveis, mas sim sistemas que demoram mais tempo a desactivar)!
O detector/alarme de gás suporífero (que não tenho) dizem os fabricantes que actua mesmo antes de o gás fazer efeito, por pouco que seja.
E porque não instalar um micro switch em cada porta que, ao ser accionado pelo trinco, mesmo com chave original,  fechará o contacto e fará disparar o alarme mesmo antes da porta ser aberta?
Há muitos truques que podemos imaginar (à noite até podemos guardar documentos, cartões e chaves do veículo em local seguro, e deixar mais à vista uma bolsa com cartões velhos, chaves obsoletas e algumas notas para despistar) ou retirar de revistas da especialidade.
Desistir é que nunca, pois, como eu costumo dizer, melhor que uma autocaravana, só uma autoravavana ainda melhor!
Ânimo e bons passeios
Registado

João Firmino
Queluz-Sintra
Raul Lopes
Visitante
« Responder #4 em: 29 Jul 2007, 13:21 »

Caro Zebravo,

Como em tempos relatei no fórum, também eu já fui assaltado numa estação de combustível de uma auto-estrada no eixo fatídico do sul de França. Também me encontrava com a família lá dentro. Por isso sei bem o que sente neste momento.
Mas nada de desânimos, a vida continua. Os autocaravanistas não são de se render ... ânimo!!
Podia ter-lhe acontecido noutro local qualquer. Por exemplo, eu, nos arredores de Lisboa, fiquei sem uma máquina fotográfica de particular valor afectivo e sem todas as malas onde levava as fatiotas de gala quando me dirigia para a festa de passagem de ano num hotel. Bastou-me parar o carro para jantar. Quando regressei nem os óculos de sol restavam no tablier Smiley

Um abraço solidário.
Registado
zebravo
Visitante
« Responder #3 em: 29 Jul 2007, 01:54 »

Agradeço a sua solidariedade Decarvalho,
O assalto era evitável porque eu conhecia este método e no dia anterior encontrei-me com um companheiro de Braga numa vila antes de Pau que tinha sido assaltado em Narbonne exactamente da mesma maneira. Foi negligência da minha parte,demasiada confiança em mim mesmo.
A área de serviço foi na RN113 que é a continuação da Autoestrada. Estavam cerca de 10 Ac's e vários automóveis. Estacionei cerca das 24H00  ao lado de um automóvel que saíu logo a seguir tendo sido substituído por uma AC a cair de podre (foram os autores do crime). Por volta da 1H00 deitei-me com a minha família (4). Tenho o sono leve e qualquer ruído desperta-me sempre. Por isso confiei em mim (Grande erro!). Não liguei o alarme para não incomodar os campanheiros que já dormiam (mas, alarme para quê, eu era o melhor alarme!). Às 6 da manhã acordei e achei estranho não ter acordado antes. Levantei-me com pouco equilíbrio , meio tonto e sentei-me. Procurei os meus calções (tinham dinheiro e as chaves da AC) e não os escontrei no sítio nem a t'shirt. Reparei que a cortina estava entreaberta. Achei estranho e procurei as mochilas com os valores: nada, desapareceram. Procurei a minha carteira com a documentação e os cartões bancários (não tinha dinheiro) e nada. Tinha colocado um sistema de segurança artesanal para as portas e verifiquei que uma delas tinha as cordas cortadas. Fomos assaltados!!! E como? Muito simples: A borracha do vidro triangular é cortada, é retirado o vidro e abrem a porta, se esta não abrir verificam o que impede a abertura e com as ferramentas que trazem cortam e metem um cartão de pl´stico dobrado para que o alarme não dispare, abrem a porta, entram e se encontrarem as coisas à mão melhor, se não vasculham tudo à procura e é bom que o soporífero faça efeito, caso contrário eles podem ser violentos.
O gás em spray é lançado pela "janela" e deixam-no actuar. Ao cortar a borracha e tirar o vidro por fora não fazem qualquer ruído. Já experimentei!
Dirigi-me de imediato à Germanderie d´Arles fazer a participação. Fiquei com a sensação que estão feitos. Não ligaram nenhuma. Todos os dias há 1 ou 2 assaltos n'aquela estação e sempre pelo mesmo método e limitaram-se a fazer  a declaração da participação. Disseram que estava a acontecer também nos parques de campismo. Contei-lhes que suspeitei da AC ao lado, eles sabem perfeitamente que é assim que eles actuam. As vítimas que têm participado também foram do mesmo modo.
Antes do sucedido, como sabia que havia este tipo de roubos tentei ir para um parque de campismo! Saí da autoestrada mas só localizei um que ficava a uns 18Kms, e como já era tarde acabei por entrar para aquela área de serviço e como vi que parecia segura (várias ac's, muita movimentação e boa iluminação, loja 24horas! E eu tenho o sono leve. A mim comigo aqui dentro não têm hipótese!!!
Atenção que este gás parece que não tem cheiro e segundo os gendarmes não tem efeitos secundários. Parece-me que o alarme de gás não chega a disparar ou se o fizer já nós estamos a dormir profundamente.
Os companheiros de Braga assaltados em Narbonne tiveram a sorte de o alarme das portas ter disparado e os Palavra censuradas fugirem mas eles não acordaram com o ruído estridente do alarme. Nem os autocaravanistas que estavam ao lado actuaram. Só de manhã é que comentaram que ouviram um alarme a tocar!!!!
A quem fizer este percurso, aconselho a dormirem de dia e viajarem de noite
ou não pararem naquelas zonas já anunciadas!
Eu estou a pensar em abandonar o autocaravanismo. Para mim já chega!!![/b]
Saudações autocaravanistas.

Registado
Decarvalho
Visitante
« Responder #2 em: 28 Jul 2007, 14:50 »

a minha solidariedade ze bravo!

Compreendo bem a sua situaçaõ embora nao tenha passado por nada semlhante ja ouvi relatos similares na zona de Narbonne, Nimes, Barcelona, e de Monaco, mas sempre e só nas auto estradas...

Tem algum conselho ou comentario a fazer que possa ser util para todos nós nos precavermos melhor para situações similares?

- tem certeza que foi com gás?
- estvam isolados ou com outras Ac?
- mais alguem foi assaltado?
- foi em area de serviço de auto-estrada?
- arrombaram portas? ou usaram chave falsa?
- a que horas tera sido o assalto?
 - a policia tinha mais ocorrencias dessa noite e local?
- a documentação estava a vista? debaixo do colchao?
- a documentação e o dinheiro estava toda junta ou dispersa?
-- tinha janelas abertas?
- tinha alarme? detector de gás? cão?
- tinha cofre dissimulado?
- as janelas tinham cortinados a frente?
etc...que conselhos preventivos dará?

Um abraço
« Última modificação: 28 Jul 2007, 14:52 por Decarvalho » Registado
zebravo
Visitante
« Responder #1 em: 28 Jul 2007, 14:08 »

Boas tarde João,
Estava a caminho de Itália mas infelizmente não consegui chegar.
Fui assaltado na 2ª feira em Arles (antes de Marselha) numa estacão de serviço e além dos valores levaram-me os documentos - Tive de regressar de imediato. Dos 30 dias previstos para esta viagem só gozei 3 dias. Estávamos dentro da autocaravana quando nos assaltaram. Tenha muita atenção. Segundo a polícia até nos parques de campismo estão a fazer isso. Fomos primeiro gaseados com um soporífero e a seguir fazem o que lhes apetece. 
Estamos todos perturbados com o sucedido. Foi um inferno!!!!!
Imagine-se sem documentação, sem cartões de débito ou crédito, sem dinheiro e sem telemóveis a 1500 Kms ou mais de casa.
No ano passado fui assaltado em Barcelona mas sem a nossa presença. Ao menos fiquei com a documentação.
Antes de partir pense bem como fazer a viagem.
Saudações autocaravanistas
Registado
JOAO ALEXANDRE
Visitante
« em: 26 Jul 2007, 01:07 »

Boa noite.
Antes de mais, esta é a minha primeira participação no fórum.
Sou sócio há horas (nº1295), e tenciono fazer a minha primeira viagem até à Sicilia.
Gostava de perguntar se algum companheiro tem alguma experiência com o sul da Itália.
Obrigado.
« Última modificação: 31 Jul 2007, 22:34 por RaulLopes » Registado
Páginas: 1 2 [3]   Ir para o topo
Imprimir

Ir para: