INSTALAÇÃO DE BOOSTER EM AUTOCARAVANA
EQUIPADA COM QUADRO DE COMANDO E DISTRIBUIÇÃO
CBE-DS300
Passando da teoria à prática, complementei o painel solar de 100W que tenho no tejadilho da autocaravana, com um carregador de baterias DC/DC de 25 A.
Este carregador de baterias, habitual e incorretamente designado por
booster, foi integrado num ambiente elétrico do fabricante CBE que equipa, entre outras marcas de autocaravanas, a AIE, Benimar, Carthago, Challenger, Chausson, Concord, Elnagh, Eura Mobil, Explorer, Hobby, knaus, Koning, La Strada, Miriad, Niesman+Bischoff, Rapido, Weinsberg, Wingamm, Winnebago.
O booster de carga de baterias, assim como o painel solar, são equipamentos que cativam a nossa atenção por não terem mais custos do que os que advém da sua instalação: - Nem o painel solar tem que pagar o sol que recebe, nem o booster provoca aumento do consumo de combustível da autocaravana.
Não confundir um booster de carga de baterias com um booster de motor de arranque, pois são equipamentos muito distintos e para finalidades diferentes.
A instalação deste equipamento visa, no meu caso, melhorar a autonomia de energia elétrica nos dias cinzentos de inverno, altura em que os painéis solares de pouco ou nada servem e em que as exigências de energia aumentam substancialmente, principalmente, como é o meu caso, com uma chauffage a gasóleo que é grande consumidora de energia elétrica.
Para poder fazer face às exigências do consumo noturno sem grandes restrições, é imprescindível que, quando terminada uma etapa diária, mesmo que curta, as baterias auxiliares estejam carregadas a 100%. O alternador carrega a bateria de arranque rapidamente e na totalidade mas, por mais longa que tenha sido a etapa, o máximo que se consegue para as baterias auxiliares é uma carga da ordem de 70 a 80%. A carga completa só se consegue com um carregador DC/DC, vulgarmente designado por
booster, que indo buscar a energia ao alternador, eleva a voltagem para os valores adequados à carga de baterias de descarga lenta e com essa adequação carrega as baterias auxiliares a 100%, com a curva de carga IUoU preconizada pelos fabricantes de baterias, num tempo relativamente curto.
O fabricante do booster Votronic, recomenda que se retire o relé separador de baterias e que em seu lugar seja colocado eletricamente o
booster. Alternativamente propõe, caso não seja possível retirar o relé, intercalar o
booster entre o relé e as baterias auxiliares.
Qualquer uma destas duas soluções aniquila a possibilidade de:
a)- Carregar a bateria de arranque a partir do carregador de 220V ou a partir do painel solar.
b)- Poder extrair a máxima corrente do alternador para que, através de um conversor 220V, possa alimentar equipamentos de grande consumo, embora de curta duração, tais como micro-ondas, máquina de café espresso, etc.
Estes equipamentos, que consomem na ordem dos 100 A, também podem ser alimentados através do
booster mas, como este limita a corrente a 25 A, as baterias auxiliares terão que fornecer os restantes 75 A em falta, o que representa um esforço muito pouco saudável para as baterias. Através do
relé separador de baterias o limite de corrente do alternador é a sua própria capacidade, pelo que este fornecerá a parte de leão, sendo ínfima a parte das baterias
.
Queremos o
booster para carregar bem e rapidamente as baterias auxiliares e não queremos o
booster quando precisamos do contributo do alternador para alimentar o micro-ondas, ou a máquina de café, ou ainda quando queremos carregar a bateria de arranque a partir do alternador de 220V ou a partir do Painel Solar.
Para dar cabal resposta a estas exigências, não implementei nenhuma das sugestões apresentadas pela Votronic e optei por manter inalterado o circuito do
relé separador de baterias e por conceber uma pequena caixa de comando cujas funcionalidades são:
1)- Sempre que o motor é posto em funcionamento é acionado automaticamente o
relé separador de baterias, que põe em paralelo o conjunto alternador + bateria de arranque com as baterias auxiliares.
2)- Estando o motor em funcionamento, as baterias auxiliares podem ser carregadas via
booster premindo o botão
ON na caixa de comando. Atraca então o relé auxiliar (RL)que desvia o sinal D+ do relé separador de baterias para o
booster, através dos contactos (RLa).
3)- Ao ser premido o botão
OFF, a carga de baterias auxiliares via
booster é de imediato desativada e a carga passa a ser feita novamente via circuito de origem, ou seja, pelo
relé separador de baterias.
Em resumo: -Por defeito, a carga das baterias auxiliares pelo alternador, é feita automaticamente via circuito
relé separador de baterias e só é feita pelo
booster mediante comando manual. A ordem de funcionamento do
booster é desfeita automaticamente sempre que o motor é parado ou manualmente quando o botão
OFF é premido. O
booster e o relé de separação de baterias funcionam sempre em alternância e nunca em simultâneo.
Os primeiros testes, muito sumários, corresponderam a todas as expectativas e as primeiras medições feitas com o motor ao relanti, deram um valor de amperagem de carga das baterias auxiliares de 3,5 A via
relé separador de baterias e de 16 A alguns segundos depois de ser ter pressionado o botão
ON na caixa de comando. É animador.
Seguem-se os testes de endurance no decorrer do próximo passeio do CPA ao Minho Litoral.
Apresento abaixo o esquema de princípio, foto de montagem em curso, foto de montagem terminada e uma foto da caixa de comando ainda inacabada.
ESQUEMA DE PRINCÍPIO
MONTAGEM EM CURSO
MONTAGEM TERMINADA
CAIXA DE COMANDO (inacabada)
Viajante