Visite o novo Portal do CPA!

Caros Associados e Visitantes do fórum CPA,

Informamos que este fórum, por razões técnicas que se prendem com a sua incompatibilidade com os avanços tecnológicos, teve de ser bloqueado definitivamente, mantendo ativa toda a informação que foi sendo guardada desde a sua fundação e que pode ser consultada a todo o momento.

A Direção

Campanha de Angariação de Associados

A direção deliberou promover uma campanha de angariação de associados nas seguintes condições:

1. A campanha inicia-se a 1 de janeiro e termina a 31 de dezembro de cada ano, renovando-se automaticamente até informação em contrário;

2. Os associados proponentes devem ter a quotização de cada ano paga à data em que propuserem o primeiro novo associado do respetivo ano;

3. No âmbito e para os efeitos desta campanha os associados proponentes, por cada novo associado efetivamente inscrito anualmente, têm um desconto de 25% do valor da quotização do ano seguinte ao da inscrição dos novos associados, com o limite de 100%.

Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: AREA DE SERVIÇO NO CENTRO DO PAÍS - SERTÃ  (Lida 14767 vezes)
Ameneses
Hero Member

: mai, 2006

« Responder #19 em: 12 Jan 2011, 00:37 »

"Tá" ver Companheiro Paulo Moz?

Também se pede criatividade a quem quer ser livre, como sempre afirmo, dentro das normas.

Não adianta que me apaguem mensagens de que sou crítico de situações «comerciais». Que um autocaravanista junte um grupo para conhecer o país, tudo bem. É louvável. Que um companheiro junte um grupo para se promover é lamentável.
Continuo a afirmar, como jornalistas da imprensa escrita, que atualmente só se publica o que não causa "comichão". Só que os ditos esquecem que existem arquivos em que as mesmas mensagens continuam disponíveis.

Por estas e quejandas é que centenas de inscritos neste fórum vão calando a sua voz, para?......

Ameneses

Autocaravanista "Etinerante"
Registado

Adérito Meneses
Aveiro
Paulo Moz Barbosa
Administrador
Membro de Mérito

: jan, 2010

Sócio 1882

« Responder #18 em: 10 Jan 2011, 18:40 »

As duas últimas intervenções são acertadas.
Por exemplo: a AS de Sangalhos, com alguns meses de vida, já  apresenta as tais fissuras...
Na de Coimbra, embora se diga que é provisória, quem não tiver um tubo, ou esvazia com a ajuda de bacias, baldes, etc..., ou então nada feito.
Um abraço,
Registado

Paulo Moz Barbosa
(presidente da direção)

(viajo numa Hymer Camp 622 C)
Ameneses
Hero Member

« Responder #17 em: 08 Jan 2011, 21:52 »

É isso mesmo Companheiro vitorandrade.
Um simples tubo e ligação adequada são o bastante para simplificar e poupar dinheiro e ambiente.
Tem também a possibilidade de despejar diretamente numa caixa de saneamento básico. Pelo menos em Espanha não é proibido.

Ameneses.

Autocaravanisra "Etinerante"
Registado

Adérito Meneses
Aveiro
vitorandrade
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: fev, 2006

Sócio Nº 520

« Responder #16 em: 07 Jan 2011, 20:19 »

Não vou falar mais sobre o assunto, mas trazer outro que penso ter o seu interesse.
Uma das coisas que mais encarece a construção de uma AS é a plataforma. Esta tem que ser em betão, bem consolidada e mesmo assim com o tempo, as diferenças de temperatura e o peso dos veículos acaba por abrir fissuras. Quanto maior for a sua área maior a possibilidade disto acontecer.

Outro problema é que quanto maior for a área a escorrer para a grelha, mais são os metros cúbicos de água da chuva que vão parar à estação de tratamento. Para além de ser escusado, as autarquias (nós na taxa de saneamento) neste momento pagam os metros cúbicos que são lá tratados.

Tudo seria mais simples se cada um de nós em vez de estar a exigir isto e aquilo investisse num tubo que permitisse a ligação da nossa fossa a apenas um tubo de esgoto. Nem sequer o problema da fossa náutica se colocava.

Não tenho fossa náutica mas tenho o tubo. Quando chego a uma AS e as condições de despejo não são as ideais coloco-o e direcciono o despejo para que não se espalhe.

Por tudo isto sou a favor que a haver plataforma ela tenha uma área de escorrência reduzida. É suficiente um metro para cada lado da grelha. Só não acerta lá quem não quiser e para esses não há solução possível.

Registado

Vítor Andrade,
Coimbra
josé vieira
Membro de Mérito

: nov, 2006

Sócio Nº 1228

« Responder #15 em: 07 Jan 2011, 16:46 »

Boa tarde companheiro Ricardo

Permita-me que discorde de alguns pontos dos seus pontos de vista, que passo a enumerar:

1º Não é pelo facto de uma AS não ter despejos para sanitas náuticas, que deixa de ter qualidade.

2º Por mim quando planeio uma viagem, o objectivo não é visitar AS, mas sim outros motivos de interesse.

3º O companheiro Boaventura tem efectivamente contribuído, e muito, para a existência de algumas AS, já que junta o útil
    ao agradável, o que respeito.

4º Não conheço AS da jurisdição do CPA, mas apenas AS com " certificação " do CPA. Aliás esta "certificação", penso já ter os     
    os dias contados........

Cumprimentos

Registado

José Graça Vieira
Constância
http://www.viajarsemdestino.blogspot.com/
RICARDO
Visitante
« Responder #14 em: 07 Jan 2011, 13:13 »

Companheiro José Vieira,

A qualidade de construção das AS não deve ser confundida com a sua utilização posterior. Aliás a qualidade, que inclui os equipamentos que oferece aos utilizadores (também aos que preferem as sanitas náuticas), será factor primordial para a sua utilização futura mas competirá aos autocaravanistas não deixar de, nas suas voltas pelo país, planear passagens pelas AS. Será uma forma de demonstrar gratidão por quem investiu na sua construção.

O CPA ao manter actualizada a lista das AS e ao divulgá-la pelas organizações congéneres através do seu “site” na “net” contribui para este agradecimento.

Também aqui o Sr. Boaventura tem ajudado muito já que, ao acompanhar grupos de razoável dimensão de autocaravanistas amigos que, anualmente, se deslocam ao nosso país, tem o cuidado de planear as suas voltas pelas AS existentes, contribuindo para a sua divulgação.

Sugiro que as Delegações Regionais do CPA, que em boa hora foram criadas e que mereceram grande contestação quando, por alturas de 2006 aqui lancei a ideia, poderão contribuir para a organização de eventos privilegiando as AS que tenham sido criadas na área da sua jurisdição.

Saudações autocaravanistas,
Ricardo
« Última modificação: 07 Jan 2011, 22:06 por Ricardo » Registado
Ameneses
Hero Member

« Responder #13 em: 07 Jan 2011, 00:31 »

Caro Companheiro:

Resumiu com clareza o que realmente hoje é a realidade quanto a Áreas de Serviço, pagas ou gratuitas. A meu ver deveriam ser todas pagas, mais que não seja ressarcir o custo das mesmas a quem as constrói. Quem as certifica só tem o gasto da placa. Ainda estou para entender para que serve essa certificação, quando verificamos que os itens necessários não são verificados na totalidade pelos ditos .

Parece-me que se anda a brincar com os autocaravanistas  que querem ser itinerantes.

Só quem não frequenta o fórum desconhece que ambos umas vezes estamos de acordo, outras em desacordo.
Neste ponto «puxamos» ambos para o mesmo lado. Ainda bem.

É tempo que este fórum volte ao que era: um espaço de ideias umas vezes pró outras vezes contra.

Isto só poderá acontecer com sócios que se deixem de pruridos quanto a uma possível retaliação do moderador(ora) deste fórum. Só é necessário seguir as normas do dito e as regras da Constituição.

Cordiais Saudações Autocaravanistas.

Ameneses.

P.S. O Companheiro Ricardo disse o necessário quanto a este assunto. O CPA deverá realmente verificar os seus projectos de áreas. Não é só colocar «paliteiros».
« Última modificação: 07 Jan 2011, 00:44 por Ameneses » Registado

Adérito Meneses
Aveiro
josé vieira
Membro de Mérito

: nov, 2006

Sócio Nº 1228

« Responder #12 em: 06 Jan 2011, 20:08 »

Boa noite

Apesar de me ter afastado da intervenção neste forum, não deixo no entanto de diariamente aqui entrar, sempre como registado e nunca como visitante ou mesmo escondido.
Assim pelo menos contribuo, para que as estatísticas do amigo Ameneses, não sejam tão surpreendentes......
Mas, o que me fez aqui voltar, foi constatar como diferente são hoje as discussões sobre AServiço, pois há três ou quatro anos atrás "discutia-se" sim a necessidade urgente da sua construção, um pouco por todo o País.
Hoje, volvido esse tempo, já se trata de analisar os projectos técnicos dessas obras, pondo para segundo plano entre outras coisas, se esses investimentos são minimamente "rentáveis", ou não.
Óbviamente que a rentabilidade a que me refiro, não é em termos monetários, mas sim no que em termos de expectativas são criadas aos investidores, na esmagadora maioria aos Municípios.
Para isso realizam-se encontros, ou concentrações onde se conseguem umas dezenas de autocaravanas, dando uma ideia enganadora do que se vai passar, já que quando esses encontros terminam, as tais expectativas que se criaram esvanecem-se de um dia para o outro.
A realidade, salvo raríssimas excepções, é que essas Áreas de Serviço, recebam uma duas AC num ano, se receberem.........
Com o exposto, a ideia que quero transmitir , é se o facto de polvilharmos indiscriminadamente o País com AS, sem nenhuma preocupação de análise na sua utilidade, se será prestar um bom serviço ao autocaravanismo.
Registado

José Graça Vieira
Constância
http://www.viajarsemdestino.blogspot.com/
Lucas DaSilva
Visitante
« Responder #11 em: 06 Jan 2011, 00:07 »

Olá!

Realmente, tal como diz o ditado, da «discussão nasce a luz». E este tópico tem produzido intervenções úteis que, segundo a minha opinião, poderão evitar no futuro   possíveis erros de construção em estruturas para as autocaravanas designadamente as «àreas de serviço».

Cordialmente, sou,

.
Registado
RICARDO
Visitante
« Responder #10 em: 05 Jan 2011, 23:16 »

Para melhor ilustrar a minha mensagem anterior seguem fotos da AS de Benquerença.
Saudações
Ricardo

* DSC_1469 copy.jpg (105.81 Kb, 1000x669 - visto 854 vezes.)

* DSC_1470 copy.jpg (109.04 Kb, 1000x669 - visto 895 vezes.)
Registado
RICARDO
Visitante
« Responder #9 em: 05 Jan 2011, 22:40 »

Boa noite companheiros “vitorandrade” e FSNunes,

Não entendam este comentário como qualquer manutenção de polémica sobre este assunto.
A verdade é que existem autocaravanas equipadas com sanitas náuticas.
É verdade que, na construção de uma AS a simples colocação das caixas de despejo no piso de rodagem (em geral na extremidade da grelha central embora independentes desta por razões técnicas) em vez de em cima do passeio, permite que aquela infra-estrutura possa servir todos os tipos de cassetes (tradicionais e náuticas).

Se o custo da construção não se altera significativamente com a posição das caixas qual a razão desta aparente má vontade manifestada pelos companheiros?
Apenas será necessário que o projecto do CPA veja o texto da página 16  que se trancreve:

Do lado oposto ao da pia de despejo anterior, deverá existir uma caixa de 0.6 mts x 0.6 mts com abertura para o lado do passeio e nivelada com este. Esta caixa destina-se prioritariamente à descarga directa de sanitas náuticas. A tampa desta caixa deve ter uma abertura fácil e higiénica (através de sistema de pega sem… alterado de modo a ficar mais claro e os desenho das páginas 7 e 15, sejam corrigidos de acordo.

Note-se que o que se quer dizer no texto acima é que a caixa deve situar-se no piso de rodagem, encostada ao passeio e com a tampa a abrir para o lado do passeio.

Infelizmente o projecto CPA que não é alheio a um projecto que anteriormente eu tinha entregue à então direcção do Nosso Clube, trancreveu o texto mas alterou o desenho e lançou esta confusão.

Este modelo de construção de AS pode encontrar-se em praticamente todas aquelas que foram orientadas pelo Companheiro Boaventura (a quem deve ser reconhecido o louvável bom trabalho em prol do autocaravanismo) nomeadamente e entre muitas outras Mação e Benquerença.

Espero ter clarificado este assunto e apelo para que acabem querelas menos úteis e estas sejam substituídas por trocas de opiniões mais práticas e elevadas.

Saudações autocaravanistas
Ricardo
Registado
FSNunes
Visitante
« Responder #8 em: 05 Jan 2011, 20:10 »

Boa Noite !

Após, a visitas a algumas AS, implantadas em Portugal, verifico que as ditas "caixas" não fazem parte das mesmas, será que todas as entidades/pessoas de boa fé, se  esqueceram das mesmas, ou verificaram que as sanitas náuticas, uma vez em desuso, não seriam contempladas, e é isso que verificamos, estas não estão lá.
Mas, a os impusionadoras para a concretização da AS da Sertã, não fizeram mais que contemplar um pedido de "alguns companheiros", e não vimos qualquer inconviniente em satisfazer o seu pedido.
Mas, será que os companheiros com as tais "sanitas", ainda não colocaram essa anomalia a quem fornece os tais "pimenteiros" parece que as palavras do companheiro Ricardo, tem fundamento quando afirma:

...A/S que foram "orientadas" pelo Sr Boaventura. Penso que o defeito se deverá ao projecto CPA que não toma em consideração as características deste tipo de sanitas e que deveria ser corrigido.....

Mas saber esperar é uma virtude. Assim e enquanto o "equipamento" não tem todas as potencialidades para tal desempenho, na integração de uma AS, as entidades promotoras dessas obras, saberão colmatar essas deficiências do produto, em causa.
 Esperemos ver no nosso Pais mais AS como a da Sertã, que não pensou só num tipo de ACs, evitando assim, que  visita á nossa vila só seria para "algumas" pessoas com ac.
 Sanitáriamente, não me parece de grande eficiência, uma vez que todas as acs terão o tubo de descarga em sitios diferentes sob o pavimento, corre-se o risco de a descarga falhar aquando da abertura da valvula e a respectiva  saída das águas sujas por gravidade; o que seria mais viável era canalizar essa descarga para uma caixa para esse fim. Esperemos par ver....
apesar que haverá o cuidado e a sensatez de lavar a zona em questão como sendo  apanágio dos bons procedimentos de qualquer  autocaravanista.
Qando visitarem a Sertã tragam um amigo também....

FSNunes
« Última modificação: 05 Jan 2011, 22:30 por FSNunes » Registado
vitorandrade
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: fev, 2006

Sócio Nº 520

« Responder #7 em: 05 Jan 2011, 01:24 »

Antes de mais queria deixar claro que desconheço a área da Sertã.
Aquilo que sei foi através de contactos telefónicos e sinceramente que tanta polémica por pormenores, só me leva a pensar que por detrás há outros interesses.
Conheço quase todas as AS em Portugal e muitas são muito mais rudimentares que esta, pelo que me foi descrito. Por essa ordem de ideias teríamos então que as questionar.
Quanto à sua origem, ela não o teve no CPA a não ser que alguém fosse consultar o seu projecto que é público.
Quanto ao uso da fossa naútica ela já não é permitida em alguns países, pelos problemas que cria ao seu despejo.
Numa das minhas visitas à Suíça foram verificar se AC tinha cassete ou fossa naútica e foi-me informado que se ela estivesse equipada com fossa naútica não me deixavam entrar por problemas sanitários nos despejos que teria de efectuar.

Registado

Vítor Andrade,
Coimbra
Ameneses
Hero Member

« Responder #6 em: 30 Dez 2010, 21:35 »

Boa Noite.

É de elogiar Companheiros que sentem as necessidades das ac.s. Eu também tenho fossa náutica que me dá uma autonomia muito superior à "cassete". Para eventual manutenção em locais sem equipamento próprio, «inventei» uma ligação que encaixa na saída com uma mangueira de rega de alguns metros.

Realmente quem certifica as áreas deveria ter o cuidado de reparar nos pormenores.

Ameneses.

Registado

Adérito Meneses
Aveiro
RICARDO
Visitante
« Responder #5 em: 30 Dez 2010, 20:51 »

São de elogiar todas as boas vontades que levaram à construção desta AS. De lamentar que, por deficiente informação, esta infraestrutura estava a ser construída sem atender às necessidades das autocaravanas com sanita náutica já que, as caixas construídas sobre o passeio não servem. Alertado para o facto e por ter uma sanita náutica escrevi à CM da Sertã e foi possível corrigir a construção. As caixas para despejo das sanitas nauticas devem situar-se no piso de rodagem normalmente nas extremidades da grelha das águas sabonetadas como, aliás, se poderá constatar nas A/S que foram "orientadas" pelo Sr Boaventura. Penso que o defeito se deverá ao projecto CPA que não toma em consideração as características deste tipo de sanitas e que deveria ser corrigido.
Saudações
Ricardo
Registado
Lucas DaSilva
Visitante
« Responder #4 em: 30 Dez 2010, 16:12 »

Olá!

Todos somos poucos para levar por diante os propósitos do «Turismo Itinerante». E a minha palavra de agradecimento vai para todos aqueles, incluindo o CPA, que,  com o seu esforço, empenhamento e vontades têm derrubado barreiras difíceis de ultrapassar.

As  dificuldades, no caso presente, foram muitas, tenho a certeza. A verdade, porém, está na  vitória alcançada, como se prova  na notícia do amigo FSNunes.

Para o amigo FSNunes vai a minha palavra de sincera admiração.

Cordialmente, sou,
Registado
FSNunes
Visitante
« Responder #3 em: 29 Dez 2010, 20:40 »

Boas noites Companheiros:

Hoje recebi a boa noticia, do sr. pres. da Junta de Freguesia, que a AS da Sertã, está a funcionar, faltando apenas a sinalética.
Aguarda-se a sua inauguração para a próxima Primavera com o patrocinio do Municipio da Sertâ.

O Centro do País espera por todos nós.
Aguardemos a data para festejar-mos, e assim retribuirmos o nosso contributo ao turismo itenerante -Autocaravanismo.
Continuação de BOAS FESTAS
FNunes
Membro de Mérito

: jan, 2010

Sócio 1882

« Responder #2 em: 18 Nov 2010, 01:51 »

Bem são precisas muitas mais.
Andei estes dias pelo interior (Alentejo e Beiras) e quase não há apoio aos AC.
Fui recorrendo às Áreas de Serviço das gasolineiras para despejar águas cinzentas e encher o depósito de água. Quanto à cassete lá tive de recorrer a parques de campismo.
Parabéns ao promotor desta iniciativa.

Um abraço,
Registado

Paulo Moz Barbosa
(presidente da direção)

(viajo numa Hymer Camp 622 C)
Ameneses
Hero Member

« Responder #1 em: 16 Nov 2010, 21:49 »

Boa Noite.

Sem o conhecer, desde já lhe deixo os meus parabéns pelo que fez, sem qualquer ideia mercantilista e de protagonista.

É de homnes assim que o Autocaravanista precisa.

Saudações Autocaravanistas.

Ameneses

« Última modificação: 16 Nov 2010, 22:34 por Ameneses » Registado

Adérito Meneses
Aveiro
FSNunes
Visitante
« em: 16 Nov 2010, 20:41 »

Boas noites a todos os companheiros!

Sem qualquer tipo de protagonismo, que alguns erradamente tentam demonstrar...., anuncio que Vila da Sertã irá ter uma AS.
Após varias reuniões, cordialmente encetadas com o Sr. Presidentes, reponsáveis pelos pelouros da cultura, obras, e outros gabinetes camarários da Sertã, foi possível implementar esta pequena/grande obra, que segue a bom ritmo de execução, de acordo com o estudo prévio, por mim apresentado; fruto da troca de ideias com alguns companheiros e documentação facultada pelas direções do CampingCar e o CPA, desde já os meus agradecimentos.
Não poderei adiantar a data da sua finalização, nem muito menos a sua respectiva inauguração porque a Camara Municipal não delegou em mim, tais competências....., pois a obra é exclusivamente da sua propriedade, pois não se trata de património de um grupo de amigos.... mas sim de uma infra-estrura para o apoio do turismo itinerante e uma mais valia para a região e consequentemente uma promoção para o turismo itinerante-Autocaravanismo.

Saibamos esperar !

Saudações autocaravanistas
FNunes
« Última modificação: 16 Nov 2010, 20:42 por FSNunes » Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir

Ir para: