Não compreendo a satisfação destes AC quando se vão criar diferentes parques para ligeiros e AC. Então uma AC deixou de ser um veículo ligeiro?
Não perceberão que se está a criar uma diferença que a lei não contempla?
Temo que esta prática se generalize.
Então lá teremos as AC atiradas para "guetos" bem delineados pelos autarcas "amigos".
Um abraço,
Bom dia Companheiros e Companheiras,
Bom dia Companheiro Paulo Moz Barbosa,
Não sou ninguém para defender este ou aquele comportamento esta ou aquela iniciativa Autárquica.
Contudo, permita-me que esclareça o seguinte, segundo a minha perspectiva e a minha leitura:
Com a iniciativa presente, penso, não passámos a ser uma classe à parte no seio rodoviário. Continuamos a conduzir uma viatura ligeira de passageiros até 9 lugares e um peso bruto de 3.500Kg.
Continuamos a ter o direito de estacionarmos onde o espaço disponível o permitir, respeitando talvez as boas Regras de Ouro do Autocaravanismo, como convém para não criarmos conflitos desnecessários, creio eu.
O que deixaremos provavelmente de ter, se é que alguma vez o tivémos, porque segundo a Legislação em vigor é proibido o "acantonamento" de um número superior a 10 autocaravanas com uma distância inferior a 300 metros entre elas, dizia eu, perdemos o "direito" aos infindáveis ajuntamentos de autocaravanas e similares. Esse "direito" foi-nos "retirado!
Mas a Autarquia, de uma forma urbana e civilizada, criou-nos condições para, num determinado local, que não um Parque de Campismo e com boas condições para a Prática de Autocaravanismo Itinerante, podermos pernoitar e efectuar as necessárias manobras de manutenção, serviços de abastecimentos e despejos.
Penso que o que está em causa é isso e apenas isso.
Confundir esta atitude nobre de uma Autarquia, do litoral ainda por cima, local eleito pela esmagadora maioria dos autocaravanistas, com um cercear de movimentos ou com a eventual criação de nova "separação" de classe automobilistica penso não ser uma atitude ponderada e reflectida. Penso!
Daí que considere ser de louvar e enaltecer toda e qualquer Autarquia que para além de fazer cumprir a Legislação em vigor crie melhores condições para o Autocaravanismo Itinerante.
As Autarquias, se quiserem, podem pura e simplesmente proibir o estacionamento, criando as tais Normas e Posturas Municipais sem darem qualquer alternativa ao Autocaravanismo Itinerante.
A partir daqui, cabe-nos a nós, Autocaravanistas, o bom senso de acolhermos como boas ou más estas iniciativas.
Convém depois não reclamar de atitudes mais ou menos bem ponderadas e reflectidas.
Um abraço a todos e até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)