Visite o novo Portal do CPA!

Caros Associados e Visitantes do fórum CPA,

Informamos que este fórum, por razões técnicas que se prendem com a sua incompatibilidade com os avanços tecnológicos, teve de ser bloqueado definitivamente, mantendo ativa toda a informação que foi sendo guardada desde a sua fundação e que pode ser consultada a todo o momento.

A Direção

Campanha de Angariação de Associados

A direção deliberou promover uma campanha de angariação de associados nas seguintes condições:

1. A campanha inicia-se a 1 de janeiro e termina a 31 de dezembro de cada ano, renovando-se automaticamente até informação em contrário;

2. Os associados proponentes devem ter a quotização de cada ano paga à data em que propuserem o primeiro novo associado do respetivo ano;

3. No âmbito e para os efeitos desta campanha os associados proponentes, por cada novo associado efetivamente inscrito anualmente, têm um desconto de 25% do valor da quotização do ano seguinte ao da inscrição dos novos associados, com o limite de 100%.

Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Trás-os-Montes  (Lida 15526 vezes)
urbino
Membro de Mérito

: dez, 2006

« Responder #16 em: 02 Out 2007, 21:09 »

Companheiro
Se precisar de mais informações não se acanhe. Cá estamos para ajudar no que pudermos. Boas férias pelo Nordeste Transmontano.
Registado

César Urbino Rodrigues
Bragança
angel_eug
Visitante
« Responder #15 em: 02 Out 2007, 20:53 »

Olá companheiros....

Bem-Hajam a todos pelas dicas, e cá vou eu á descoberta...

cumps

e.s.
Registado
fernandosantos
Visitante
« Responder #14 em: 01 Out 2007, 19:24 »

-Boa tarde companheiros.
Sem duvida que este forum é muito interssante, com as dicas que cada um aqui dá, certo será que não vão faltar sitos para visitar, o que alguns desses sitios me deixam bastante curioso, talvez vá seguir o conselho do Sr. Nuno Pires. Quinta-feira, vou á descoberta. e logo se verá, no que me toca, o meu muito obrigado aos intervenientes, mas claro que mais umas sugestões não se perde.
Registado
urbino
Membro de Mérito

« Responder #13 em: 30 Set 2007, 20:28 »

Companheiro Santos
Em Moncorvo pode visitar o Museu do ferro e a igreja paroquial, que está classificada como monumento nacional. Pode também comprar uns bolinhos de amêndoa típicos da vila, que se vendem num pequeno café, perto da igreja. É só perguntar que é mesmo ali ao lado.
Depois pode passar por Alfândega da Fé, seguindo depois para Macedo de Cavaleiros pela serra de Bornes. Lá quase no alto está a Estalagem de Nossa Senhora das Neves, onde pode tomar uma refeição ou simples café. A paisagem vista dali é fabulosa. Depois de Macedo é obrigatória uma pasagem pela Barragem do Azibo e dali seguir por Izeda para Miranda do Douro, passando também em Vimioso. Em Miranda é obrigatória uma vista ao Museu Etnográfico e, à mesa, uma posta à mirandesa. DE Miranda a Bragança pode apanhar a estrada de Moveros, em Espanha, passando por Alcañices. Aí perto, em San Vitero, pode comer uma costeleta de vitela que se derrete na boca.
Em Bragança, se não conhece, pode visitar o castelo, com a celebérrima Domus Municipalis, que é única no país, e o Museu Militar, onde se encontra uma "cópia" das calças do Gungunhana. Pode ainda visitar o Museu Abade de Baçal e o Museu da Máscara.
De Bragança para Chaves tanto pode ir por Vinhais como por Espanha, já que vai a Rio de Onor. É só passar para o lado de lado da fronteira e ir até à Puebla e a seguir ao lado natural da Sanabria. Em San Martin de Castañeda há um museu que tb merece uma visita. Depois é só apanhar a auto-estrada das Rias Baixas e seguir até Verín.
Boas curvas, companheiro e sempre ao dispor.
Registado

César Urbino Rodrigues
Bragança
angel_eug
Visitante
« Responder #12 em: 30 Set 2007, 14:35 »

Companheiro Urbino
Bem-Haja pela dica...
Como referi anteriormente, pretendo entrar por Foz Côa, pois vou apanhar a minha mãe a Rio-Torto/Gouveia, e daí seguir por Celorico da Beira-Trancoso-Marialva-Foz Côa, daí para cima ir á descoberta, tendo em conta relatos que já li aqui no fórum, até porque a zona que referiu já conheço de outra passagem (Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo até Freixo de Espada à Cinta e barragem do Picoto) e que adorei assim como minha mãe e nessa altura com a companhia ainda de meu pai, (foi a última viagem juntos por essa zona)...
Pretendo agora ir a Moncorvo, Miranda do Douro, Rio D'onor e seguir depois por Chaves vindo no regresso a Vila Real/Viseu terminando em Rio-Torto/Gouveia.
De Gouveia pró Seixal vai ser sempre a rolar...
Mas agradeço-lhe as dicas de Carviçais e Foz do Sabor, sempre útil, ver se saboreio os petiscos que falou...
Bem-haja e um abraço

e.s.
Registado
urbino
Membro de Mérito

« Responder #11 em: 29 Set 2007, 22:20 »

Companheiro
Se puder ser mais explícito dos concelhos que pretende visitar, eu talvez o possa ajudar um pouco. Para arrancar, dir-lhe-ei que pode entrar por Foz-Côa, mas tb, vindo da A/23, pode meter por Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo (onde pode visitar o castelo e comprar alguns produtos regionais e beber um aperitivo local) e Barca d'Alva. Aqui pode comer uns peixinhos do rio e, se houver, umas migas de peixe. Depois pode seguir por Freixo de Espada à Cinta, visitar aí a Congida, onde pode pernoitar. Ou então pode ir de Barca d'Alva para Moncorvo por Ligares, Maçores e Açoreira. Os olhos encontrarão paisagens que fazem bem à alma. De vez em quando páre para apreciar a paisagem. Deleite-se com o Douro a partir de várias perspectivas, quer vá por Freixo de Espada à Cinta quer siga directo para Moncorvo. Aqui pode comer uma posta de vitela no Lagar ou, mais cara, no Artur (em Carviçais, a meia dúzia de Kms da vila). Esquecia-me de lhe dizer que em Freixo pode comprar na Adega Cooperativa pelo menos uma caixa de Montes Ermos tinto ou Montes Ermos Reserva branco (entre os 2 e os 2,5 euros). Na Foz do SAbor pode perguntar pela Quinta de Vila Maior e comprar umas garrafas de um vinho que ganhou uma medalha de Ouro no Estoril. Chama-se precisamente Quinta de Vila Maior. SE quiser um medalha de prata (mais barato) do mesmo produtor, peça Casa da Palmeira.
Pode à noite comer uns peixinhos na recta da Vilariça, no restaurante Quinta da Terrincha, ou um bacalhau assado na brasa.
Para aperitivo talvez já lhe chegue. Diga quais sãos seus planos que eu posso ajudá-lo. Se me quiser contactar, deixo-lhe o meu contacto: 933600012.
Um abraço e boa viagem.
Registado

César Urbino Rodrigues
Bragança
angel_eug
Visitante
« Responder #10 em: 29 Set 2007, 21:29 »

Boas companheiros
Andava eu a pesquisar itinerários e locais de pernoita na área de Trás os Montes e Alto Douro, pois pretendo mostrar essa zona á minha mãe (grande companheira de viagens) de 13 a 20 de Outubro, e cai-me aqui esta mensagem no nosso fórum, já agora aproveito para pedir aos locais dicas de onde pernoitar, que visitar e já agora onde saborear a boa comida, pois também somos um bom "garfo"...
Estava pensar entrar por Foz Côa, pois ainda que saia do Seixal a 11OUT06, vou directo à terra natal Rio Torto-Gouveia, apanhar a minha mãe...
Agradeço desde já todas as dicas e sugestões que me possam dar...
Bem-Hajam... e boas curvas

e.s.
« Última modificação: 29 Set 2007, 21:31 por Santos-Eug » Registado
nuno pires
Membro de Mérito

: ago, 2007

Visitante Nº 1365

« Responder #9 em: 25 Set 2007, 01:05 »

Como não consegui por as fotos todas aqui vai o resto, Alfandega e do rio Sabor (no parque de Bragança) onde se toma uns bons banhos,a outra e para ver como ando sempre preparado para novas aventuras ( 8)não vá faltar a luz Cool). Grin Grin Grin Grin Grin Grin Grin

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra

* DSC0005.JPG (228.6 Kb, 800x600 - visto 876 vezes.)

* DSC0006.JPG (235.27 Kb, 600x800 - visto 875 vezes.)

* DSC0008.JPG (257.01 Kb, 800x600 - visto 852 vezes.)

* DSC0007.JPG (238.27 Kb, 800x600 - visto 879 vezes.)
Registado

Nuno Pires
Sintra
nuno pires
Membro de Mérito

Visitante Nº 1365

« Responder #8 em: 25 Set 2007, 00:55 »

Companheiro Mário Caxias.
             Ainda estou por cá e levanto ancora amanhã, (a minha cara metade faz o exame na Univ as 16 horas) e de seguida, rumamos a Freixo de Numão, para ficar na área de serviço.
Mogadouro já lá estive desci pela 217 que a dada altura acompanhamos o rio até a ponte que liga com a 216 e ai tive a sorte de ver uma senhora a lavrem o linho no rio (por azar esqueci-me da máquina na AC) foi lá ver, bem engraçado (fica a foto da ponte), em Mogadouro temos o castelo a cair e pouco mais, soube que têm lá muita coisas, mas só com quem conheça a zona e de carro ligeiro. (fica o castelo)
Em Alfandega almocei junto ao posto de turismo e visitei a cidade a pé mas a torre do relógio e o jardim ficaram. Dai como o carregamento de alheiras tinha terminado foi a Mirandela pela 315, boas subidas, depois rumo novamente a Bragança que a mulher precisa de estudar. Voltamos para nós recolher-mos no descanso do Rio Sabor, como o tempo assim o possibilita vai de mergulho, o sitio é bom e sossegado.
Assim fica uma pequena volta com muito ar puro e Serra para variar.
Mas em Freixo fica a dica.
Companheiro Fernando Santos como vê sítios não faltam é só escolher.
Que julgo ser o mais difícil.

Nuno Pires
Camarões/Sintra

* DSC0001.JPG (96.16 Kb, 800x600 - visto 830 vezes.)

* DSC0002.JPG (244.86 Kb, 800x600 - visto 885 vezes.)

* DSC0003.JPG (284.46 Kb, 600x800 - visto 792 vezes.)

* DSC0004.JPG (269.51 Kb, 800x600 - visto 824 vezes.)
Registado

Nuno Pires
Sintra
Mário Caxias
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: fev, 2006

Sócio Nº 26

« Responder #7 em: 24 Set 2007, 23:51 »

Caro Nuno Pires e família, boa noite.
Se ainda estiver por aí, sugiro-lhe o trajecto Mogadouro--Freixo de Numão via estradas secundárias (vide mapa anexo com umas cábulas  Wink ), tal como por Alfândega da Fé (pergunte no turismo pela localização de várias esculturas modernas não perdendo a do Relógio de Sol e respectivo miradoiro), Gouveia, proximidades de Adeganha (se tiver tempo, vá até à povoação) e Cardanha, vai apanhar uma estrada onde precisará de empurrar a sua máquina pela... frente  Cheesy (se passar lá, perceberá!), Estevais, já no vale cruze o IP 2, Horta da Vilariça, Castedo, Cabeça Boa, nova empurradela no mesmo sentido  Huh e porque já gastou energias está na hora de uns peixinhos do rio fritos no Rest. Lameirinho (convem avisar pelo tel. 279979411) virando à esquerda na entrada da povoação depois dos "calafrios".
Vá tomar o café um pouco mais abaixo, na Foz do Sabor (vá espreitar a praia fluvial; pena vandalismos neste local requalificado), depois atravesse a ponte estreita sobre o Rio Sabor e entre no IP 2 por uns km até ao final da Bg. Pocinho (tem P na margem esquerda).
Daqui, deixe a EN entrando no Pocinho, suba a Santo Amaro, e à entrada de Mós suba à direita para a ermida-miradoiro de Santa Bárbara das Mós já que a sua a-c é curta.  Ao chegar ao T que sobe para Freixo de Numão, desça 1º até à est.c.f., à beira-rio, e ouça o silêncio (bem, como estamos nas vindimas, é capaz de encontrar alguma azáfama) onde até nem o telemóvel funciona.
Em Freixo de Numão, visite a Casa Grande; sabe que há lá uma das primeiras áreas de serviço para a-c? Se bem me lembro, fica à saída para a EN 222, num caminho para a esquerda que dá para um campo de jogos (?).
Só então tem luz verde para ir ver quem riscou as pedras.  As visitas são em jeep, que saiem do escritório do Parque Arqueológico no centro de Vila Nova de Fozcoa.
Pronto, já lhe estraguei os planos!  Smiley Mas foi com boa intenção.
E mande-nos umas fotografias, para abrir o apetite a quem não conhece.

* Alto-Douro---mapa---web.jpg (325.71 Kb, 1754x1275 - visto 939 vezes.)
« Última modificação: 03 Out 2007, 22:32 por Mário Caxias » Registado

Mário Caxias
Lisboa
nuno pires
Membro de Mérito

Visitante Nº 1365

« Responder #6 em: 24 Set 2007, 12:23 »

Companheiro Fernando Santos
Como passeio no Douro de barco aconselho vivamente dar um salto a Miranda do Douro, lá encontra uma cidade a espera de ser descoberta, com uma língua própria, com uma gastronomia fora de série e com o Douro internacional á sua espera. Tive a oportunidade de estar lá á 3 dias a trás, e a promessa de lá voltar fica. Toda esta zona de Bragança desde Rio Onor a Vila Nova de Foz Côa, bem como de Vila Pouca de Aguiar a Miranda do Douro estou neste momento a explorar e convido a fazer o mesmo, qualquer sítio dentro desta zona é bonito de se apreciar. Junto lhe envio foto onde pode pernoitar em Miranda (fora do parque junto á Sé dentro de muralhas) onde tive a oportunidade de falar com uns companheiros que lá passaram a noite e recomendaram, mas contudo Miranda tem parque. Vão dois sítios, um da empresa luso espanhola que promove o passeio e o da câmara.
Não sei se é o que procura, mas dentro do genero é o que tenho, o passeio tem um custo de 14€ por pessoa não tem é comboio acho.
Se tiver alguma duvida ainda fico por aqui (Mogadouro) amanha para Freixo de Numão para ver se descubro quem andou a riscar os calhaus. Ehehhehehehe

http://www.cm-mdouro.pt/index.asp

http://www.europarques.com/

Nuno Pires
Camarões/Sintra

* DSC0001.JPG (224.27 Kb, 800x600 - visto 825 vezes.)

* DSC0002.JPG (248.96 Kb, 800x600 - visto 841 vezes.)

* DSC0003.JPG (265.84 Kb, 800x600 - visto 869 vezes.)
Registado

Nuno Pires
Sintra
fernandosantos
Visitante
« Responder #5 em: 23 Set 2007, 16:46 »

Obrigado, pela simpatia, vou dar uma vista de olhos pelos testemunhos que aqui existem. O que estaria a pensar seria Peso da Régua e aproveitar fazer a viagem de comboio junto ao Douro e depois subir ou descer de barco. Caso precisem alguma informação da zona da Figueira da Foz, contactem.
Obrigado a todos.
Registado
Mário Caxias
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: fev, 2006

Sócio Nº 26

« Responder #4 em: 22 Set 2007, 23:34 »

Companheiro Fernando Santos, bem vindo a este café virtual de a-c's!
Sobre sugestões de viagem, dê também uma olhadela à página inicial deste portal (carregar em "Página CPA" logo abaixo do rectângulo amarelo) e clique em "Testemunhos de Viagem" em cuja secção 1 encontrará também umas sugestões.  Como o fim-de-semana é apenas XL e não XXXL  Sad  terá de encurtar os passeios aí relatados, ficando com apetite para voltar lá num próximo ou nas férias.
Boa viagem e melhor regresso!
Registado

Mário Caxias
Lisboa
marco nuno
Visitante
« Responder #3 em: 22 Set 2007, 23:32 »

Companheiro Fernando Santos e Familia...

Em primeiro lugar muitos parabens, pelo facto de ter comprado uma Autocaravana e se ter juntado a este mundo do Autocaravanismo.
Em segundo, o melhor que o Autocaravanismo tem é: o Sentimento de liberdade, ou seja gostamos paramos!
Em terceiro: O Companheiro North referênciou o meu nome (não me importo Companheiro North),se pensar passar por a zona de Fátima, e tudo o que rodeia esta região não tenha receio de perguntar-me informações de locais a visitar..(Fátima não é só Santuário... Grin....)...  Pode-me contactar por email: marco.nuno.gomes@hotmail.com .....
Vou-lhe sugerir isto: se vai ser a sua primeira viagem a sério numa autocaravana, acho que o deveria fazer com alguma "Aventura" individual, ou seja: parta de casa com um destino marcado uma zona ou uma região que gostaria de conhecer ou ficar a conhecer melhor: Quando chegar vai descobrir o que de melhor tem o Autocaravinismo::::::::::: A LIBERDADE::::::::::::: ( não se esqueça das regras , ou melhor de ler a "Cartilha" e cumprir o que está escrito... ..)

Se precisar de alguma coisa "Apite" que estou sempre pronto a ajudar um companheiro em apuros ...  Grin

BOAS CURVAS
« Última modificação: 22 Set 2007, 23:36 por marco nuno » Registado
nuno pires
Membro de Mérito

Visitante Nº 1365

« Responder #2 em: 22 Set 2007, 22:56 »

seja bem vindo ao fórum, quer um fim de semana XL porque não começar com a concentração independente de Autocaravanistas na Terrugem (Elvas - Alentejo) para aproveitar o fim-de-semana XXL do 5 do Outubro. Que encontra neste fórum a informação necessária. Ou então ruma em direcção a Bragança onde estou de férias, e o tempo está muito bom.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Registado

Nuno Pires
Sintra
Carlos North
Visitante
« Responder #1 em: 22 Set 2007, 18:05 »

Bem-vindo ao fórum,
Parabéns pela autocaravana e felicidades para as suas viagens.
Penso que o companheiro Aranhiços aqui no fórum poderá ajudar, dado que o Minho é a sua região, creio que se referia ao Norte de Portugal, outro companheiro que está sempre pronto para ajudar é o Marco Nuno lá pelo Centro embora esta seja a sua zona, ambos são incansáveis já para não falar em outros tantos companheiros que por lá andaram e terão muito que contar.
Perdoem-me os respectivos companheiros em os ter citado, mas pela vossa simpatia, participação tão aberta aqui no fórum e orgulho em mostrar as suas regiões certamente que não deixarão este novo companheiro a falar sozinho.
Existe também outra forma de programar rotas consultando relatos de viagem em autocaravana de outros companheiros.
Esperando que esta informação seja útil.

Saudações
North

"O autocaravanista preserva a natureza e o meio ambiente"
« Última modificação: 22 Set 2007, 21:38 por North » Registado
fernandosantos
Visitante
« em: 22 Set 2007, 14:09 »

Sou novo no forum, peço desculpa caso haja gafe.
Sou do centro do País, possuo uma Autocaravana a pouco tempo, também sou novo nisto, por isso pediria alguns conselhos.
Gostaria de programar o fim de semana XL que se aproxima e queria rumar ao norte, quais os sitios a aconselhar para passar esse fim de semana divertido.
Obrigado
Fernando Santos
« Última modificação: 27 Set 2007, 15:12 por RaulLopes » Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir

Ir para: