Visite o novo Portal do CPA!

Caros Associados e Visitantes do fórum CPA,

Informamos que este fórum, por razões técnicas que se prendem com a sua incompatibilidade com os avanços tecnológicos, teve de ser bloqueado definitivamente, mantendo ativa toda a informação que foi sendo guardada desde a sua fundação e que pode ser consultada a todo o momento.

A Direção

Campanha de Angariação de Associados

A direção deliberou promover uma campanha de angariação de associados nas seguintes condições:

1. A campanha inicia-se a 1 de janeiro e termina a 31 de dezembro de cada ano, renovando-se automaticamente até informação em contrário;

2. Os associados proponentes devem ter a quotização de cada ano paga à data em que propuserem o primeiro novo associado do respetivo ano;

3. No âmbito e para os efeitos desta campanha os associados proponentes, por cada novo associado efetivamente inscrito anualmente, têm um desconto de 25% do valor da quotização do ano seguinte ao da inscrição dos novos associados, com o limite de 100%.

Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Peneda do Gerês  (Lida 17649 vezes)
josé vieira
Membro de Mérito

: nov, 2006

Sócio Nº 1228

« Responder #11 em: 16 Ago 2007, 15:09 »

Companheiro Mário Caxias.

Quero agradecer-lhe o fantástico roteiro que me sugeriu, e creia que irei tentar percorrê-lo em boa parte.

A minha AC tem apesar de ser de 99 apenas 43.000 km, pelo que estou confiante, suportará o esforço.

Quanto a mim, tenho alguma experiência de Pirinéus e Alpes, e assim julgo estarem reunidas as condições indispensáveis a um bom passeio.

Grato pela sua atenção
Registado

José Graça Vieira
Constância
http://www.viajarsemdestino.blogspot.com/
Mário Caxias
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: fev, 2006

Sócio Nº 26

« Responder #10 em: 15 Ago 2007, 23:14 »

Caro José Vieira:
Gostaria de ajudá-lo sobre itinerários compatíveis para a-c na zona a N das Caldas do Gerês (Serras Amarela e Peneda), mas sucede que estou de partida por uns dias.
Mas deixando aqui a minha sumária contribuição, considerando que a a-c está em boas condições mecânicas e você tem experiência de condução em montanha:
- ambas as margens do Rio Lima entre Ponte da Barca e Lindoso; pelo menos numa das travessias do rio, faça-a pela Barragem do Baixo Lindoso;
- na vila do Soajo, aguarde pelo anoitecer para ver os famosos espigueiros iluminados; é um aspecto invulgar, nunca apresentado nos folhetos turísticos;
- a ligação do vale do Lima para N (Srª da Peneda, Lamas de Mouro, Melgaço, Castro Laboreiro) é alcatroada com piso razoável, aqui e ali com "rails", embora mantenha o trajecto montanhoso, claro;  pode ir desde o Soajo ou já próximo da Portela do Mezio, em ambos os casos via Adrão, e encontra o Miradoiro do Tibo (paragem obrigatória, pela vista e para se preparar para a longa descida);
- também pode ir desde a Barragem do Alto Lindoso, mas tenho ideia que a subida é mais íngreme, indo ter também ao dito miradoiro;
- depois da longa descida adiante do Miradoiro do Tibo, em Rouças, vire à direita direcção da Srª da Peneda (santuário famoso no Alto Minho);
- se tem arcaboiço para subir e descer umas centenas de degraus (aconselha-se a que leve um bastão de caminheiro), procure um trilho nas traseiras da igreja que sobe pela encosta íngreme (rampa de início, adiante vêm os degraus rústicos) e suba até ao planalto que surge no cimo da fraga, onde pode tomar banho numa lagoa;  para regressar à base, não tem nada que enganar, a não ser dar trabalho aos músculos das pernas;
- prosseguindo para N, encontra o parque de campismo e logo adiante o centro de interpretação deste lado do Parque Nacional (opção para pernoitar) já muito próximo de Lamas de Mouro;
- se está com tempo, no cruzamento adiante vire à esquerda e suba às Brandas da Aveleira e de S. António, descendo para Riba de Mouro onde vira à direita via Gave e quando encontrar a EN 202, desça para Melgaço;
- em Melgaço, não perca o Solar do Vinho Verde (experimente o champanhe!) e o Museu do Cinema (ambos na zona histórica);
- para ir a Castro Laboreiro, percorra este outro itinerário em vez da EN 202: suba a Fiães (mosteiro e umas árvores invulgares junto da frontaria), siga por Souto Mendo, e suba a margem esquerda do Rio Trancoso, via Alcobaça, até apanhar a EN 202 e daqui seguir para Castro Laboreiro (se aprecia almoçar fora, planeie chegar aqui cedo, pois os restaurantes enchem com facilidade);  a subida às ruínas do castelo não é de perder, seja antes ou depois do almoço;
- vamos a mais um recanto do Alto Minho:  saindo pela estrada da Ameijoeira (ou Ameixoeira?), vire à esquerda e depois de Teso e Eiras chegará à aldeia de Portos, onde não deve perder uma preciosidade desconhecida de muitos de nós: a única ponte visigótica ainda observável em estado razoável (portanto, já com uma dúzia de séculos em cima!);  atenção aos genuínos Castro Laboreiro (cães) que andam soltos...
- para sair da zona, duas sugestões:
-- retomar a estrada para a Ameijoeira, cruzar a fronteira, em Entrimo virar à direita (antes da igreja), em Illa virar à esquerda, percorrer uma extensa ponte sobre o Rio Lima (P com bonito panorama sobre a albufeira e esta ponte, localizado junto ao entroncamento com a estrada Lobios--Lindoso), e reentrar pelo Lindoso;
-- descer pela EN 202 até meio do caminho para Melgaço, virar à esquerda via Cousso e Sá, entrando na EN 202 para Monção.
Se não conhece ou há muito tempo que não visita, arranje maneira de visitar Ponte da Barca e Arcos de Valdevez; em ambas encontra locais fáceis para pernoitar.

Bem, se andar por estes lados, depois conte-nos as impressões e junte algumas fotografias!
Registado

Mário Caxias
Lisboa
josé vieira
Membro de Mérito

: nov, 2006

Sócio Nº 1228

« Responder #9 em: 15 Ago 2007, 18:38 »

Olá boa tarde:

Pretendo fazer uma incursão no Parque Nacional da Peneda no inicio do próximo mês, para conhecer esta zona.
Tenho no entanto dúvidas quanto à qualidade das estradas, e por isso muito agradecia me informassem qual o estado da estrada que sai das Caldas do Gerês e passa por Portela do Homem, Lindoso e Soajo.

Desde já grato pela ajuda
Registado

José Graça Vieira
Constância
http://www.viajarsemdestino.blogspot.com/
José Queirós
Visitante
« Responder #8 em: 30 Mai 2007, 22:19 »

Caro companheiro o Parque nacional da Peneda-Gerês é muito grande: Vai desde o Concelho de Melgaço até ao de Montalegre passando pelos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Terras de Bouro.
Tem alguma ideia para que zona pretende ir? Se tiver talvez o possa ajudar.

Um abraço

José Queirós
Registado
msilva
Membro de Mérito

: ago, 2006

Visitante Nº 1053

« Responder #7 em: 29 Mai 2007, 23:17 »

Caro Companheiro:
No Geres norte-norte encontra a vila de Castro Laboreiro famosa pelos seus cães e de vista espetacular. Essa famosa aldeia acaba num largo que do outro lado é Espanha e nesse mesmo largo bem iluminado e seguro podera estacionar a AC e pernoitar. Se o tempo estiver descoberto podera apreciar veados cavalos selvagens e varios tipos de aves "Aguias" que nos fazem perder no tempo.
Disfrute
MSilva
Registado

Mário Silva
Loures
rduarte
Visitante
« Responder #6 em: 29 Mai 2007, 11:14 »

Olá aranhicos

Não posso ajudar muito visto das duas vezes que percorri a região de AC acabei por pernoitar no Soajo, mas a região e tão sossegada que diria mesmo que a duvida e onde não se pode ficar, estive numa das vezes na aldeia do Gerês, existe um parque bom para estacionar e onde poderá pernoitar.

Se optar por passar pelo Soajo visite o Sabor ao borralho, será muito bem recebido

Boa Viagem
Registado
aranhicos
Membro

: mai, 2007

Visitante Nº 1271

« Responder #5 em: 29 Mai 2007, 00:20 »

Amigo Mário Caxias,

Grato pela informação, não tornará a acontecer.

E já agora em relação á Peneda não sabe nada?
Registado

Rogério Oliveira
Caminha
Mário Caxias
Sócio do CPA
Membro de Mérito

: fev, 2006

Sócio Nº 26

« Responder #4 em: 28 Mai 2007, 22:32 »

Caro Aranhiços, enquanto não chega a sua "Minie" (já faltam umas 12 h...), aqui vai uma sugestão quando quizer emendar ou modificar algo numa mensagem sua já constante no fórum:  aceda de novo à janela dessa mensagem, procure a tecla "Modificar" no canto superior direito e clique. 
Como o sistema reconhece que a edição foi sua, permite que reescreva apenas o que pretende (ou apagar, ou adicionar texto ou fotografias). 
Depois, carregar na tecla usual de "Enviar".
Registado

Mário Caxias
Lisboa
Passeante
Visitante
« Responder #3 em: 27 Mai 2007, 14:55 »

Caro Aranhiços

Andei por aí no ano passado e pernoitei num sítio muito agradável.

Não me recordo muito bem onde é a entrada mas vou tentar dar umas dicas:

Para quem vem de Sul, um pouco antes ou mesmo à entrada da Vila do Gerês, há um desvio para a esquerda com a indicação da Central Eléctrica da EDP. Na altura o caminho até estava mauzinho por causa da instalação de condutas subterrâneas.
Seguindo esse caminho até à dita central encontramos um largo onde se encontra também uma casa de habitação (foi a senhora dessa casa que me deu as indicações). Há, a partir daí um caminho que sobe um pouco, em terra batida e que, se não me engano, bifurca quase logo a seguir. Devemos seguir pela esquerda. Vamos seguindo pelo caminho e encontrando algumas casas de fim-de-semana. Um pouco à frente há um alargamento na estrada frente a uma casa, onde se fica perfeitamente, mesmo junto à albufeira e com uma belíssima vista. Fica-se junto a uma outra casa (situada um pouco alta), com cujos habitantes eu também conversei e que me confirmaram que é um sítio muito calmo, sem gente à noite e que apenas serve de acesso às casas e a alguns pescadores.
O sítio é um pouco isolado, mas como há pessoas aí não me parece perigoso. Fiquei muito bem instalado...

(Agora fui ver ao GOOGLE EARTH)

Vira-se aqui à esquerda
Lat 41,701304 N
Long 8,168214 O
ou
Lat 41º42'04.74''
Long 8º10'05.51''

e o lugar de pernoita é aqui:

Lat 41.696163 N
Long 8.175604 O
ou
Lat 41º41'46.12'' N
Long 8º10'32.21'' O

Se fui útil...

Um abraço e bons passeios.
Registado
aranhicos
Membro

Visitante Nº 1271

« Responder #2 em: 27 Mai 2007, 11:07 »

Boas companheiros!!

Gostaria que me dessem uma ajuda.

Estou a pendar em ir passar um fim de semana á Peneda do Gerês, mas não sei se existem condições para autocaravanas ou sitios prorpios e aconselhaveis para pernoitar.

Agradecia uma ajudinha,
Um abraço para todos e obrigado.
Registado

Rogério Oliveira
Caminha
aranhicos
Membro

Visitante Nº 1271

« Responder #1 em: 27 Mai 2007, 01:56 »

Queria dizer:

Com os melhores Cumprimentos
Registado

Rogério Oliveira
Caminha
aranhicos
Membro

Visitante Nº 1271

« em: 27 Mai 2007, 01:54 »

Boas companheiros!

Gostaria de saber se alguem já foi ao Gerês e se lá existe sitio para autocaravanas.

Estou a pensar em ir no fim de semana de 2 de Junho mas não queria arriscar muito ois vai ser a minha primeira viagem de Auto.

Comprimentos a todos.
Registado

Rogério Oliveira
Caminha
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir

Ir para: