Visite o novo Portal do CPA!

Caros Associados e Visitantes do fórum CPA,

Informamos que este fórum, por razões técnicas que se prendem com a sua incompatibilidade com os avanços tecnológicos, teve de ser bloqueado definitivamente, mantendo ativa toda a informação que foi sendo guardada desde a sua fundação e que pode ser consultada a todo o momento.

A Direção

Campanha de Angariação de Associados

A direção deliberou promover uma campanha de angariação de associados nas seguintes condições:

1. A campanha inicia-se a 1 de janeiro e termina a 31 de dezembro de cada ano, renovando-se automaticamente até informação em contrário;

2. Os associados proponentes devem ter a quotização de cada ano paga à data em que propuserem o primeiro novo associado do respetivo ano;

3. No âmbito e para os efeitos desta campanha os associados proponentes, por cada novo associado efetivamente inscrito anualmente, têm um desconto de 25% do valor da quotização do ano seguinte ao da inscrição dos novos associados, com o limite de 100%.

Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Sugestões sobre como escolher autocaravana  (Lida 23984 vezes)
pcarinhas
Visitante
« Responder #14 em: 07 Jun 2009, 23:37 »

como eu dizia a pouco uma pequena diferença se faz grande de futuro.
eu tenho uma fiat ducato de 1992 2.5d e nas subidas perde um pouco de velocidade e por vezes isso me abureçe um pouco, em estrada ate aos 80kmh tem um consumo bom mas dai para cima gasta bem.
se pensar em comprar tente ver as fiat ducato 2.5td e tente comprar as que tiverem representante da marca em portugal e mais perto da sua casa

viver ao ar livre
Registado
ALDGONCALVES
Visitante
« Responder #13 em: 07 Jun 2009, 23:23 »

Boa noite,
as minhas sinceras desculpas ao companheiro Filipe, por estar a colocar a minha questão no seu tópico, mas parece-me ser aquele em que esta melhor se "encaixa", se forma a não criar um novo tópico.
Faço contas de que a minha iniciação nestas lides seja através do aluguer, como já mencionei na minha apresentação. É no entanto minha intenção, (se a família gostar) adquirir uma AC e aqui reside a minha questão e as minhas desculpas se ela já foi colocada anteriormente.
Estou a pensar numa capucine entre 4 a 6 dormidas.
O meu orçamento para a aquisição situar-se-à entre os 10.000 Eur. e os 12.000.Eur.. Em face destes valores, estou, obviamente, a pensar no mercado dos usados, nomeadamente em viaturas de 1990; 1991;1992 eventualmente 1993. Nestas condições, aparecem-nos Fiat Ducato 1.9TD; 2.5; Ford Transit 2.5 entre outras em menor representatividade, importadas ou não.
No grupo FIAT, será de preferir o motor 2.5 em detrimento do 1.9TD? O motor FORD 2.5 é de considerar? Logicamente que uma AC não é para Track-days. Estou a pensar exclusivamente na vertente da agradabilidade de condução, consumos, etc. É de preferir uma viatura nacional?
Muito obrigado a todos   
Registado
Decarvalho
Visitante
« Responder #12 em: 15 Dez 2007, 19:03 »

carissimo Filipe.

100% de acordo....
e por isso permito-me repetir as ultimas linhas do meu post:

....o certo é que por principio ha um valor de rendimento do autocaravanista que não tem preço, nem pode ser quantificado e que é a mais valia de felicidade e satisfação pelo uso deste tipo de turismo...Aqui, por se tratar de uma paixão, não há criterios quantitativos que se possam exprimir por formulas...só a palavra ENORME GOZO, pode exprimir alguma cosia de perceptivel....

boas voltas e reviravoltas ...a todos os membros do forum de boa vontade...

Registado
Filipe
Visitante
« Responder #11 em: 15 Dez 2007, 16:57 »

Caro companheiro Decarvalho,

Sem dúvida que o seu comentário é um contributo precioso para quem está  a pensar iniciar-se no turismo itinerante.

Os links são de grande interesse e leva-nos a pensar nos custos, que hoje em dia não são de menosprezar.

Mas...... no meu caso particular, e apesar de ainda me considerar um novato nestas  andanças, não há dinheiro que pague o prazer da liberdade que podemos usufruir com uma autocaravana!

Um abraço,

Filipe

Registado
Decarvalho
Visitante
« Responder #10 em: 15 Dez 2007, 10:12 »

Ora viva...

Para se comprar uma AC; AV; perfilada, capucine , integral ou camper vale a pena fazer contas, nao em abstracto mas em relaçao ao bolso de cada um e se deve ser viatura nova ou usada, capacidade de pessoas, etc...

Ja deixei aqui noutro topico- cuidados com os usados uma nota, e agora fica aqui uma outra que remete para textos de custos publicados no blog newsletter da assinatura com algumas reflexões sobre os encargos financeiros de uma AC (em geral) e dos parametros a ponderar.

Convem ter para alem das razoes de coraçao algumas ponderações de razão, não para aqueles que ja sao autocaravanistas encartados (isto é com o cartao de autocaravavanista....) mas especialmente os iniciados e  iniciandos...ou tentados a entrar neste mundo...para esses especialmente aqui vai a partilha de algumas considerações, como sempre, sem COPYRIGHT e SEM STRESS! e quando chegar a hora da compra....boa sorte!

(veja (m), e os demais interessados e se o entenderem, estes textos sobre este tema especifico:

- http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2006/08/como-fazer-um-relato-tipo-blor-de.html
- http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2006/07/oramento-de-3-pessoas-visita-servia-em.html
- http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2006/06/estatiscas-de-gasto-em-viagens-456.html

A questao dos custos é muito interessante , e de facto esta ausente sistematicamente nao apenas dos forum mas acima de tudo dos relatos de viagem, certamente por pudor. Mas o que interessa nem é a ostentação, nem a vergonha da poupança sovina, mas a verdade dos factos.

pessoalmente, nos meus relatos de viagem (ha dois neste portal) refiro quase sempre preços e ate dicas sobre estes seja no Pais, seja no estrangeiro.

Uma coisa sao os custos permanentes, outros custos rolantes, e estes dependem necessariamente de habitos (por ex portagens) e de km percorridos, sempre a subir indexadamente ao preço dos combustiveis. Outra coisa ainda sao custos per capita... 4 pessoas sai por pessoa mais barato que 2 pessoas excatamente na mesma viagem...pois ha encargos gerais que num caso se dividem por 4 e no outro caso apenas por dois...(mesmo a contar que custos de refeiçao e eventualmente de camping sao agravados)

Agora como o tema é indispensavel para os iniciados e indecisos, era interessante, espcialmente a proposito de relatos de viagem, generalizar-se a practica de divulgaçao de custos...rolantes, pois cada caso é um caso concreto, e em funçao de cada viagem, cada um sabendo dos custos dos outros melhor ajuizará quanto gasta....

Em sintese....a minha experiencia é de gastos medios minimos por casal de 100 euros/dia rolantes, no estrangeiro. No país, com distancias mais curtas esta média pode baixar.

quanto aos custos permanentes, claro que depende do valor da AC a amortizar..se nova se usada, sendo certo que no caso de usados a amortizaçao ate pode ser negativa , isto é menos de zero, pois pode-se em certas circunstancias revender uma Ac comprada usada, por mais do que custou...foi o que ja me aconteceu...e ainda se podem fazer contas a amortizaçao bruta por dia rolante...ou seja quanto mais andar menos custa, pois se menos andar, cada dia rolante sofre uma sobrecarga enorme....

enfim, cada cabeça sua sentença, mas o certo é que por principio ha um valor de rendimento do autocaravanista que não tem preço, nem pode ser quantificado e que é a mais valia de felicidade e satisfação pelo uso deste tipo de turismo...Aqui, por se tratar de uma paixão, não há criterios quantitativos que se possam exprimir por formulas...só a palavra ENORME GOZO, pode exprimir alguma cosia de perceptivel....

« Última modificação: 15 Dez 2007, 10:14 por Decarvalho » Registado
Filipe
Visitante
« Responder #9 em: 16 Set 2007, 20:55 »

Companheiros,

Obrigado.

Se não fosse a vossa preciosa ajuda, entusiasmo e os conselhos que tive oportunidade de ler neste fórum provavelmente ainda não saberia o que comprar.

Saudações

Filipe
Registado
Carlos North
Visitante
« Responder #8 em: 16 Set 2007, 13:22 »

Companheiro Filipe,

Está de parabéns, dei uma olhadela nesse modelo aqui pela net, penso que tem uma disposição muito actual e uma boa opção.

Saudações e bons Km
North
Registado
Decarvalho
Visitante
« Responder #7 em: 15 Set 2007, 18:28 »

PARABENS

e longas e boas voltas e reviravoltas...
« Última modificação: 15 Set 2007, 18:29 por Decarvalho » Registado
Filipe
Visitante
« Responder #6 em: 15 Set 2007, 16:59 »

Companheiros,

Quando pela primeira vez coloquei o post a solicitar ajuda já tinha o 'bichinho' do AC, como alguns companheiros comentaram.

A sugestão de aluguer uma AC, feita pelo companheiro RaulLopes, foi algo que me agradou.

Mas a verdade é que 'o bichinho' era muito forte!

Hoje concretizei a compra de uma AC Moncayo 735!

Tive a oportunidade de fazer um teste drive e...... estou ansioso por começar a rolar!

A todos os que responderam aos meus posts obrigado.

Entretanto espero começar a dar notícias sobre as minhas aventuras e desventuras (espero que sejam poucas) de autocaravanista.

Infelizmente só poderei disfrutar da AC daqui a uma semana pois tenho de me ausentar para o estrangeiro Angry

Saudações

Filipe

Registado
Decarvalho
Visitante
« Responder #5 em: 15 Set 2007, 16:32 »

Meu caro Filipe...e demais candidatos a debutantes no autocaravanismo

Nesta coisas de alguem se propor a algo de novo, de se ser candidato, ou peticionáro...convem ter uma mão amiga que o conduza na iniciação...
 a minha sugestao, e  a da generalidade dos companheiros seniores, é de que experimente, alugue uma autocaravana...mesmo que ja tenha experiencia de campista ou de carvanista, e ainda mais se não passou por esses estádios...

e se quiser saber mais, pois espreite em
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2007/09/experimentar-o-autocaravanismo-alugar.html
Registado
Raul Lopes
Visitante
« Responder #4 em: 13 Set 2007, 11:23 »

Companheiro Filipe,

sugiro-lhe a leitura do tópico seguinte: http://cpa-autocaravanas.com/forum/index.php?topic=197.msg2227#msg2227
Registado
Carlos North
Visitante
« Responder #3 em: 10 Set 2007, 10:54 »

Caro companheiro,

Normalmente as AC vêm com aquecimento de ar e água já incluídos no preço base, a ficha técnica da Mc Lagan 263 inclui de série um combinado "combi 4000" penso que o fabricante se refere ao equipamento "Truma C4002" que combina um aquecimento de ar+agua para a célula -o combi 4000 não conheço mas "combi" já se refere a combinado ar/água por certo.
 Consulte a ficha desse veículo no site da MCLOUIS onde verá os equipamentos incluídos de série embora lá conste que tem garagem o que eu duvido dada a configuração da cama longitudinal á esquerda.
 Já agora que estou em busca de uma nova AC e comparo várias possibilidades será que me poderia indicar quem comercializa e qual o preço? para o mail:
 carlos.north@gmail.com
 Fico grato.

Quanto ao tópico de "opinião sobre autocaravanas" certamente que os nossos companheiros do Forum e moderadores estarão atentos e não tardará a aparecer por ser um assunto do interesse de todos, não só sobre a compra mas também abrangendo as garantias, os serviços de assistencia, a qualidade das montagens e equipamentos ao fim de algum tempo de utilização etc.

Saudações
North
Registado
Filipe
Visitante
« Responder #2 em: 10 Set 2007, 00:12 »

Companheiro North,

Obrigado pelo seu comentário. Não há nada como ouvir a opinião das pessoas com experiência e conhecedoras do assunto.

Na verdade a autocaravana em questão é mesmo uma McLouis Lagan 263, com motorização Fiat 2300 de 130CV, com a descrição que refere. O equipamento da cabine é simples e não tem ar condicionado.  Em relação ao equipamento da célula trás um frigorífico de 150l, um fogão de 2 bicos. Mas não fiquei esclarecido se  tem aquecimento da célula (vem sempre de série ou não? como posso verificar?). O preço é um pouco acima do valor mínimo que refere.

Como diz, e bem, comprar uma autocaravana não é fácil principalmente para alguém que se vai iniciar no autocaravanismo. Não é fácil decidir o que escolher tendo presente que se procura sempre um compromisso entre preço e qualidade. Por exemplo, um vendedor disse-me que as autocaravanas Moncayo são superiores em qualidades às McLouis (Companheiro moderador se estou a violar as regras do fórum agradeço que elimine esta frase!). E assim começa o dilema de quem quer comprar uma autocaravana.

Por isso penso que a sugestão que dá seria muito útil. Porque não abrir um tópico sobre como comprar uma autocaravana, ou as 'regras de ouro' do comprador de autocaravanas. Mas podemos ir mais longe , porque não fazer aquilo que se faz muitas vezes com os automóveis: fazer um inquérito para classificar o grau de satisfação de 1 a 5. Fica a sugestão!

Um abraço,

Filipe
Registado
Carlos North
Visitante
« Responder #1 em: 09 Set 2007, 13:38 »

Companheiro Fiipe,

Penso que se refere á McLOUIS Lagan 263, perfilada.

Pelo que conheço a Mc 263 é uma AC para 2 a 4 pessoas com cama fixa na traseira, wc lateral,  duche separado e cama com cerca de 1,33 de largura, cozinha em L, frigorífico de 150L e sala (Francesa) com um banco duplo no sentido da marcha com os respectivos cintos de segurança de três pontos, banco lateral virado para o centro e bancos de cabine rotativos tudo num comprimento até os 7 metros que considero o ideal e constitui uma disposição muito actual.

Quanto á motorização Fiat penso que a escolha é acertada, os novos motores Multijet são o ultimo grito da tecnologia em motorizações, torque excelente, baixo ruido de funcionamento e creio que pensará no motor 2300 de 130CV o mais equilibrado, para este tipo de viatura, existem outras opcções como o de 2200 de 100CV, penso ter uma potencia inferior ao ideal - nota-se muito nas subidas e nas recuperações- enquanto que o de 160CV transforma as subidas em descidas á custa de mais 2L/100KM e cerca de mais 2.400€ no custo inicial.
Este ultimo motor já tive oportunidade de o testar profissionalmente entre Lisboa e Madrid ida e volta num furgão com PB de 3500Kg, é um espanto. -Não trabalho na Fiat nem tenho comissão- no entanto o facto de 70% da producção de veículos comerciais da Fiat ser absorvida pelos construtores de Autocaravanas é porque o produto tem um factor preço qualidade relevante.
Quanto á qualidade da McLouis não tenho referencias quanto á qualidade de construcção, um dos pontos a ter em atenção será ao equipamento de série incluido no preço que poderá variar muito a factura final, para este tipo de viatura, tenho encontrado valores entre os 39.000 a 55.000 dependendo da marca equipamentos e nível de acabamentos .
Um dos pontos que valorizo também é o tipo de (tecto) exterior, ou seja a cobertura da célula, os principais fabricantes utilizam actualmente coberturas integrais em poliester ou junções integrais na ligação do tecto com os painéis laterais e cabine, a tradicional junção com frisos de aluminio já não é actual.

É tudo companheiro o que lhe posso transmitir segundo a minha prespectiva pessoal.

Muitos companheiros terão também opiniões muito válidas para nos contar, venham lá elas, este é um assunto que merecia a pena abrir um novo tópico, comprar uma AC é um assunto complicado, surgem muitas dúvidas e a escolha de hoje acompanha-nos por muitos anos.

Um abraço
North

Registado
Filipe
Visitante
« em: 09 Set 2007, 01:02 »

Olá Companheiros,

Depois das dicas dos companheiros RaulLopes, North e DeCarvalho sobre as minhas dúvidas em comprar uma autocaravana, estou em vias de concretizar a compra de uma autocaravana nova.

Porque o que conheço sobre autocaravanas foi aquilo que fui lendo gostava da  ajuda dos companheiros veteranos no autocaravanismo sobre os aspectos que devo ter em atenção na compra da autocarana: equipamento, acabamentos,etc..

Neste momento estou em negociação com uma autocaravana perfilada McLouis 263. Será uma boa aquisição?

Saudações

Filipe
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir

Ir para: