|
Título: Peneda do Gerês Enviado por: aranhicos em 27 Mai 2007, 01:54 Boas companheiros!
Gostaria de saber se alguem já foi ao Gerês e se lá existe sitio para autocaravanas. Estou a pensar em ir no fim de semana de 2 de Junho mas não queria arriscar muito ois vai ser a minha primeira viagem de Auto. Comprimentos a todos. Título: Re: Peneda do Gerês Enviado por: aranhicos em 27 Mai 2007, 01:56 Queria dizer:
Com os melhores Cumprimentos Título: Pernoitar na Peneda do Gerês Enviado por: aranhicos em 27 Mai 2007, 11:07 Boas companheiros!!
Gostaria que me dessem uma ajuda. Estou a pendar em ir passar um fim de semana á Peneda do Gerês, mas não sei se existem condições para autocaravanas ou sitios prorpios e aconselhaveis para pernoitar. Agradecia uma ajudinha, Um abraço para todos e obrigado. Título: Re: Pernoitar na Peneda do Gerês Enviado por: Passeante em 27 Mai 2007, 14:55 Caro Aranhiços
Andei por aí no ano passado e pernoitei num sítio muito agradável. Não me recordo muito bem onde é a entrada mas vou tentar dar umas dicas: Para quem vem de Sul, um pouco antes ou mesmo à entrada da Vila do Gerês, há um desvio para a esquerda com a indicação da Central Eléctrica da EDP. Na altura o caminho até estava mauzinho por causa da instalação de condutas subterrâneas. Seguindo esse caminho até à dita central encontramos um largo onde se encontra também uma casa de habitação (foi a senhora dessa casa que me deu as indicações). Há, a partir daí um caminho que sobe um pouco, em terra batida e que, se não me engano, bifurca quase logo a seguir. Devemos seguir pela esquerda. Vamos seguindo pelo caminho e encontrando algumas casas de fim-de-semana. Um pouco à frente há um alargamento na estrada frente a uma casa, onde se fica perfeitamente, mesmo junto à albufeira e com uma belíssima vista. Fica-se junto a uma outra casa (situada um pouco alta), com cujos habitantes eu também conversei e que me confirmaram que é um sítio muito calmo, sem gente à noite e que apenas serve de acesso às casas e a alguns pescadores. O sítio é um pouco isolado, mas como há pessoas aí não me parece perigoso. Fiquei muito bem instalado... (Agora fui ver ao GOOGLE EARTH) Vira-se aqui à esquerda Lat 41,701304 N Long 8,168214 O ou Lat 41º42'04.74'' Long 8º10'05.51'' e o lugar de pernoita é aqui: Lat 41.696163 N Long 8.175604 O ou Lat 41º41'46.12'' N Long 8º10'32.21'' O Se fui útil... Um abraço e bons passeios. Título: Re: Peneda do Gerês Enviado por: Mário Caxias em 28 Mai 2007, 22:32 Caro Aranhiços, enquanto não chega a sua "Minie" (já faltam umas 12 h...), aqui vai uma sugestão quando quizer emendar ou modificar algo numa mensagem sua já constante no fórum: aceda de novo à janela dessa mensagem, procure a tecla "Modificar" no canto superior direito e clique.
Como o sistema reconhece que a edição foi sua, permite que reescreva apenas o que pretende (ou apagar, ou adicionar texto ou fotografias). Depois, carregar na tecla usual de "Enviar". Título: Re: Peneda do Gerês Enviado por: aranhicos em 29 Mai 2007, 00:20 Amigo Mário Caxias,
Grato pela informação, não tornará a acontecer. E já agora em relação á Peneda não sabe nada? Título: Re: Peneda do Gerês Enviado por: rduarte em 29 Mai 2007, 11:14 Olá aranhicos
Não posso ajudar muito visto das duas vezes que percorri a região de AC acabei por pernoitar no Soajo, mas a região e tão sossegada que diria mesmo que a duvida e onde não se pode ficar, estive numa das vezes na aldeia do Gerês, existe um parque bom para estacionar e onde poderá pernoitar. Se optar por passar pelo Soajo visite o Sabor ao borralho, será muito bem recebido Boa Viagem Título: Re: Peneda do Gerês Enviado por: msilva em 29 Mai 2007, 23:17 Caro Companheiro:
No Geres norte-norte encontra a vila de Castro Laboreiro famosa pelos seus cães e de vista espetacular. Essa famosa aldeia acaba num largo que do outro lado é Espanha e nesse mesmo largo bem iluminado e seguro podera estacionar a AC e pernoitar. Se o tempo estiver descoberto podera apreciar veados cavalos selvagens e varios tipos de aves "Aguias" que nos fazem perder no tempo. Disfrute MSilva Título: Re: Pernoitar na Peneda do Gerês Enviado por: José Queirós em 30 Mai 2007, 22:19 Caro companheiro o Parque nacional da Peneda-Gerês é muito grande: Vai desde o Concelho de Melgaço até ao de Montalegre passando pelos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Terras de Bouro.
Tem alguma ideia para que zona pretende ir? Se tiver talvez o possa ajudar. Um abraço José Queirós Título: Re: Peneda do Gerês Enviado por: josé vieira em 15 Ago 2007, 18:38 Olá boa tarde:
Pretendo fazer uma incursão no Parque Nacional da Peneda no inicio do próximo mês, para conhecer esta zona. Tenho no entanto dúvidas quanto à qualidade das estradas, e por isso muito agradecia me informassem qual o estado da estrada que sai das Caldas do Gerês e passa por Portela do Homem, Lindoso e Soajo. Desde já grato pela ajuda Título: Re: Serras da Peneda e Gerês Enviado por: Mário Caxias em 15 Ago 2007, 23:14 Caro José Vieira:
Gostaria de ajudá-lo sobre itinerários compatíveis para a-c na zona a N das Caldas do Gerês (Serras Amarela e Peneda), mas sucede que estou de partida por uns dias. Mas deixando aqui a minha sumária contribuição, considerando que a a-c está em boas condições mecânicas e você tem experiência de condução em montanha: - ambas as margens do Rio Lima entre Ponte da Barca e Lindoso; pelo menos numa das travessias do rio, faça-a pela Barragem do Baixo Lindoso; - na vila do Soajo, aguarde pelo anoitecer para ver os famosos espigueiros iluminados; é um aspecto invulgar, nunca apresentado nos folhetos turísticos; - a ligação do vale do Lima para N (Srª da Peneda, Lamas de Mouro, Melgaço, Castro Laboreiro) é alcatroada com piso razoável, aqui e ali com "rails", embora mantenha o trajecto montanhoso, claro; pode ir desde o Soajo ou já próximo da Portela do Mezio, em ambos os casos via Adrão, e encontra o Miradoiro do Tibo (paragem obrigatória, pela vista e para se preparar para a longa descida); - também pode ir desde a Barragem do Alto Lindoso, mas tenho ideia que a subida é mais íngreme, indo ter também ao dito miradoiro; - depois da longa descida adiante do Miradoiro do Tibo, em Rouças, vire à direita direcção da Srª da Peneda (santuário famoso no Alto Minho); - se tem arcaboiço para subir e descer umas centenas de degraus (aconselha-se a que leve um bastão de caminheiro), procure um trilho nas traseiras da igreja que sobe pela encosta íngreme (rampa de início, adiante vêm os degraus rústicos) e suba até ao planalto que surge no cimo da fraga, onde pode tomar banho numa lagoa; para regressar à base, não tem nada que enganar, a não ser dar trabalho aos músculos das pernas; - prosseguindo para N, encontra o parque de campismo e logo adiante o centro de interpretação deste lado do Parque Nacional (opção para pernoitar) já muito próximo de Lamas de Mouro; - se está com tempo, no cruzamento adiante vire à esquerda e suba às Brandas da Aveleira e de S. António, descendo para Riba de Mouro onde vira à direita via Gave e quando encontrar a EN 202, desça para Melgaço; - em Melgaço, não perca o Solar do Vinho Verde (experimente o champanhe!) e o Museu do Cinema (ambos na zona histórica); - para ir a Castro Laboreiro, percorra este outro itinerário em vez da EN 202: suba a Fiães (mosteiro e umas árvores invulgares junto da frontaria), siga por Souto Mendo, e suba a margem esquerda do Rio Trancoso, via Alcobaça, até apanhar a EN 202 e daqui seguir para Castro Laboreiro (se aprecia almoçar fora, planeie chegar aqui cedo, pois os restaurantes enchem com facilidade); a subida às ruínas do castelo não é de perder, seja antes ou depois do almoço; - vamos a mais um recanto do Alto Minho: saindo pela estrada da Ameijoeira (ou Ameixoeira?), vire à esquerda e depois de Teso e Eiras chegará à aldeia de Portos, onde não deve perder uma preciosidade desconhecida de muitos de nós: a única ponte visigótica ainda observável em estado razoável (portanto, já com uma dúzia de séculos em cima!); atenção aos genuínos Castro Laboreiro (cães) que andam soltos... - para sair da zona, duas sugestões: -- retomar a estrada para a Ameijoeira, cruzar a fronteira, em Entrimo virar à direita (antes da igreja), em Illa virar à esquerda, percorrer uma extensa ponte sobre o Rio Lima (P com bonito panorama sobre a albufeira e esta ponte, localizado junto ao entroncamento com a estrada Lobios--Lindoso), e reentrar pelo Lindoso; -- descer pela EN 202 até meio do caminho para Melgaço, virar à esquerda via Cousso e Sá, entrando na EN 202 para Monção. Se não conhece ou há muito tempo que não visita, arranje maneira de visitar Ponte da Barca e Arcos de Valdevez; em ambas encontra locais fáceis para pernoitar. Bem, se andar por estes lados, depois conte-nos as impressões e junte algumas fotografias! Título: Re: Peneda do Gerês Enviado por: josé vieira em 16 Ago 2007, 15:09 Companheiro Mário Caxias.
Quero agradecer-lhe o fantástico roteiro que me sugeriu, e creia que irei tentar percorrê-lo em boa parte. A minha AC tem apesar de ser de 99 apenas 43.000 km, pelo que estou confiante, suportará o esforço. Quanto a mim, tenho alguma experiência de Pirinéus e Alpes, e assim julgo estarem reunidas as condições indispensáveis a um bom passeio. Grato pela sua atenção |