|
Título: Cuidados a ter na preparação de uma viagem Enviado por: Decas em 17 Jan 2006, 18:24 Olá companheiros,
Mais um tópico que achava interessante pudesse ser explorado neste tópico, uma vez que para além dos mapas, da farmácia etc, existem outras coisas, como por exemplo viagens a paises com temperaturas muito baixas, cuidados com baterias, águas etc. Seria uma forma de inumerarmos principios básicos a ter em conta na preparação da viagem. Cada um que se lembrásse acrescentaria a dica e quem sabe mais um artigo bom para enriquecer os nossos conhecimentos. Título: Re: Como preparar uma viagem Enviado por: time_out em 29 Jan 2006, 23:38 O tema é deveras interessante só que as possibilidades são mais que muitas e tornaria um documento muito extenso.
Penso que o ideal é abrir temas separados tendo em conta o destino final e através desse obter-se informações não só sobre viagens efectuadas como "sites" com informações desses países. Por outro lado verifico com alguma magoa que a adesão à partilha de informação não é muita (ver Viagem ao Cabo Norte) Título: Re: Como preparar uma viagem Enviado por: Mário Caxias em 18 Fev 2006, 14:10 Também corroboro a classificação de deveras interessante deste tópico, para quem ver tomar o café aqui connosco. E depois de mais organizado, poderia ser transferido para o portal.
Pessoalmente não sou AC pelo que não tenho experiência da parte tecnica da viatura. Mas entre os mais experientes em viagens, ou metódicos, não surge um pioneiro a começar a esquematizar assuntos e verificações, procedimentos, prevenções? Depois, com algum conhecimento informático, até se poderia criar uma forma de consulta encaminhada pelo interesse do leitor conforme fossem assuntos gerais (documentação, seguros, precaução contra assaltos, reparações de emergência, distribuidores da marca) ou vocacionados para climas quentes ou frios. Ficarei a aguardar o arranque, para ver em que poderei ajudar! Título: Re: Como preparar uma viagem Enviado por: Decas em 18 Fev 2006, 16:57 Olá Companheiros,
Fui eu que coloquei o tópico e como não há achegas, vou começar por dizer o que faço na preparação das minhas, pode ser que assim encontre alguém que me corrija. A- Itinerário 1º Faço o traçado de todo o itinerário, ida e volta no Route. 2º Verifico o traçado nos mapas e assiná-lo. 3º Vejo os custos, km e dias e reparto a viagem por distancias a percorrer, e sitios onde pretendo ficar mais ou menos dias. 4º Informo-me sobre Parques de Campismo e àreas de serviço, situadas no percurso e para pernoita. 5º Informo-me através da internet, sobre as leis dos países a visitar, se for caso disso, relativamente a código da estrada, nº de telefone emergência, nº e morada de postos de turismo, mapas das cidades etc. B- Equipamento 1º - Roupa apropriada para a estação do ano e condições climatéricas 2º - Pequena farmácia 3º - Alimentação apropriada para os 1ºs km. 4º - Máquina fotográfica 5º - Telemóveis carregados C- Revisão da AV 1º - Tanto mecanica como dos seus equipamentos 2º - Estado dos pneus e sobrasselente 3º - Depósitos cheio e vazio 4º - Bateria carregada 5º - Botija de gáz cheia D- Outros acessórios 1º - Dado o tipo de viagem opto por cadeiras mais leves ou menos 2º - Dado o tipo de viagem opto por levar bikes ou não 3º - Corto tudo o que é superfluo, para não levar carga a mais que não vou uitilizar. E- Documentação 1º- Verifico toda a documentação do veiculo e minha 2º- Cartão grupo sanguineo 3º- Documentação para entrada em estabelecimentos hopitalares: CESO (http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/saude+em+viagem/cartaoeuropeudesegurodoenca.htmo. 4º - Faço fotocópias de todos os documentos. F- Dinheiro 1º - O necessário para os 1ºs dias ( também repartido) 2º - Um cartão de débito/crédito com algum dinheiro 3º- O restante dinheiro deixo noutra conta que consoante vou necessitando uso o homebank, por telefone ou internet e vou fazendo transferencias pequenas, para a conta cujo cartão levo comigo. E básicamente é tudo, ai vou, calmamente, nunca esquecendo que estou de férias e portanto será uma viagem para descansar e usufruir dos prazeres, com que esta vida me previligiou. Tenho sempre em atenção, telefonar para alguém, amigo ou familiar, dizendo onde estou e para onde vou a seguir, não vá o "diabo tece-las" e pelo menos há uma pista de onde me encontrava. Não sei se esqueci alguma coisa, porque fiz esta listagem daquilo que me lembro que normalmente faço, e estou aberta a mais dicas, para melhorar de futuro a minha organização. 4º - Água suplementar, também para os 1ºs km Título: Re: Como preparar uma viagem Enviado por: Mário Caxias em 18 Fev 2006, 17:25 Eis uma base de partida, Decas! Optimo.
Prezado administrador, será possível colocar este texto num local do fórum onde os membros possam adicionar comentários, mas não apagar o existente, de modo a que vá ficando tudo junto e não distribuído pelas mensagens de cada um? Ficarei na expectativa de informação para depois contribuir com algumas dicas. Título: Re: Como preparar uma viagem Enviado por: Raul Lopes em 18 Fev 2006, 19:25 Caro Mário,
Eu não respondo pelo Administrador nem pelo Moderador do fórum. O dono do fórum é o CPA e o meu estatuto aqui é igual ao seu. Em todo o caso, em nome da consideração que me merece, devo esclarecer que o que sugere não é tecnicamente possível. Todas as mensagens são registadas em nome do seu autor. Título: Re: Como preparar uma viagem Enviado por: Mário Caxias em 18 Fev 2006, 19:54 Caro Raúl, tinha a ideia de já ter visto alguma intervenção como proveniente do administrador CPA do fórum, e porque a minha pergunta era nesse sentido, daí o meu termo.
Agradeço o esclarecimento. Assim, pela minha parte vou tentar ir recolhendo as ideias que venham a ser apresentadas para as ir organizando num único texto, que depois colocarei aqui no fórum. Bom serão! E venham mais comentários sobre o tema. Título: Re: Como preparar uma viagem Enviado por: Decas em 18 Fev 2006, 20:00 Companheiro Mário,
A meu ver há tb bons posts no tópico como escolher a sua Ac. Se quiser ler e dar-se ao trabalho da compilação :D, acho que era importante. Eu irei fazer o mesmo relativamente às Areas de Serviço. Talvez entre todos consigamos fazer um trabalho interessante para nós e para quem nos visita. Título: Re: Como preparar uma viagem Enviado por: Mário Caxias em 18 Fev 2006, 20:40 Ok Decas, lá irei dar uma olhadela.
Entretanto, já avencei um pouco, num texto em Word Título: Cuidados a ter na preparação de uma viagem Enviado por: Raul Lopes em 05 Jul 2006, 16:16 Estamos naquela época do ano em que só fica em casa o autocaravanista que a tal se vê obrigado.
Pela nossa experiência, todos sabemos que há aspectos a cuidar antes de sair de casa. A minha proposta é que aproveitemos este tópico para trocar as nossas experiências quanto à forma como preparamos as nossas saídas de maior duração. Seguramente todos acabaremos por aprender alguma coisa, mesmo os "mais rodados". Vamos a isso! Título: Tesouro do autocaravanista em viagem Enviado por: Raul Lopes em 06 Jul 2006, 00:51 Para dar o exemplo, vou começar por identificar aqui o conjunto de documentos e objectos pessoais de maior valor para quem viaja.
Para mim, fazem parte do tesouro do autocaravanista as seguintes preciosidades que devemos preocupar-nos em levar e, em viagem, de proteger:
Este tesouro deve ser devidamente acondicionado e repartido entre os elementos da família e diferentes locais seguros da autocaravana, por forma a garantir que se houver um assalto à AC ou a algum dos viajantes isso não põe em causa a continuação da viagem, no mínimo para poder regressar a casa. Por exemplo, não me parece prudente transportar em conjunto todos os cartões bancários. Recomendo particularmente que se faça fotocópia dos documentos e que se elabore um lista com os números de série dos equipamentos transportados susceptíveis de chamarem a atenção dos amigos do alheio, ou simplesmente que se tenham que declarar na Alfândega ao entrar em certos países. É igualmente recomendável anotar os números dos cartões bancários, assim como o telefone para comunicar o eventual extravio do cartão. Creio que me não esqueci de nada deste grupo de coisas que seja realmente indispensável em viagem, se o fiz, haja quem me corrija. Se achar que esta lista lhe pode servir de referência na preparação das suas viagens, pode imprimi-la. Para tal basta carregar no botão que está no canto superior direito onde diz: "Imprimir". Título: Re: Cuidados a ter na preparação de uma viagem Enviado por: nunor em 06 Jul 2006, 09:05 Bom dia Raul
Que excelente resumo. Se há coisas que considero banais (no sentido, que nunca se esquecem) há outras que são de facto excelentes conselhos, em especial a do Kit SOS criança. Obrigado por partilhares connosco. Um abraço Nuno Título: Re: Cuidados a ter na preparação de uma viagem Enviado por: Raul Lopes em 06 Jul 2006, 10:58 Pois é Nuno, vai-te acautelando. Na bagunça de uma cidade estranha é mais fácil perder uma criança ou um adolescente do que aquilo que se supõe. Por vezes vamos na rua todos juntos e, enquanto alguém parou para olhar para a montra ... o puto perdeu-se no labirinto das pessoas que passavam, sem que saibas se está para a frente se para trás.
Para acautelar situações destas, penso que é importante instruir os miúdos (e até os adultos!) com algumas regras de comportamento a adoptar quando por alguma razão nos perdemos. Como seja:
É por estas e por outras que eu acho que faz sentido o apelo que fiz. Mesmo as coisas que dizes nunca se esquecem, na azáfama da partida por vezes ficam para trás. Daí a utilidade de ter uma lista arrumada por grupos de objectos, por forma a num instante podermos conferir que levamos tudo o que vamos precisar (e também de que não levamos tralha que não vai servir para nada). Prometo voltar com outras sugestões. Título: Re: Cuidados a ter na preparação de uma viagem Enviado por: errante em 09 Jul 2008, 00:56 Viva ACs
Será que estou a entender bem? Alguém que me esclareça p.f. - Então para conduzir uma AC na Europa é preciso alguma carta especial, carta internacional? Em inglaterra/escócia é necessário? Onde ? Antecipadamente grato e Melhores viajens Título: Re: Cuidados a ter na preparação de uma viagem Enviado por: Decarvalho em 09 Jul 2008, 08:11 Viva errante....
Tanto quanto sei para conduzir, nada é obrigatorio para alem da nossa carta de condução. a carta de condução internacional é apenas uma salvaguarda em caso de perda, furto, destruição, acidente, eventual apreensão, etc... é assim uma especie de mascote e salvo conduto válida por um ano... boas voltas e reviravoltas Título: Re: Cuidados a ter na preparação de uma viagem Enviado por: angel_eug em 09 Jul 2008, 14:04 Boas companheiros...
Nada de equívocos !! ...As conversas referentes a "CARTA INTERNACIONAL", referidas por mim, dizem sómente respeito à "ausência de Carta de Condução válida" por vários motivos; e termos em nossa posse uma "GUIA DE SUBSTITUIÇÂO", nada mais... ...Quem tem Carta de Condução válida, não necessita de "CARTA INTERNACIONAL", a não ser pelas razões que o companheiro Decarvalho referiu e eu acrescento, "queira cofinanciar o ACP"... »»» e agora a hora do humor: ««« ...Que tal o CPA candidatar-se a emitir "certificados de condução" para Autocaravanas? Era uma boa fonte de rendimento... HIHIHIHIHIHIHI.... Cumps e.s. Título: Guias na preparação de uma viagem Enviado por: Decarvalho em 09 Jul 2008, 15:28 Vivam
e quem vai ao mar avia-se em terra aqui fica mais uma sugestão da Newsletter (http://www.elcampingysumundo.es/img/news/1063.jpg) Título: Re: Cuidados a ter na preparação de uma viagem Enviado por: errante em 09 Jul 2008, 22:54 Vocês são uma maravilha!
Companheiros, se eu chegar a ir à escócia,....fica-vos prometido um kilt ! ;) ::) Título: Re: Cuidados a ter na preparação de uma viagem Enviado por: nuno pires em 17 Jul 2008, 12:42 Boa tarde a todos.
Deixo aqui um recorte de impressa que julgo útil para quem vai para o norte. (http://i256.photobucket.com/albums/hh177/nunomiguelpires/Digitalizar-6.jpg) (http://i256.photobucket.com/albums/hh177/nunomiguelpires/Digitalizar0001-3.jpg) http://nunopire.hi5.com http://www.vivercamaroes.com/ Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo. Nuno Pires Camarões/Sintra Título: obrenção de POI Enviado por: Decarvalho em 18 Jul 2008, 11:50 Vivam ACs
(http://email.alanrogers.com/ei/43D86BBE/trkdir/productoverview.jpg) Just load the Alan Rogers MyPoi Campsites Europe on to your navigation system and easily navigate to over 2,100 campsites in more than 30 European countries. It's as simple as that. ou seja descarga possivel dos pontos de interesse para gps, com campings esta tudo em http://alanrogersguidesltd.createsend4.com/viewEmail.aspx?cID=9809E3636C610AF6&sID=E25DCFCE1A47A662452E5E24AC4BF3C3&dID=5CB9CB5A1CE688CE |