Forum Autocaravanismo-CPA

INFORMAÇÕES => INFORMAÇÕES => Tópico iniciado por: Nuno Pimenta em 22 Set 2008, 21:41



Título: Aquisição de Autocaravana
Enviado por: Nuno Pimenta em 22 Set 2008, 21:41
Boa Noite a todos os utilizadores do fórum.
Necessito de alguma ajuda com o objectivo de adquirir uma autocaravana.
Sendo um novato nestas andanças, basicamente o que necessito é de algumas dicas a ter em conta quando adquirir a mesma autocaravana.

Poderia começar por alugar uma autocaravana, é certo, mas para o caso a mesma terá de ser adquirida.
 
Começando pelo principio, a grande utilização será para uso ao fim-de-semana, nomeadamente para deslocação e estadia de 3 pessoas de uma equipa de desporto automóvel. Deverá ter algum espaço de carga para levar algum material sobressalente e ferramentas e deverá ter força/binário para puxar um atrelado com o veículo de competição em cima. Fará algumas viagens pela Europa, nomeadamente França, Espanha, Inglaterra e Alemanha. Posteriormente e obviamente será para lazer, tentando usufruir o máximo do investimento efectuado. Lazer ou desporto, penso que as condições exigidas em termos de conforto são as mesmas.

Quanto ao equipamento para uso pessoal dos ocupantes, confesso que não sou conhecedor minimamente do assunto, o que pretendo saber é que marcas (Dethleffs, Rimor, etc. etc.) são aconselháveis, se todas elas são mais ou menos boas, que cuidados a ter em electrodomésticos, gás, etc. etc.

Obviamente que uma das questões mais importantes é que quantia disponível para a aquisição... no nosso caso, entre 18000 e 22500 euros.

No fundo solicito a vossa ajuda quanto aos cuidados mais básicos aquando da aquisição da viatura. Se no que toca ao aspecto mecânico estou à vontade para poder escolher (estou à 30 anos ligado aos automóveis) no que toca à autocaravana em si, necessito da vossa ajuda.

Muito obrigado.
Nuno Pimenta


Título: Re: Aquisição de Autocaravana
Enviado por: nuno pires em 23 Set 2008, 01:49
   Boa noite a todos.

   Companheiro Nuno em primeiro as boas vindas a esta casa, espero que ela lhe seja útil e que aqui possa tirar todas as duvidas que tem.
   Contudo não seria sério da minha parte aconselhar seja o que for se primeiro ter conhecimento da Cartilha do Autocaravanista, o respeito por estas regras simples e elementares podem ser a diferença para a nossa liberdade ou aprisionamento, como tal para o ser não pode parecer tem sim que o fazer.





Cartilha do Autocaravanista:
respeitar para poder exigir ser respeitado


 
I. Os autocaravanistas têm direito
 
1. Ao bom nome e a gozar de uma imagem social dignificante,
já que voluntariamente se obrigam a cumprir com as obrigações instituídas nesta Carta de direitos e obrigações do autocaravanista.
2. A usufruir da natureza,
no escrupuloso respeito pela preservação do seu equilíbrio ecológico.
3. A circular e estacionar as suas autocaravanas
nas aldeias, vilas e cidades do mundo inteiro, no respeito pelos regulamentos de trânsito legalmente instituídos.
4. A não ser discriminados
e a exigir ver respeitados os seus direitos por parte das autoridades político-administrativas, autoridades policiais, comerciantes de autocaravanas, operadores turísticos, bem como pelos outros autocaravanistas.
 
 
II.  Obrigações dos autocaravanistas
 
Em contrapartida dos direitos definidos na secção anterior, os autocaravanistas obrigam-se a adoptar as seguintes 10 normas de conduta:
 
1-     Estacionar sem transgredir nem perturbar
Respeitar rigorosamente a regulamentação de estacionamento dos veículos automóveis ligeiros e, adicionalmente, estacionar sem perturbar: a segurança do tráfego, a segurança dos peões, a visibilidade de estabelecimentos comerciais, de monumentos ou de residências particulares. Sempre que possível, devem evitar-se grandes concentrações de autocaravanas, e o estacionamento junto das entradas dos Parques de Campismo.
 
2- Distinguir acampar de estacionar ou pernoitar
Quando estacionada a autocaravana no espaço público no respeito pelo número anterior, os autocaravanistas têm o direito de aí pernoitar, mas não podem acampar. Entende-se por acampar a ocupação por parte da autocaravana de um espaço que vá para além do seu perímetro, salvaguardados os elementos salientes autorizados, como espelhos, porta-bicicletas, etc. Considera-se ocupação do espaço extravasando o perímetro do veículo situações como a abertura de janelas para o exterior, o uso exterior de toldos, estendais, fogueireiros, mesas, cadeiras e similares.
 
3- Só acampar em Parques de Campismo
Não acampar fora dos parques de campismo ou de outras áreas expressamente autorizadas para o efeito. Ao usarem parques de campismo, os autocaravanistas devem dar prioridade àqueles que se dotaram de condições adequadas ao acolhimento de autocaravanas, sejam em termos de espaço de instalação e de condições de circulação interna, seja em termos de equipamentos, nomeadamente a existência de uma área de serviço adequada às autocaravanas.
 
4- Despejar a sanita apenas no WC-químico
Despejar as sanitas apenas no WC-químico e não na sarjeta, no chão ... Após o despejo o autocaravanista deverá deixar limpo o local, missão facilitada se for usado um dos líquidos diluentes para sanita existentes no mercado.
 
5- Despejar as águas sabonetadas nas AS, nunca na estrada
Despejar os depósitos de águas sabonetadas  apenas nas áreas de serviço para autocaravanas. Na ausência destas tais despejos poderão fazer-se nas sarjetas, mas nunca no solo, muito menos ao longo da estrada.
 
6- Colocar o lixo no lixo
Deixar escrupulosamente limpo o local onde estacionou ou acampou, colocando o lixo nos recipientes adequados, ainda que tenha de o transportar consigo devidamente acondicionado em sacos de plástico.

            7- Não incomodar com o ruído
Não usar geradores, TV, rádios ou quaisquer outros equipamentos em circunstâncias que possam gerar ruído que incomode quem esteja no exterior da autocaravana. Adicionalmente, a buzina da autocaravana só deve ser usada nas situações absolutamente indispensáveis, nunca como forma de chamamento, ...
 
8- Não deixar que os animais perturbem ou sujem
Assegurar que os animais de companhia transportados não incomodem terceiros e providenciar para que as suas necessidades biológicas sejam feitas sem prejuízo de outrem, nomeadamente recolhendo os seus excrementos e não deixando que conspurquem o equipamento ou o espaço ocupado por outras pessoas.
 
9- Ser cordial com as pessoas e com os outros condutores
O autocaravanista deve ser simpático com as pessoas que o acolhem nas diferentes localidades que visita, facilitar a condução aos outros condutores na Estrada, cumprimentar e ser solidário com outros autocaravanistas com que cruze.
 
10-    Chamar a atenção de quem não respeite estas regras
O autocaravanista merecedor de tal designação obriga-se ainda a chamar a atenção e/ou a repreender o comportamento de eventuais utilizadores de autocaravanas que não respeitem as regras aqui consagradas, porquanto tal sujeito estará a pôr em causa o direito ao bom nome colectivo dos autocaravanistas consagrado no número 1 desta carta de direitos e obrigações.


   Quanto ao que quer e começando pelo espaço, AC Capucino com cama sempre feita na traseira. Com este formato fica sempre com duas camas de casal sempre feitas e uma por “montar” a noite (mesa da “sala”), ficando com o “problema” das dormidas resolvido e ao mesmo tempo com o espaço que pretende. Por debaixo da cama traseira fica disponível uma “garagem” onde pode guardar o material que pretende.


Este é um em muitos exemplos que poderia aqui frisar, aqui pode ver quando me refiro a “garagens” e a 3 cama disponível.

http://www.sheffieldmotorhomehire.co.uk/






Outra questão que deve ter em conta se pretender fazer refeições na AC é o tamanho do Frigorifico, existem com congelador em separado que lhe dão uma maior autonomia a nível de alimentos fresco e congelados. Falando em autonomia tem que ter em atenção os depósitos de água, 3 pessoas 1 banho que seja por dia, muita poupança pede-se ou então um aumento de capacidade, (ter em atenção os abastecimentos e os despejos, zonas próprias). Quanto ao motor quem sou eu é claro mas tenho uma máxima quanto maior melhor, sabendo usar com inteligência pode ser sinonimo de poupança.
Uma pequena chamada de atenção, para o chassi,  tentar saber se acompanha a AC até ao para choques traseiro, muitas delas não o fazem, sendo desta forma mais difícil a instalação de umabola de reboque para o efeito.



Não sei se ajudei, contudo fica aqui algumas coisas, se mais alguma coisa pretender apite.
 


http://midap.blogspot.com/

http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra


Título: Re: Aquisição de Autocaravana
Enviado por: Nuno Pimenta em 23 Set 2008, 08:57
Bom Dia Nuno Pires
Desde já obrigado pela rápida resposta. Agradeço desde já o envio da "Cartilha do Campista"... o que lá está não é mais do que puro bom-senso. Além disso acampei durante 10 anos (fui escuteiro durante esses 10 anos) pelo que esses principios já funcionam "automatizados".
Vivo numa zona visitada com frequência com Autocaravanas (Vila do Conde), o seu comportamento tem sido até agora exemplar, vivo ao lado de um parque onde ficam e trabalho noutro sitio onde ficam "parqueadas" também. Na parte que me toca como cidadão desta terra acho que deveriam haver melhores condições para recepção das AC's.

Ontem, enquanto pesquisava na net:

http://suchen.mobile.de/fahrzeuge/showDetails.html?id=74496895&__lp=4&scopeId=MH&sortOption.sortBy=price.consumerGrossEuro&sortOption.sortOrder=DESCENDING&makeModelVariant1.searchInFreetext=false&makeModelVariant2.searchInFreetext=false&makeModelVariant3.searchInFreetext=false&vehicleCategory=Motorhome&segment=Motorhome&minFirstRegistrationDate=2000-01-01&maxFirstRegistrationDate=2000-12-31&minPrice=17500&maxPrice=20001&siteId=GERMANY&negativeFeatures=EXPORT&damageUnrepaired=NO_DAMAGE_UNREPAIRED&customerIdsAsString=&category=Alcoves&lang=en&pageNumber=2

É uma Ford Transit modelo de 2000 com 125 cavalos, de marca Due Erre... mediante a mesma carrinha, e o seu equipamento, que me pode dizer sobre a mesma. Será aconselhável, sequer, iniciar a negociação??




Título: Re: Aquisição de Autocaravana
Enviado por: josé vieira em 23 Set 2008, 12:11
Companheiro Nuno

Peço desculpa de me intrometer no seu negócio, mas estas duas linhas são apenas para o alertar que a AC em questão é de rodado duplo trazeiro o que significa portagens de autoestrada a dobrar......


Cumprimentos


Título: Re: Aquisição de Autocaravana
Enviado por: Nuno Pimenta em 23 Set 2008, 15:26
Jose Vieira

Obrigado pelo reparo. Tem razão no que diz, é uma situação à qual vou estar atento.

Obrigado novamente.


Título: Re: Aquisição de Autocaravana
Enviado por: RCruz em 23 Set 2008, 21:44
Olá Companheiros(as). Boa Noite

Gostaria de deixar aqui um pequeno reparo à observação que faz o Companheiro José Vieira. Sem duvida que a AC pretendida pelo Companheiro Nuno Pimenta tendo duplo rodado paga mais uns euros nas portagens mas, para rebocar um carro de competição, mais umas peçitas (pneus sliks + intermédios + chuva + uma transmissão + uns amortecedores + umas suspensões...). Se a isto acrescentarmos os passageiros (piloto ? co-piloto? + três mecanicos ?) bem... Estando eu por dentro das provas automobilisticas (velocidade e montanha) julgo poder dizer que é fundamental uma AC com as caracteristicas que o Companheiro Nuno apresenta. Nestes casos mais vale sobrar que faltar.

Obrigado e

Façam o favor de serem felizes

Rui Cruz



Título: Re: Aquisição de Autocaravana
Enviado por: angel_eug em 23 Set 2008, 22:12
... um contributo, leva tudo !!! as outras pra tudo o que pretende são pequenas...
... diz a experiência ...