Notícias em Foco

Notícias em Foco nº 52 (novembro 2021)

Pinterest LinkedIn Tumblr

NOTÍCIAS EM FOCO Nº 52

Com a recente proibição de estacionamento e pernoita em toda a Rede Natura 2000, áreas de paisagem protegida e zonas abarcadas pelos POOC, fora dos locais autorizados para estacionamento de veículos, questionamos as várias entidades envolvidas e as respostas ou não existem ainda ou, como é a da GNR, incompreensível para a grande maioria dos autocaravanistas portugueses e certamente totalmente opaca para quem nos visita.

A propósito das inaugurações de algumas ASA no Alentejo, denunciamos a sua total inoperância funcional: ou é necessário levantar uma chave fora do local, ou ir a um posto de turismo com horários nada compatíveis com as nossas viagens, ou ainda uma pré-reserva paga via internet e receção de um código QR para abrir a cancela. Todas estas iniciativas, inéditas e sem paralelo em países com experiência nesta atividade, têm a mesma consequência: ASA vazias e a não servirem os fins para que foram concebidas.

É nossa convicção, e já o dissemos à Sra. Secretária de Estado do Turismo e ao Turismo de Portugal, que o tempo dar-nos-á razão e que estes anacrónicos sistemas serão pura e simplesmente substituídos pelas simples barreiras que conhecemos nos parques de estacionamento, sejam ou não exclusivos para autocaravanas. Assim será na infraestrutura a inaugurar em Messines, onde iremos estar presentes no próximo dia 20 de novembro.

Na nossa contínua batalha pela clarificação da legislação que não é devidamente pensada em diálogo com a experiência de quem representa legitimamente o autocaravanismo, apresentámos sugestões para o seu melhoramento, como é o caso do painel adicional nº 11n, prestável a confusão e que tem estado na origem de vários autos.

As autocaravanas ao circularem nas autoestradas portuguesas estão impedidas de se reabastecerem de água e descarregarem as águas cinzentas e de limparem as cassetes WC. Sendo uma prática corrente além-fronteiras, porque não em Portugal?

Rede Natura 2000, áreas de paisagem protegida e zonas abarcadas pelos POOC

Após a última alteração do Código da Estrada, no passado dia 4 de outubro o CPA questionou a GNR, o ICNF, a ANSR e o Parlamento (autor da legislação) sobre a localização dos territórios referidos em título. Coloque o rato sobre a imagem para conhecer as respostas.

Chamusca vai ter duas ASA

A este propósito o CPA enviou a uma mensagem ao diretor do jornal Mais Ribatejo, onde esta notícia pode ser lida:

Chamusca vai ter duas áreas de serviço de autocaravanas em Chouto e Arripiado

No essencial deixamos o repto aos jornalistas para que averiguem junto dos autarcas, e responsáveis pelas ASA já construídas ao abrigo deste plano, qual a respetiva ocupação.

ASA de Ponte de Sor – sempre vazia e inaugurada há mais de ano. Para se poder usufruir da mesma é necessária uma deslocação ao Posto do Turismo local, cujo horário é 100% incompatível com a prática do turismo itinerante.

ASA de Gavião – onde é necessária uma deslocação aos bombeiros locais para obter uma chave para entrar.

Três ASA em Alandroal, Terena e Santiago Maior – com um sistema obrigatório de uma reserva prévia pela internet para a sua utilização.

Resultado deste tipo de gestão absurda: várias ASA sem utilidade onde se gastaram milhares de euros, sem qualquer retorno para o comércio local das respetivas localidades.

Será que estes erros se vão repetir na Chamusca e outras ASA já planeadas? A total irracionalidade no modo de funcionamento destes projetos apadrinhados pelo Governo e Turismo de Portugal só poderá ser ultrapassada se houver um diálogo aberto com as associações representativas do setor.

Aguardemos.

ENCONTRO CONJUNTO CPA (77º) / ANA – Messines

77_encontro_CPA_ANA

Audiência com o Dr. Duarte Vaz – assessor do Sr. PR

A FPA e o CPA solicitaram uma audiência ao Sr. Presidente da República. Fomos recebidos, dia 28/10/2021, pelo seu assessor, Dr. Duarte Vaz.

Foram discutidos vários assuntos relevantes para o autocaravanismo itinerante, dos quais em tempo oportuno daremos notícias.

Continuamos a trabalhar em prol dos nossos objetivos, e de um autocaravanismo dignificado.

Painéis adicionais modelos nº 11n e nº 11p                     

A direção do CPA questionou o MAI sobre a qualidade da informação destes dois painéis adicionais por considerar haver uma duplicação de informação no que diz respeito às autocaravanas.

Sugerimos que o painel modelo n.º 11n para caravanas e autocaravanas passe a ser exclusivo para caravanas e o modelo n.º 11p  só para autocaravanas.

Do Chefe do Gabinete da Secretária de Estado da Administração Interna recebemos a seguinte resposta:

Encarrega-me SE a Secretária de Estado da Administração Interna de acusar a receção da mensagem de correio eletrónico de V. Exas., e de informar que a sugestão apresentada será analisada oportunamente, aquando de uma futura alteração ao Regulamento de Sinalização de Trânsito (RST).

Com os melhores cumprimentos,

Só nos resta esperar que o bom senso impere.

Estação de Serviço para Autocaravanas nas Autoestradas

No início de outubro desafiamos as várias concessionárias das autoestradas portuguesas a criarem ESA nas respetivas Áreas de Serviço, a exemplo do que é usual noutros países europeus.

Até à data não tivemos qualquer reação positiva. Sendo um tema que nos acompanha há alguns anos e de que não desistiremos, daremos informação assim que a obtivermos. Até lá, continuará a haver alguma relutância em circular nas mesmas.

  • Se é associado, inscreva outro e por cada novo associado efetivamente inscrito anualmente, têm um desconto de 25% do valor da quotização do ano seguinte ao da inscrição dos novos associados, com o limite de 100%.
  • As 122 parcerias CPA
  • Todas as notícias CPA podem ser lidas no portal.
  • Se ainda não é sócio do CPA, junte-se a nós na defesa do autocaravanismo responsável.

Se o fizer até 31 de dezembro fica com a quota de 2022 paga.

  • Consulte o fórum do CPA e beneficie da experiência de muitos autocaravanistas que aí expõem opiniões e relatam as suas viagens e experiências.
  • Consulte a nossa página no facebook(5085 gostam, 5300 seguem) ou no twitter.

2 de novembro de 2021

         a direção

InfoCPA

InfoCPA é o acrónimo da Direção do CPA para efeitos da gestão de conteúdos do site da Associação Autocaravanista de Portugal - CPA

Escreva um comentário